O ensino das artes visuais e a importância da transdisciplinaridade : máscaras da pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Sara Filipa Moreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13985
Resumo: Num contexto de pandemia e reconhecendo a importância da Arte e a necessidade de novas metodologias nas didáticas do ensino artístico, o presente estudo explora as potencialidades das Emoções como ferramenta de estudo pedagógico. A pesquisa decorre da Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Secundário das Artes Visuais na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho. A escolha do tema teve como finalidade aprofundar o estudo da figura humana e das emoções humanas como instrumento de trabalho, de modo a desenvolver a criatividade, a expressão individual e as capacidades técnicas dos alunos do 12º ano. Procedeu-se ao estudo do tema e sua aplicação na prática letiva mediante a metodologia investigação-ação, centrando-se a mesma nas diversas dimensões da aprendizagem, e contou com parcerias entre escola e outros serviços educativos numa postura transdisciplinar. Os dados recolhidos provêm da observação na prática de ensino supervisionada, dos portfolios dos alunos da turma 12º AV1 e dos questionários que lhes foram propostos. No geral, os resultados foram positivos e demonstraram que o nível de competências adquiridas foi elevado. Com a presente investigação pretende-se analisar e mostrar a importância de práticas e soluções artísticas, como a transdisciplinaridade e o uso da metodologia de investigação-ação assim como a colaboração com museus, no Ensino das Artes Visuais.
id RCAP_bcdb4fa4dc6d4949f2a3a4202b08ab22
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13985
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino das artes visuais e a importância da transdisciplinaridade : máscaras da pandemiaMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DE ARTES VISUAISVISUAL ARTS TEACHINGEDUCAÇÃO VISUALRELATÓRIOS DE ESTÁGIOCRIATIVIDADEEMOÇÕESINTERDISCIPLINARIDADEVISUAL EDUCATIONINTERNSHIP REPORTSCREATIVITYEMOTIONSNTERDISCIPLINARITYNum contexto de pandemia e reconhecendo a importância da Arte e a necessidade de novas metodologias nas didáticas do ensino artístico, o presente estudo explora as potencialidades das Emoções como ferramenta de estudo pedagógico. A pesquisa decorre da Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Secundário das Artes Visuais na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho. A escolha do tema teve como finalidade aprofundar o estudo da figura humana e das emoções humanas como instrumento de trabalho, de modo a desenvolver a criatividade, a expressão individual e as capacidades técnicas dos alunos do 12º ano. Procedeu-se ao estudo do tema e sua aplicação na prática letiva mediante a metodologia investigação-ação, centrando-se a mesma nas diversas dimensões da aprendizagem, e contou com parcerias entre escola e outros serviços educativos numa postura transdisciplinar. Os dados recolhidos provêm da observação na prática de ensino supervisionada, dos portfolios dos alunos da turma 12º AV1 e dos questionários que lhes foram propostos. No geral, os resultados foram positivos e demonstraram que o nível de competências adquiridas foi elevado. Com a presente investigação pretende-se analisar e mostrar a importância de práticas e soluções artísticas, como a transdisciplinaridade e o uso da metodologia de investigação-ação assim como a colaboração com museus, no Ensino das Artes Visuais.In a pandemic context and recognizing the importance of Art and the need for didactic methodologies in artistic teaching, the present study explores the potential of Emotions as a tool for pedagogical study. The theme presented is the result of the practice of supervised teaching in the Secondary School of Visual Arts at Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho. The choice of theme aimed to deepen the study of the human figure and human emotions as a working tool, in order to develop creativity, individual expression and technique of 12th grade students. The theme was studied using the research-action methodology, focusing on the dimension of learning, creativity and partnerships between the school and other educational services through transdisciplinarity. The