Contribuições da literacia no entendimento do escore de crédito.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Laudelina Leonardo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-29112022-114244/
Resumo: A pesquisa analisa as contribuições da literacia financeira no entendimento do escore de crédito, objetivando problematizar o baixo nível de educação financeira no Brasil e suas consequências negativas para as famílias e para a economia do país. Para tanto, verifica aspectos do crédito considerando as práticas empresariais dos data brokers (Serasa, Boa Vista, SPC e Quod), assim como a opacidade dos algoritmos dos quais decorrem o escore de crédito a partir de categorizações, produto de coletas de dados em processos informacionais frequentemente desconhecidas pela população. O estudo faz um levantamento bibliográfico nacional e internacional sobre literacia financeira, abordando-o conforme sugestões conceituais históricas de information literacy (competência informacional), e analisando-o conjuntamente com resultados educacionais de exames de larga escala como o PISA e o SAEB. Trata-se de uma pesquisa exploratória online sobre o mercado de dados pessoais no contexto de intensa digitalização e de crescente uso de inteligência artificial e machine learning na automatização de processos com profundos impactos, não apenas econômicos, na sociedade. A análise coletou dados sobre dúvidas e reclamações dos consumidores nas seguintes plataformas digitais: Reclame Aqui, Consumidor.Gov e Twitter. Conclui-se o estudo com a sugestão da necessidade de programas educacionais sobre literacia financeira para a educação brasileira, para os quais são elencados conceitos, indicações e modelos.
id USP_0a717f491a99baba7193d652c129ad27
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29112022-114244
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Contribuições da literacia no entendimento do escore de crédito.Contributions of literacy in understanding credit score.credit scoredata brokersdata brokersdata literacyeducação financeiraescore de créditofinancial educationfinancial literacyliteracia de dadosliteracia financeiraA pesquisa analisa as contribuições da literacia financeira no entendimento do escore de crédito, objetivando problematizar o baixo nível de educação financeira no Brasil e suas consequências negativas para as famílias e para a economia do país. Para tanto, verifica aspectos do crédito considerando as práticas empresariais dos data brokers (Serasa, Boa Vista, SPC e Quod), assim como a opacidade dos algoritmos dos quais decorrem o escore de crédito a partir de categorizações, produto de coletas de dados em processos informacionais frequentemente desconhecidas pela população. O estudo faz um levantamento bibliográfico nacional e internacional sobre literacia financeira, abordando-o conforme sugestões conceituais históricas de information literacy (competência informacional), e analisando-o conjuntamente com resultados educacionais de exames de larga escala como o PISA e o SAEB. Trata-se de uma pesquisa exploratória online sobre o mercado de dados pessoais no contexto de intensa digitalização e de crescente uso de inteligência artificial e machine learning na automatização de processos com profundos impactos, não apenas econômicos, na sociedade. A análise coletou dados sobre dúvidas e reclamações dos consumidores nas seguintes plataformas digitais: Reclame Aqui, Consumidor.Gov e Twitter. Conclui-se o estudo com a sugestão da necessidade de programas educacionais sobre literacia financeira para a educação brasileira, para os quais são elencados conceitos, indicações e modelos.The research analyzes the contributions of financial literacy in the understanding of credit scores, aiming to problematize the low level of financial education in Brazil and its negative consequences for families and for the country\'s economy. To do so, it verifies aspects of credit considering the business practices of data brokers (Serasa, Boa Vista, SPC, and Quod), as well as the opacity of the algorithms from which the credit score is derived from categorizations that are the product of data collection in informational processes often unknown by the population. The study makes a national and international bibliographic survey about financial literacy, approaching it according to historical conceptual suggestions of information literacy (informational competence), and analyzing it together with educational results of large scale exams such as PISA and SAEB. This is an exploratory online research about the personal data market in the context of intense digitalization and the growing use of artificial intelligence and machine learning in the automation of processes with profound impacts, not only economic, on society. The analysis collected data on consumer doubts and complaints on the following digital platforms: Reclame Aqui, Consumidor.Gov, and Twitter. The study concludes with the suggestion of the need for educational programs on financial literacy for Brazilian education, for which concepts, indications and models are listed.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSiqueira, Ivan Claudio PereiraPereira, Laudelina Leonardo2022-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-29112022-114244/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-11-29T18:54:01Zoai:teses.usp.br:tde-29112022-114244Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-11-29T18:54:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da literacia no entendimento do escore de crédito.
Contributions of literacy in understanding credit score.
title Contribuições da literacia no entendimento do escore de crédito.
spellingShingle Contribuições da literacia no entendimento do escore de crédito.
Pereira, Laudelina Leonardo
credit score
data brokers
data brokers
data literacy
educação financeira
escore de crédito
financial education
financial literacy
literacia de dados
literacia financeira
title_short Contribuições da literacia no entendimento do escore de crédito.
title_full Contribuições da literacia no entendimento do escore de crédito.
title_fullStr Contribuições da literacia no entendimento do escore de crédito.
title_full_unstemmed Contribuições da literacia no entendimento do escore de crédito.
title_sort Contribuições da literacia no entendimento do escore de crédito.
author Pereira, Laudelina Leonardo
author_facet Pereira, Laudelina Leonardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Siqueira, Ivan Claudio Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Laudelina Leonardo
dc.subject.por.fl_str_mv credit score
data brokers
data brokers
data literacy
educação financeira
escore de crédito
financial education
financial literacy
literacia de dados
literacia financeira
topic credit score
data brokers
data brokers
data literacy
educação financeira
escore de crédito
financial education
financial literacy
literacia de dados
literacia financeira
description A pesquisa analisa as contribuições da literacia financeira no entendimento do escore de crédito, objetivando problematizar o baixo nível de educação financeira no Brasil e suas consequências negativas para as famílias e para a economia do país. Para tanto, verifica aspectos do crédito considerando as práticas empresariais dos data brokers (Serasa, Boa Vista, SPC e Quod), assim como a opacidade dos algoritmos dos quais decorrem o escore de crédito a partir de categorizações, produto de coletas de dados em processos informacionais frequentemente desconhecidas pela população. O estudo faz um levantamento bibliográfico nacional e internacional sobre literacia financeira, abordando-o conforme sugestões conceituais históricas de information literacy (competência informacional), e analisando-o conjuntamente com resultados educacionais de exames de larga escala como o PISA e o SAEB. Trata-se de uma pesquisa exploratória online sobre o mercado de dados pessoais no contexto de intensa digitalização e de crescente uso de inteligência artificial e machine learning na automatização de processos com profundos impactos, não apenas econômicos, na sociedade. A análise coletou dados sobre dúvidas e reclamações dos consumidores nas seguintes plataformas digitais: Reclame Aqui, Consumidor.Gov e Twitter. Conclui-se o estudo com a sugestão da necessidade de programas educacionais sobre literacia financeira para a educação brasileira, para os quais são elencados conceitos, indicações e modelos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-29112022-114244/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-29112022-114244/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257491809763328