Dimensão ética na estética: as emoções nas Artes Visuais em atividades integradoras na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Daniela Martins Salgueiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78797
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_089a826a54c3fafa16a0457f2cd08a37
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78797
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dimensão ética na estética: as emoções nas Artes Visuais em atividades integradoras na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEthical dimension in aesthetics: emotions in the visual arts in integrative activities in Pre-School and 1st. Cycle of EducationArtesArtes VisuaisEducação artísticaEmoçõesInterdisciplinaridadeArtArts EducationEmotionsInterdisciplinarityVisual ArtsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO relatório “Dimensão Ética na Estética: as emoções nas Artes Visuais em atividades integradoras na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico” integra dois Projetos de Intervenção que se incorporam no plano de avaliação das Práticas de Ensino Supervisionado I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os projetos desenvolvidos ocorreram em dois contextos educativos divergentes: um em Pré-Escolar (com um grupo de crianças heterogéneo (entre 3 e 6 anos) numa instituição pública); e outro em 1.º Ciclo (com um grupo de crianças do 3.º Ano (8 e 9 anos) numa instituição privada). O projeto delineado no contexto Pré-Escolar parte da dificuldade das crianças em identificarem as emoções nas interações do seu quotidiano, bem como pelo seu interesse pela arte e o gosto de explorar obras de artes. No 1.º Ciclo, o projeto nasce das ações e interações que as crianças estabelecem com os seus pares, tal como o interesse crescente do grupo em explorar, interpretar e recriar obras de artes. A partir da Educação Artística e das emoções, promoveu-se a articulação entre as diferentes áreas do saber com vista ao desenvolvimento de uma prática pedagógica intencional e reflexiva, proporcionando aprendizagens diferenciadas de um ensino mais tradicional. Recorreu-se à metodologia investigação-ação, permitindo a existência de momentos complementares: observação, ação, reflexão e pesquisa, análise e avaliação. Salienta-se o sucesso nos resultados atingidos nas aprendizagens e competências adquiridas exibidas nas atividades propostas, assim como nos diálogos e produções efetuadas. Os projetos permitiram concluir a importância do contacto com as Artes Visuais e da potencialidade da mesma como meio de articulação com as restantes áreas do saber, assim como também a possibilidade holística de desenvolvimento e aquisição de aprendizagens que esta fornece às crianças.The report “Ethical dimension in Aesthetics: emotions in the Visual Arts in integrative activities in Pre-School Education and 1st. Cycle Education” integrates two Intervention Projects that are incorporated in the evaluation plan of Supervised Teaching Practices I and II of the Masters in Pre School Education and Teaching of the 1st. Cycle. The developed projects took place in two divergent educative contexts: one in Pre-School (with a group of heterogeneous children (between 3 and 6 years old) in a public institution); and another in 1st. Cycle (with a group of children from the 3rd. Year (8 and 9 years) in a private institution). The project outlined in a Pre-School context starts from the children's difficulty in identifying the emotions in their daily interactions, as well as their interest in art and the taste for exploring works of art. In the 1st. Cycle, the project is born from the actions and interactions that children establish with their peers, as well as the group's growing interest in exploring, interpreting and recreating works of art. Based on Artistic Education and emotions, the articulation between the different areas of knowledge was promoted with a view to the development of an intentional and reflective pedagogical practice, providing differentiated learning from a more traditional teaching. The research-action methodology was used, allowing the existence of complementary moments: observation, action, reflection and research, analysis and evaluation. The success in the results achieved through the learning and acquired skills in the proposed activities, as well as in the dialogues and productions carried out, is highlighted. The projects allowed us to conclude the importance of contact with the Visual Arts and its potential as a means of articulation with other areas of knowledge, as well as the holistic possibility of development and acquisition of learning that it provides to children.Palhares, Sandra Susana Pires SilvaUniversidade do MinhoAraújo, Daniela Martins Salgueiro2022-05-022022-05-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78797por203007778info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78797Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:58:31.988759Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dimensão ética na estética: as emoções nas Artes Visuais em atividades integradoras na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Ethical dimension in aesthetics: emotions in the visual arts in integrative activities in Pre-School and 1st. Cycle of Education
title Dimensão ética na estética: as emoções nas Artes Visuais em atividades integradoras na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Dimensão ética na estética: as emoções nas Artes Visuais em atividades integradoras na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Araújo, Daniela Martins Salgueiro
Artes
Artes Visuais
Educação artística
Emoções
Interdisciplinaridade
Art
Arts Education
Emotions
Interdisciplinarity
Visual Arts
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Dimensão ética na estética: as emoções nas Artes Visuais em atividades integradoras na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Dimensão ética na estética: as emoções nas Artes Visuais em atividades integradoras na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Dimensão ética na estética: as emoções nas Artes Visuais em atividades integradoras na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Dimensão ética na estética: as emoções nas Artes Visuais em atividades integradoras na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Dimensão ética na estética: as emoções nas Artes Visuais em atividades integradoras na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Araújo, Daniela Martins Salgueiro
author_facet Araújo, Daniela Martins Salgueiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palhares, Sandra Susana Pires Silva
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Daniela Martins Salgueiro
dc.subject.por.fl_str_mv Artes
Artes Visuais
Educação artística
Emoções
Interdisciplinaridade
Art
Arts Education
Emotions
Interdisciplinarity
Visual Arts
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Artes
Artes Visuais
Educação artística
Emoções
Interdisciplinaridade
Art
Arts Education
Emotions
Interdisciplinarity
Visual Arts
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-02
2022-05-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78797
url https://hdl.handle.net/1822/78797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203007778
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132375800610816