Contribuições da literacia no entendimento do escore de crédito.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-29112022-114244/ |
Resumo: | A pesquisa analisa as contribuições da literacia financeira no entendimento do escore de crédito, objetivando problematizar o baixo nível de educação financeira no Brasil e suas consequências negativas para as famílias e para a economia do país. Para tanto, verifica aspectos do crédito considerando as práticas empresariais dos data brokers (Serasa, Boa Vista, SPC e Quod), assim como a opacidade dos algoritmos dos quais decorrem o escore de crédito a partir de categorizações, produto de coletas de dados em processos informacionais frequentemente desconhecidas pela população. O estudo faz um levantamento bibliográfico nacional e internacional sobre literacia financeira, abordando-o conforme sugestões conceituais históricas de information literacy (competência informacional), e analisando-o conjuntamente com resultados educacionais de exames de larga escala como o PISA e o SAEB. Trata-se de uma pesquisa exploratória online sobre o mercado de dados pessoais no contexto de intensa digitalização e de crescente uso de inteligência artificial e machine learning na automatização de processos com profundos impactos, não apenas econômicos, na sociedade. A análise coletou dados sobre dúvidas e reclamações dos consumidores nas seguintes plataformas digitais: Reclame Aqui, Consumidor.Gov e Twitter. Conclui-se o estudo com a sugestão da necessidade de programas educacionais sobre literacia financeira para a educação brasileira, para os quais são elencados conceitos, indicações e modelos. |
id |
USP_0a717f491a99baba7193d652c129ad27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-29112022-114244 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Contribuições da literacia no entendimento do escore de crédito.Contributions of literacy in understanding credit score.credit scoredata brokersdata brokersdata literacyeducação financeiraescore de créditofinancial educationfinancial literacyliteracia de dadosliteracia financeiraA pesquisa analisa as contribuições da literacia financeira no entendimento do escore de crédito, objetivando problematizar o baixo nível de educação financeira no Brasil e suas consequências negativas para as famílias e para a economia do país. Para tanto, verifica aspectos do crédito considerando as práticas empresariais dos data brokers (Serasa, Boa Vista, SPC e Quod), assim como a opacidade dos algoritmos dos quais decorrem o escore de crédito a partir de categorizações, produto de coletas de dados em processos informacionais frequentemente desconhecidas pela população. O estudo faz um levantamento bibliográfico nacional e internacional sobre literacia financeira, abordando-o conforme sugestões conceituais históricas de information literacy (competência informacional), e analisando-o conjuntamente com resultados educacionais de exames de larga escala como o PISA e o SAEB. Trata-se de uma pesquisa exploratória online sobre o mercado de dados pessoais no contexto de intensa digitalização e de crescente uso de inteligência artificial e machine learning na automatização de processos com profundos impactos, não apenas econômicos, na sociedade. A análise coletou dados sobre dúvidas e reclamações dos consumidores nas seguintes plataformas digitais: Reclame Aqui, Consumidor.Gov e Twitter. Conclui-se o estudo com a sugestão da necessidade de programas educacionais sobre literacia financeira para a educação brasileira, para os quais são elencados conceitos, indicações e modelos.The research analyzes the contributions of financial literacy in the understanding of credit scores, aiming to problematize the low level of financial education in Brazil and its negative consequences for families and for the country\'s economy. To do so, it verifies aspects of credit considering the business practices of data brokers (Serasa, Boa Vista, SPC, and Quod), as well as the opacity of the algorithms from which the credit score is derived from categorizations that are the product of data collection in informational processes often unknown by the population. The study makes a national and international bibliographic survey about financial literacy, approaching it according to historical conceptual suggestions of information literacy (informational competence), and analyzing it together with educational results of large scale exams such as PISA and SAEB. This is an exploratory online research about the personal data market in the context of intense digitalization and the growing use of artificial intelligence and machine learning in the automation of processes with profound impacts, not only economic, on society. The analysis collected data on consumer doubts and complaints on the following digital platforms: Reclame Aqui, Consumidor.Gov, and Twitter. The study concludes with the suggestion of the need for educational programs on financial literacy for Brazilian education, for which concepts, indications and models are listed.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSiqueira, Ivan Claudio PereiraPereira, Laudelina Leonardo2022-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-29112022-114244/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-11-29T18:54:01Zoai:teses.usp.br:tde-29112022-114244Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-11-29T18:54:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da literacia no entendimento do escore de crédito. Contributions of literacy in understanding credit score. |
title |
Contribuições da literacia no entendimento do escore de crédito. |
spellingShingle |
Contribuições da literacia no entendimento do escore de crédito. Pereira, Laudelina Leonardo credit score data brokers data brokers data literacy educação financeira escore de crédito financial education financial literacy literacia de dados literacia financeira |
title_short |
Contribuições da literacia no entendimento do escore de crédito. |
title_full |
Contribuições da literacia no entendimento do escore de crédito. |
title_fullStr |
Contribuições da literacia no entendimento do escore de crédito. |
title_full_unstemmed |
Contribuições da literacia no entendimento do escore de crédito. |
title_sort |
Contribuições da literacia no entendimento do escore de crédito. |
author |
Pereira, Laudelina Leonardo |
author_facet |
Pereira, Laudelina Leonardo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Siqueira, Ivan Claudio Pereira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Laudelina Leonardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
credit score data brokers data brokers data literacy educação financeira escore de crédito financial education financial literacy literacia de dados literacia financeira |
topic |
credit score data brokers data brokers data literacy educação financeira escore de crédito financial education financial literacy literacia de dados literacia financeira |
description |
A pesquisa analisa as contribuições da literacia financeira no entendimento do escore de crédito, objetivando problematizar o baixo nível de educação financeira no Brasil e suas consequências negativas para as famílias e para a economia do país. Para tanto, verifica aspectos do crédito considerando as práticas empresariais dos data brokers (Serasa, Boa Vista, SPC e Quod), assim como a opacidade dos algoritmos dos quais decorrem o escore de crédito a partir de categorizações, produto de coletas de dados em processos informacionais frequentemente desconhecidas pela população. O estudo faz um levantamento bibliográfico nacional e internacional sobre literacia financeira, abordando-o conforme sugestões conceituais históricas de information literacy (competência informacional), e analisando-o conjuntamente com resultados educacionais de exames de larga escala como o PISA e o SAEB. Trata-se de uma pesquisa exploratória online sobre o mercado de dados pessoais no contexto de intensa digitalização e de crescente uso de inteligência artificial e machine learning na automatização de processos com profundos impactos, não apenas econômicos, na sociedade. A análise coletou dados sobre dúvidas e reclamações dos consumidores nas seguintes plataformas digitais: Reclame Aqui, Consumidor.Gov e Twitter. Conclui-se o estudo com a sugestão da necessidade de programas educacionais sobre literacia financeira para a educação brasileira, para os quais são elencados conceitos, indicações e modelos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-29112022-114244/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-29112022-114244/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257491809763328 |