Evolução da abordagem da Tectónica de Placas nos manuais escolares do ensino secundário - dos anos sessenta à actualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: M.Santos
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: H. Sant'Ovaia, J.Moreira, M.A. Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10216/53074
Resumo: Preceded by years of scientific discoveries and summaries, Plate Tectonics has only established itself as a true theory 40 years ago, leading to a recasting and clarification of geological processes and concepts that were never fully explained until then.. This article consists of a case study approach focused on this theory in secondary school textbooks from the 1960s until today, its relationship with the social and political context and educational perspectives of each season, factors which influence in science education is undeniable
id RCAP_088c54ecf70e42240a38a1c20b121a6f
oai_identifier_str oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/53074
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Evolução da abordagem da Tectónica de Placas nos manuais escolares do ensino secundário - dos anos sessenta à actualidadeCiências da terra e ciências do ambienteEarth and related Environmental sciencesPreceded by years of scientific discoveries and summaries, Plate Tectonics has only established itself as a true theory 40 years ago, leading to a recasting and clarification of geological processes and concepts that were never fully explained until then.. This article consists of a case study approach focused on this theory in secondary school textbooks from the 1960s until today, its relationship with the social and political context and educational perspectives of each season, factors which influence in science education is undeniable20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/10216/53074porM.SantosH. Sant'OvaiaJ.MoreiraM.A. Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T15:10:04Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/53074Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:17:14.832725Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Evolução da abordagem da Tectónica de Placas nos manuais escolares do ensino secundário - dos anos sessenta à actualidade
title Evolução da abordagem da Tectónica de Placas nos manuais escolares do ensino secundário - dos anos sessenta à actualidade
spellingShingle Evolução da abordagem da Tectónica de Placas nos manuais escolares do ensino secundário - dos anos sessenta à actualidade
M.Santos
Ciências da terra e ciências do ambiente
Earth and related Environmental sciences
title_short Evolução da abordagem da Tectónica de Placas nos manuais escolares do ensino secundário - dos anos sessenta à actualidade
title_full Evolução da abordagem da Tectónica de Placas nos manuais escolares do ensino secundário - dos anos sessenta à actualidade
title_fullStr Evolução da abordagem da Tectónica de Placas nos manuais escolares do ensino secundário - dos anos sessenta à actualidade
title_full_unstemmed Evolução da abordagem da Tectónica de Placas nos manuais escolares do ensino secundário - dos anos sessenta à actualidade
title_sort Evolução da abordagem da Tectónica de Placas nos manuais escolares do ensino secundário - dos anos sessenta à actualidade
author M.Santos
author_facet M.Santos
H. Sant'Ovaia
J.Moreira
M.A. Ribeiro
author_role author
author2 H. Sant'Ovaia
J.Moreira
M.A. Ribeiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv M.Santos
H. Sant'Ovaia
J.Moreira
M.A. Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da terra e ciências do ambiente
Earth and related Environmental sciences
topic Ciências da terra e ciências do ambiente
Earth and related Environmental sciences
description Preceded by years of scientific discoveries and summaries, Plate Tectonics has only established itself as a true theory 40 years ago, leading to a recasting and clarification of geological processes and concepts that were never fully explained until then.. This article consists of a case study approach focused on this theory in secondary school textbooks from the 1960s until today, its relationship with the social and political context and educational perspectives of each season, factors which influence in science education is undeniable
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10216/53074
url https://hdl.handle.net/10216/53074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136092525428736