Práticas de avaliação formativa : perspetivas de professores do 2º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/23961 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciência da Educação (área de especialização em Avaliação) |
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Práticas de avaliação formativa : perspetivas de professores do 2º ciclo do ensino básico371.26Dissertação de mestrado em Ciência da Educação (área de especialização em Avaliação)Esta dissertação situa-se no âmbito da avaliação das aprendizagens, onde nos propomos compreender as perspetivas e perceção de práticas de avaliação formativa dos professores do 2º Ciclo do Ensino Básico. Assim, o estudo tem como pressuposto principal fazer as seguintes indagações: Que condições os professores possuem para pôr em prática a avaliação formativa? Que benefícios e/ou constrangimentos facilitam e/ou dificultam a realização da avaliação formativa? Diante a fundamentação do estudo e com intuito de responder as questões iniciais, a investigação pretendeu cumprir com os seguintes objetivos: a) identificar perspetivas dos professores sobre práticas de avaliação formativa de uma escola do 2º ciclo no distrito de Braga; b) analisar os benefícios e os constrangimentos que facilitam ou dificultam a realização da avaliação formativa; c) caraterizar práticas de avaliação formativa promotoras de competências de regulação dos sujeitos da ação educativa; d) compreender dinâmicas da avaliação formativa na prática docente. O estudo empírico foi realizado no ano de 2010/2011 e fundamenta-se em uma pesquisa exploratória, recorrendo à combinação de técnicas qualitativas e quantitativas no tratamento dos dados obtidos. Os resultados permitiram concluir que os professores reconhecem a importâcia da avaliação formativa no processo de ensino e aprendizagem e percecionam em suas práticas pedagógicas. No entanto, as perceções das práticas de avaliação formativa destes inquiridos indicam para a utilização de instrumentos de avaliação de cariz sumativo e classificatório, especificadamente, os testes. Assim, as práticas de avaliação formativa parecem comprometer o processo contínuo e sistemático como preceitua os normativos. Ao longo do estudo observou-se a necessidade de ações pedagógicas para a implementação dos diferentes recursos e técnicas através de projetos de parceria e mediação com a biblioteca escolar para atender as necessidades educativas, o que possibilitaria influenciar as perspetivas e perceções de prática dos professores quanto aos resultados da avaliação das aprendizagens no ensino do 2º ciclo.This Masters Dissertation is related to the learning evaluation field, in which we have chosen to study and to understand the perspectives and perceptions from the 2nd Cycle of Basic Education teachers about their formative assessment practices. In this way, the primary purpose of the survey is to answer the following questions: What are the provided conditions given to teachers in order to help them in the formative assessment application? What are the benefits and/or embarrassments that facilitate and/or complicate the formative assessment development? According to the references used and also considering the intention to answer those four issues, the carried out research meant to achieve the following goals: a) identify the teachers’ perspectives about formative assessment practices in 2nd Cycle of Basic Education school in city of Braga, Portugal; b) analyze the benefits and embarrassments that facilitate or complicate the formative assessment development; c) describe formative assessment practices capable to promote the regulation competences of educational activity subjects; d) understand the formative assessment dynamics in teaching practice. The empirical investigation was developed in the period of 2010/2011 and is based on an exploratory research, using the qualitative and quantitative techniques combination in collected data analysis. The obtained results enabled us to conclude that teachers really recognize the formative assessment importance in the teaching and learning process and apply it in their pedagogical practices. However, their perceptions of formative assessment practices are more likely to use the evaluation tools in a summative and classificatory aspect, especially concerning to the tests and exams experience. So, the formative evaluation practices seem to compromise the premises of a continuous and systematic process as it is sustained by the law. During the study we concluded that we need some pedagogy activities in order to use different resources and techniques in partnership with the library through a process of sharing and mediation. These projects were meant to attend the educational needs and help change the teachers’ perspectives and perceptions about the evaluation results in this level of education.Viana, Isabel CarvalhoUniversidade do MinhoFonseca, Karla Haydê Santos Oliveira da20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23961porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:27:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23961Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:22:15.407664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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