O ensino das artes visuais e a importância da transdisciplinaridade : máscaras da pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/13985 |
Resumo: | Num contexto de pandemia e reconhecendo a importância da Arte e a necessidade de novas metodologias nas didáticas do ensino artístico, o presente estudo explora as potencialidades das Emoções como ferramenta de estudo pedagógico. A pesquisa decorre da Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Secundário das Artes Visuais na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho. A escolha do tema teve como finalidade aprofundar o estudo da figura humana e das emoções humanas como instrumento de trabalho, de modo a desenvolver a criatividade, a expressão individual e as capacidades técnicas dos alunos do 12º ano. Procedeu-se ao estudo do tema e sua aplicação na prática letiva mediante a metodologia investigação-ação, centrando-se a mesma nas diversas dimensões da aprendizagem, e contou com parcerias entre escola e outros serviços educativos numa postura transdisciplinar. Os dados recolhidos provêm da observação na prática de ensino supervisionada, dos portfolios dos alunos da turma 12º AV1 e dos questionários que lhes foram propostos. No geral, os resultados foram positivos e demonstraram que o nível de competências adquiridas foi elevado. Com a presente investigação pretende-se analisar e mostrar a importância de práticas e soluções artísticas, como a transdisciplinaridade e o uso da metodologia de investigação-ação assim como a colaboração com museus, no Ensino das Artes Visuais. |
id |
RCAP_bcdb4fa4dc6d4949f2a3a4202b08ab22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13985 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino das artes visuais e a importância da transdisciplinaridade : máscaras da pandemiaMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DE ARTES VISUAISVISUAL ARTS TEACHINGEDUCAÇÃO VISUALRELATÓRIOS DE ESTÁGIOCRIATIVIDADEEMOÇÕESINTERDISCIPLINARIDADEVISUAL EDUCATIONINTERNSHIP REPORTSCREATIVITYEMOTIONSNTERDISCIPLINARITYNum contexto de pandemia e reconhecendo a importância da Arte e a necessidade de novas metodologias nas didáticas do ensino artístico, o presente estudo explora as potencialidades das Emoções como ferramenta de estudo pedagógico. A pesquisa decorre da Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Secundário das Artes Visuais na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho. A escolha do tema teve como finalidade aprofundar o estudo da figura humana e das emoções humanas como instrumento de trabalho, de modo a desenvolver a criatividade, a expressão individual e as capacidades técnicas dos alunos do 12º ano. Procedeu-se ao estudo do tema e sua aplicação na prática letiva mediante a metodologia investigação-ação, centrando-se a mesma nas diversas dimensões da aprendizagem, e contou com parcerias entre escola e outros serviços educativos numa postura transdisciplinar. Os dados recolhidos provêm da observação na prática de ensino supervisionada, dos portfolios dos alunos da turma 12º AV1 e dos questionários que lhes foram propostos. No geral, os resultados foram positivos e demonstraram que o nível de competências adquiridas foi elevado. Com a presente investigação pretende-se analisar e mostrar a importância de práticas e soluções artísticas, como a transdisciplinaridade e o uso da metodologia de investigação-ação assim como a colaboração com museus, no Ensino das Artes Visuais.In a pandemic context and recognizing the importance of Art and the need for didactic methodologies in artistic teaching, the present study explores the potential of Emotions as a tool for pedagogical study. The theme presented is the result of the practice of supervised teaching in the Secondary School of Visual Arts at Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho. The choice of theme aimed to deepen the study of the human figure and human emotions as a working tool, in order to develop creativity, individual expression and technique of 12th grade students. The theme was studied using the research-action methodology, focusing on the dimension of learning, creativity and partnerships between the school and other educational services through transdisciplinarity. The collected data come from observation in the practice of supervised teaching, from the portfolios of