Estágio na EMEF
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/8199 |
Resumo: | Este relatório surge após o estágio realizado na EMEF, no Entroncamento, na oficina de manutenção das automotoras da série 2240. Atualmente, a manutenção ferroviária tem como finalidade garantir que um sistema apresente a disponibilidade e condições de funcionamento requeridas pelo menor custo de modo a manter a qualidade do bem ou serviço prestado, tendo sempre por base a melhoria contínua, maior desempenho e eficiência na execução de determinada função de modo a satisfazer o cliente. A metodologia de manutenção implementada é centrada na fiabilidade. Este é um processo analítico com o objetivo de determinar a estratégia adequada para a gestão das falhas. Assim, deve-se identificar os requisitos de manutenção preventiva e outras ações que assegurem a operacionalidade do equipamento e uma otimização da relação custo de manutenção/benefício. A EMEF dispõe do seu próprio plano de manutenção preventivo para cada tipo de material circulante da sua responsabilidade. Este engloba ciclo de manutenção, plano de qualidade, instruções de trabalho e fichas de registo. Durante o estágio foi efetuada análise e diagnóstico de várias avarias nas automotoras. Foram realizados vários ensaios de avarias recorrentes, procedeu-se à deteção da origem das falhas, nas mais graves foi realizado um relatório com sugestões de melhoria para cada falha. De modo a manter a competitividade entre as empresas e devido ao preço excessivo dos produtos torna-se preponderante tomar medidas que evitem os desperdícios. A filosofia Lean foi uma das formas implementadas recentemente na oficina e tem como objetivo identificar e eliminar desperdícios, melhorando o processo produtivo. Pode ser aplicado em várias áreas nomeadamente na manutenção, pois pretende-se que os equipamentos circulem sem interrupções e com a maior disponibilidade possível. |
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Estágio na EMEFManutenção das Automotoras Elétricas da série 2240AutomotoraGestão da manutençãoManutenção centrada na fiabilidadePlano de manutençãoLeanEste relatório surge após o estágio realizado na EMEF, no Entroncamento, na oficina de manutenção das automotoras da série 2240. Atualmente, a manutenção ferroviária tem como finalidade garantir que um sistema apresente a disponibilidade e condições de funcionamento requeridas pelo menor custo de modo a manter a qualidade do bem ou serviço prestado, tendo sempre por base a melhoria contínua, maior desempenho e eficiência na execução de determinada função de modo a satisfazer o cliente. A metodologia de manutenção implementada é centrada na fiabilidade. Este é um processo analítico com o objetivo de determinar a estratégia adequada para a gestão das falhas. Assim, deve-se identificar os requisitos de manutenção preventiva e outras ações que assegurem a operacionalidade do equipamento e uma otimização da relação custo de manutenção/benefício. A EMEF dispõe do seu próprio plano de manutenção preventivo para cada tipo de material circulante da sua responsabilidade. Este engloba ciclo de manutenção, plano de qualidade, instruções de trabalho e fichas de registo. Durante o estágio foi efetuada análise e diagnóstico de várias avarias nas automotoras. Foram realizados vários ensaios de avarias recorrentes, procedeu-se à deteção da origem das falhas, nas mais graves foi realizado um relatório com sugestões de melhoria para cada falha. De modo a manter a competitividade entre as empresas e devido ao preço excessivo dos produtos torna-se preponderante tomar medidas que evitem os desperdícios. A filosofia Lean foi uma das formas implementadas recentemente na oficina e tem como objetivo identificar e eliminar desperdícios, melhorando o processo produtivo. Pode ser aplicado em várias áreas nomeadamente na manutenção, pois pretende-se que os equipamentos circulem sem interrupções e com a maior disponibilidade possível.Instituto Politécnico de TomarMonteiro, RaúlFerreira, João PedroRepositório ComumMartinho, Carlos Miguel Quintas2015-04-07T09:37:50Z201420152014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/8199TID:201821567porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-20T10:51:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/8199Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:36:37.862991Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este relatório surge após o estágio realizado na EMEF, no Entroncamento, na oficina de manutenção das automotoras da série 2240. Atualmente, a manutenção ferroviária tem como finalidade garantir que um sistema apresente a disponibilidade e condições de funcionamento requeridas pelo menor custo de modo a manter a qualidade do bem ou serviço prestado, tendo sempre por base a melhoria contínua, maior desempenho e eficiência na execução de determinada função de modo a satisfazer o cliente. A metodologia de manutenção implementada é centrada na fiabilidade. Este é um processo analítico com o objetivo de determinar a estratégia adequada para a gestão das falhas. Assim, deve-se identificar os requisitos de manutenção preventiva e outras ações que assegurem a operacionalidade do equipamento e uma otimização da relação custo de manutenção/benefício. A EMEF dispõe do seu próprio plano de manutenção preventivo para cada tipo de material circulante da sua responsabilidade. Este engloba ciclo de manutenção, plano de qualidade, instruções de trabalho e fichas de registo. Durante o estágio foi efetuada análise e diagnóstico de várias avarias nas automotoras. Foram realizados vários ensaios de avarias recorrentes, procedeu-se à deteção da origem das falhas, nas mais graves foi realizado um relatório com sugestões de melhoria para cada falha. De modo a manter a competitividade entre as empresas e devido ao preço excessivo dos produtos torna-se preponderante tomar medidas que evitem os desperdícios. A filosofia Lean foi uma das formas implementadas recentemente na oficina e tem como objetivo identificar e eliminar desperdícios, melhorando o processo produtivo. Pode ser aplicado em várias áreas nomeadamente na manutenção, pois pretende-se que os equipamentos circulem sem interrupções e com a maior disponibilidade possível. |
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