collected data come from observation in the practice of supervised teaching, from the portfolios of students in the 12th AV1 class and from the recommendations proposed to them. Overall, the results were positive and exciting as the level of competence gained was raised. With the present investigation, I intend to analyze and show the importance of artistic practices and solutions, such as transdisciplinary and action-research methodology, in Visual Arts Teaching. It is important to mention the collaboration with museums and other disciplines.2023-06-22T19:14:12Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13985TID:203320662porRibeiro, Sara Filipa Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-23T01:30:38Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13985Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:01:17.465302Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino das artes visuais e a importância da transdisciplinaridade : máscaras da pandemia
title O ensino das artes visuais e a importância da transdisciplinaridade : máscaras da pandemia
spellingShingle O ensino das artes visuais e a importância da transdisciplinaridade : máscaras da pandemia
Ribeiro, Sara Filipa Moreira
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
VISUAL ARTS TEACHING
EDUCAÇÃO VISUAL
RELATÓRIOS DE ESTÁGIO
CRIATIVIDADE
EMOÇÕES
INTERDISCIPLINARIDADE
VISUAL EDUCATION
INTERNSHIP REPORTS
CREATIVITY
EMOTIONS
NTERDISCIPLINARITY
title_short O ensino das artes visuais e a importância da transdisciplinaridade : máscaras da pandemia
title_full O ensino das artes visuais e a importância da transdisciplinaridade : máscaras da pandemia
title_fullStr O ensino das artes visuais e a importância da transdisciplinaridade : máscaras da pandemia
title_full_unstemmed O ensino das artes visuais e a importância da transdisciplinaridade : máscaras da pandemia
title_sort O ensino das artes visuais e a importância da transdisciplinaridade : máscaras da pandemia
author Ribeiro, Sara Filipa Moreira
author_facet Ribeiro, Sara Filipa Moreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Sara Filipa Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
VISUAL ARTS TEACHING
EDUCAÇÃO VISUAL
RELATÓRIOS DE ESTÁGIO
CRIATIVIDADE
EMOÇÕES
INTERDISCIPLINARIDADE
VISUAL EDUCATION
INTERNSHIP REPORTS
CREATIVITY
EMOTIONS
NTERDISCIPLINARITY
topic MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
VISUAL ARTS TEACHING
EDUCAÇÃO VISUAL
RELATÓRIOS DE ESTÁGIO
CRIATIVIDADE
EMOÇÕES
INTERDISCIPLINARIDADE
VISUAL EDUCATION
INTERNSHIP REPORTS
CREATIVITY
EMOTIONS
NTERDISCIPLINARITY
description Num contexto de pandemia e reconhecendo a importância da Arte e a necessidade de novas metodologias nas didáticas do ensino artístico, o presente estudo explora as potencialidades das Emoções como ferramenta de estudo pedagógico. A pesquisa decorre da Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Secundário das Artes Visuais na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho. A escolha do tema teve como finalidade aprofundar o estudo da figura humana e das emoções humanas como instrumento de trabalho, de modo a desenvolver a criatividade, a expressão individual e as capacidades técnicas dos alunos do 12º ano. Procedeu-se ao estudo do tema e sua aplicação na prática letiva mediante a metodologia investigação-ação, centrando-se a mesma nas diversas dimensões da aprendizagem, e contou com parcerias entre escola e outros serviços educativos numa postura transdisciplinar. Os dados recolhidos provêm da observação na prática de ensino supervisionada, dos portfolios dos alunos da turma 12º AV1 e dos questionários que lhes foram propostos. No geral, os resultados foram positivos e demonstraram que o nível de competências adquiridas foi elevado. Com a presente investigação pretende-se analisar e mostrar a importância de práticas e soluções artísticas, como a transdisciplinaridade e o uso da metodologia de investigação-ação assim como a colaboração com museus, no Ensino das Artes Visuais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-22T19:14:12Z
2023-01-01T00:00:00Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13985
TID:203320662
url http://hdl.handle.net/10437/13985
identifier_str_mv TID:203320662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131681005764608