Emoções no ensino instrumental : aplicação da teoria de Juslin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Luís Rafael de Pinho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12264
Resumo: O presente estudo incide sobre a influência das emoções na aprendizagem de um instrumento, no caso deste projeto o estudo incidiu o seu foco no Violino. Mais concretamente, com este estudo, pretendeu-se aprofundar uma teoria proposta por Juslin (2001) sobre como aplicar várias emoções numa obra e verificar a sua aplicabilidade no ensino. Pretendeu-se deste maneira formar um ponto de referencia para os professores de instrumento de forma a tornaram os seus alunos mais expressivos. O objeto de estudo foram dois grupos constituídos por alunos da Academia de Música de Costa Cabral, em que um dos grupos era ouvinte e o outro grupo era executante. A recolha de dados foi feita com experiências, através de duas performances, uma audição de classe e através de questionários e entrevistas efetuadas quer aos alunos intervenientes, quer a professores de Violino. Os resultados obtidos indicaram uma positiva aplicabilidade da teoria de Juslin (2001) no ensino, verificando-se uma significativa evolução nos alunos relativamente à sua expressividade.
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