students in the 12th AV1 class and from the recommendations proposed to them. Overall, the results were positive and exciting as the level of competence gained was raised. With the present investigation, I intend to analyze and show the importance of artistic practices and solutions, such as transdisciplinary and action-research methodology, in Visual Arts Teaching. It is important to mention the collaboration with museums and other disciplines.2023-06-22T19:14:12Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13985TID:203320662porRibeiro, Sara Filipa Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-23T01:30:38Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13985Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:01:17.465302Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino das artes visuais e a importância da transdisciplinaridade : máscaras da pandemia |
title |
O ensino das artes visuais e a importância da transdisciplinaridade : máscaras da pandemia |
spellingShingle |
O ensino das artes visuais e a importância da transdisciplinaridade : máscaras da pandemia Ribeiro, Sara Filipa Moreira MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO ENSINO DE ARTES VISUAIS VISUAL ARTS TEACHING EDUCAÇÃO VISUAL RELATÓRIOS DE ESTÁGIO CRIATIVIDADE EMOÇÕES INTERDISCIPLINARIDADE VISUAL EDUCATION INTERNSHIP REPORTS CREATIVITY EMOTIONS NTERDISCIPLINARITY |
title_short |
O ensino das artes visuais e a importância da transdisciplinaridade : máscaras da pandemia |
title_full |
O ensino das artes visuais e a importância da transdisciplinaridade : máscaras da pandemia |
title_fullStr |
O ensino das artes visuais e a importância da transdisciplinaridade : máscaras da pandemia |
title_full_unstemmed |
O ensino das artes visuais e a importância da transdisciplinaridade : máscaras da pandemia |
title_sort |
O ensino das artes visuais e a importância da transdisciplinaridade : máscaras da pandemia |
author |
Ribeiro, Sara Filipa Moreira |
author_facet |
Ribeiro, Sara Filipa Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Sara Filipa Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO ENSINO DE ARTES VISUAIS VISUAL ARTS TEACHING EDUCAÇÃO VISUAL RELATÓRIOS DE ESTÁGIO CRIATIVIDADE EMOÇÕES INTERDISCIPLINARIDADE VISUAL EDUCATION INTERNSHIP REPORTS CREATIVITY EMOTIONS NTERDISCIPLINARITY |
topic |
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO ENSINO DE ARTES VISUAIS VISUAL ARTS TEACHING EDUCAÇÃO VISUAL RELATÓRIOS DE ESTÁGIO CRIATIVIDADE EMOÇÕES INTERDISCIPLINARIDADE VISUAL EDUCATION INTERNSHIP REPORTS CREATIVITY EMOTIONS NTERDISCIPLINARITY |
description |
Num contexto de pandemia e reconhecendo a importância da Arte e a necessidade de novas metodologias nas didáticas do ensino artístico, o presente estudo explora as potencialidades das Emoções como ferramenta de estudo pedagógico. A pesquisa decorre da Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Secundário das Artes Visuais na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho. A escolha do tema teve como finalidade aprofundar o estudo da figura humana e das emoções humanas como instrumento de trabalho, de modo a desenvolver a criatividade, a expressão individual e as capacidades técnicas dos alunos do 12º ano. Procedeu-se ao estudo do tema e sua aplicação na prática letiva mediante a metodologia investigação-ação, centrando-se a mesma nas diversas dimensões da aprendizagem, e contou com parcerias entre escola e outros serviços educativos numa postura transdisciplinar. Os dados recolhidos provêm da observação na prática de ensino supervisionada, dos portfolios dos alunos da turma 12º AV1 e dos questionários que lhes foram propostos. No geral, os resultados foram positivos e demonstraram que o nível de competências adquiridas foi elevado. Com a presente investigação pretende-se analisar e mostrar a importância de práticas e soluções artísticas, como a transdisciplinaridade e o uso da metodologia de investigação-ação assim como a colaboração com museus, no Ensino das Artes Visuais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-22T19:14:12Z 2023-01-01T00:00:00Z 2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/13985 TID:203320662 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/13985 |
identifier_str_mv |
TID:203320662 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131681005764608 |