Conhecimento financeiro de estudantes do ensino superior sobre crédito bancário: o caso dos cursos de Contabilidade e Finanças e de Gestão da Distribuição e da Logística do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castelhano, Ana Paula Jerónimo das Neves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/25505
Resumo: Relatório de Dissertação do Mestrado em Contabilidade e Finanças
id RCAP_085cbfe2621def57d0e1af82a6a4c0d6
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/25505
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conhecimento financeiro de estudantes do ensino superior sobre crédito bancário: o caso dos cursos de Contabilidade e Finanças e de Gestão da Distribuição e da Logística do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS)Literacia financeiraConhecimento financeiroCrédito bancárioEducação financeiraEstudantes do ensino superiorFinancial literacyFinancial knowledgeBanking creditFinancial educationHigher education studentsRelatório de Dissertação do Mestrado em Contabilidade e FinançasSendo a oferta de produtos e serviços financeiros cada vez mais variada e complexa, face às mudanças constantes nos mercados financeiros, torna-se necessário reforçar os conhecimentos e saber gerir essa informação, levando à tomada de decisões esclarecidas, tornando-os menos vulneráveis. Através da identificação de segmentos que carecem de formação, delineiam-se planos de atuação. Focar os esforços nos jovens é fundamental, estando no início de vida ativa são um segmento da população junto do qual se deve reforçar competências financeiras. Pois estes representam o futuro de novas gerações económicas, políticas e sociais de cada nação, num contexto de competição global. Neste contexto, é objetivo do presente trabalho avaliar o nível de conhecimento financeiro na vertente do crédito bancário, dos estudantes do ensino superior. A população em estudo recai sobre os cursos de Contabilidade e Finanças e de Gestão da Distribuição e da Logística, estudantes inscritos no ano letivo de 2017/2018. As metodologias estatísticas utilizadas foram metodologias descritivas. Os dados foram obtidos através de inquérito por questionário a 231 estudantes e a analisados com recurso ao software SPSS (Statistical Package for Social Sciences). Para a amostra em estudo, selecionou-se um conjunto de variáveis do perfil do estudante - a residência, a situação ocupacional, o número e o tipo de produtos financeiros e por último o curso, de modo a identificar se tem influência no conhecimento. É nesta última variável que se diferencia a classificação. Os resultados obtidos indicam baixo nível de conhecimento financeiro. O estudo revelou que existem diferenças nos resultados entre o curso de Contabilidade e Finanças e o curso de Gestão da Distribuição e Logística. O curso com unidades curriculares cujo foco seja a área financeira mostram ser importante veículo condutor desse conhecimento.Being the offer of financial products and services increasingly varied and complex, in view of the constant changes in financial markets. It is necessary to reinforce knowledge and manage this information, leading to informed decisions, making them less vulnerable. Through the identification of segments that lack training, action plans are outlined. Focusing on young people's efforts is fundamental, being at the beginning of active life is a segment of the population where financial competences should be strengthened, as they represent the future of new economic, political and social generations of each nation, in a context of global competition. In this context, it is the objective of this work to evaluate the level of financial knowledge in the bank credit aspect of higher education students. The study population is the school of Business Science of the Polytechnic Institute of Setubal and the sample falls on the undergraduate and master courses of the accounting and finance and distribution management and logistics course, enrolled in the academic year 2017/2018. The statistical methodologies used were descriptive methodologies. The data were obtained through a questionnaire survey of 231 students and the analysis using SPSS (Statistical package for social sciences) software. For the study sample, we selected a set of variables of the student profile-the residence, the occupational situation, the number and type of financial products and finally the course, in order to identify whether it influences knowledge. It is in this last variable that differentiates the classification. The results obtained indicate a low level of financial knowledge. Although the initial objective of the study was not to analyze the financial knowledge by the training area, being both management courses, the study revealed that there are differences in the results between the accounting and finance course and the distribution management course and Logistics. The course with curricular units whose focus is the financial area show to be an important driver of this knowledge.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências EmpresariaisLeote, FranciscoRepositório ComumCastelhano, Ana Paula Jerónimo das Neves2019-01-04T10:34:54Z2018-122018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/25505TID:202153428porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:54:41Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/25505Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:29.485219Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento financeiro de estudantes do ensino superior sobre crédito bancário: o caso dos cursos de Contabilidade e Finanças e de Gestão da Distribuição e da Logística do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS)
title Conhecimento financeiro de estudantes do ensino superior sobre crédito bancário: o caso dos cursos de Contabilidade e Finanças e de Gestão da Distribuição e da Logística do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS)
spellingShingle Conhecimento financeiro de estudantes do ensino superior sobre crédito bancário: o caso dos cursos de Contabilidade e Finanças e de Gestão da Distribuição e da Logística do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS)
Castelhano, Ana Paula Jerónimo das Neves
Literacia financeira
Conhecimento financeiro
Crédito bancário
Educação financeira
Estudantes do ensino superior
Financial literacy
Financial knowledge
Banking credit
Financial education
Higher education students
title_short Conhecimento financeiro de estudantes do ensino superior sobre crédito bancário: o caso dos cursos de Contabilidade e Finanças e de Gestão da Distribuição e da Logística do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS)
title_full Conhecimento financeiro de estudantes do ensino superior sobre crédito bancário: o caso dos cursos de Contabilidade e Finanças e de Gestão da Distribuição e da Logística do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS)
title_fullStr Conhecimento financeiro de estudantes do ensino superior sobre crédito bancário: o caso dos cursos de Contabilidade e Finanças e de Gestão da Distribuição e da Logística do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS)
title_full_unstemmed Conhecimento financeiro de estudantes do ensino superior sobre crédito bancário: o caso dos cursos de Contabilidade e Finanças e de Gestão da Distribuição e da Logística do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS)
title_sort Conhecimento financeiro de estudantes do ensino superior sobre crédito bancário: o caso dos cursos de Contabilidade e Finanças e de Gestão da Distribuição e da Logística do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS)
author Castelhano, Ana Paula Jerónimo das Neves
author_facet Castelhano, Ana Paula Jerónimo das Neves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leote, Francisco
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Castelhano, Ana Paula Jerónimo das Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia financeira
Conhecimento financeiro
Crédito bancário
Educação financeira
Estudantes do ensino superior
Financial literacy
Financial knowledge
Banking credit
Financial education
Higher education students
topic Literacia financeira
Conhecimento financeiro
Crédito bancário
Educação financeira
Estudantes do ensino superior
Financial literacy
Financial knowledge
Banking credit
Financial education
Higher education students
description Relatório de Dissertação do Mestrado em Contabilidade e Finanças
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12
2018-12-01T00:00:00Z
2019-01-04T10:34:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/25505
TID:202153428
url http://hdl.handle.net/10400.26/25505
identifier_str_mv TID:202153428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135370521083904