Aplicação de uma nova estratégia de ensino do instrumento– violino : contributos da teoria de aprendizagem musical de Edwin Gordon

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Joana Patrícia Duarte
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23246
Resumo: O presente relatório remete para o trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina de Prática de Ensino do 2º ano do curso Mestrado em Ensino da Música da Universidade de Aveiro. A 1ª parte apresenta um projeto de investigação que pretende ser um contributo para o desenvolvimento de uma nova estratégia de ensino do instrumento, neste caso o violino, que procura na Teoria de aprendizagem musical de Edwin Gordon, a resposta para a resolução das dificuldades técnicas encontradas nos alunos ao nível da edificação de uma boa afinação e consciência rítmica. Neste sentido, foi delineado e implementado um projeto de investigação que visou verificar a inferência, ou não, de uma metodologia de ensino centrada no desenvolvimento da audiação e na hierarquia da aprendizagem sequencial de competências e conteúdos face a uma metodologia tradicional centrada no desenvolvimento técnico dos alunos. No sentido de obter um conjunto de dados que elucidassem esta investigação, foram delineadas três ferramentas de obtenção desses mesmos dados: um inquérito por questionário, dirigido a dezanove professores de violino, que avaliou o conhecimento dos mesmos relativamente à teoria de Edwin Gordon; um teste auditivo, dirigido aos treze alunos que participaram na investigação, que pretendia avaliar a evolução auditiva e uma gravação vídeo, dirigida aos treze alunos que participaram na investigação, que pretendia avaliar a evolução interpretativa. Foi possível verificar, através da sua análise, que existe uma relação direta entre os níveis de desempenho auditivo e os níveis de desempenho interpretativo, assim como uma evolução mais significativa num grupo cuja docência incidiu em diretrizes alicerçadas na visão do autor. A 2ª parte deste relatório incide na observação e reflexão sobre o contexto onde decorreu a Prática de Ensino.
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