A autoavaliação das aprendizagens : perspectivas e práticas de professores e alunos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/19042 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Avaliação) |
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A autoavaliação das aprendizagens : perspectivas e práticas de professores e alunos371.26Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Avaliação)A legislação relativa à avaliação das aprendizagens dos alunos (despacho normativo 1/2005, de 5 de janeiro) consigna a avaliação como i) um elemento integrante e regulador da prática educativa, permitindo uma recolha sistemática de informações que, uma vez analisadas, apoiam a tomada de decisões adequadas à promoção da qualidade das aprendizagens; ii) um processo regulador das aprendizagens e elemento fundamental no processo de formação de cidadãos responsáveis, críticos, ativos e intervenientes, com recurso, nomeadamente, ao intercâmbio de experiências vividas pelos alunos e à sua participação, individual e coletiva. Neste sentido, a autoavaliação desempenha um papel fundamental, pelo que enunciámos como propósito da investigação conhecer se e de que forma professores e alunos perspetivam e implementam práticas de autoavaliação para cumprir os objetivos enunciados, regular as aprendizagens e promover a autonomia dos alunos. Tendo como base um quadro conceptual focado na avaliação das aprendizagens centrada nos alunos e no saber, abordámos a problemática, com recurso a uma metodologia de natureza qualitativa. O principal meio de recolha de dados foi a entrevista semiestruturada, dirigida a um grupo de quatro professores e nove alunos do 8º ano de uma escola E.B. 2,3. A técnica de análise de conteúdo foi o modo de tratamento da informação recolhida nas treze entrevistas. Os resultados obtidos revelam que a autoavaliação das aprendizagens é implementada com limitações, decorrentes da impossibilidade de se promover um ensino diferenciado com turmas heterogéneas e com muitos alunos, da extensão dos programas, bem como da falta de maturidade e do hábito dos alunos refletirem conscientemente sobre as suas aprendizagens. Parece poder concluir-se que, na opinião de professores e alunos, a prática de autoavaliação promoverá a melhoria das aprendizagens se houver capacidade do professor para envolver os alunos, motivação destes para se envolverem e tempo suficiente para a diferenciação.The legislation concerning evaluation of students’ assessment (Law 1/2005, 5th January) consigns evaluation as: i) an integrative and regulating element of educational practice that allows a systematic data collecting that once analyzed will support taking appropriate decisions; ii) as a leveling process of learning assessment. Bothe are a fundamental condition to develop responsible citizens, who are actively and critically intervenient and able to use and share their knowledge and experiences. As selfevaluation plays an important role, the main goal of this study is to get information about if and how teachers and students implement self-assessment, as a means to selfregulation in order to accomplish the regulation of learning, autonomy promotion and cognitive development. We carried out the study in a qualitative approach, developed in an exploratory perspective. It was focused on the issue of autonomy and knowledge improvement through metacognitive strategies and taking into account a conceptual framework focused on learning assessment centered on students and knowledge near a group of four teachers and nine students in the 8th grade from an intermediate school (E.B.2, 3). Data collection was retrieved through semi-structured interview, and the content analysis was the methodology used to study their strategies to develop self-assessment practices. The results show that there are some limitations in the promotion of a differentiated coaching which are due to long syllabuses, heterogenic classes with too many students in each as well as student’s immaturity and inability to develop metacognitive strategies when it comes to self-regulation and self-assessment. It seems legitimate, though, to say that both students and teachers consider self-assessment can stimulate knowledge improvement as long as the teachers are able to involve the students, and the students are willing to get involved and they both have the right conditions to promote differentiation.Alves, Maria PalmiraUniversidade do MinhoPeixoto, Maria Manuela da Silva20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19042porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19042Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:06:36.478011Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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