Participação Social e Suporte Social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Sofia
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Caetano, Ana Paula, Carvalho, Carolina, Mogarro, Maria João, Fadda, Roberta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25749/sis.32142
Resumo: O suporte social permite quebrar dificuldades de participação social de alunos com necessidades educativas específicas. O objetivo do estudo foi conhecer a perspetiva de alunos com deficiência auditiva, visual, físico-motora e dificuldades específicas de aprendizagem sobre o que consideram ser suporte social. Para tal, foi desenvolvido um estudo de natureza qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a 15 alunos com estas condições (do 3.º ao 12.º, com idades entre os 8 e 18 anos). As respostas foram analisadas a partir de categorias previamente definidas, tendo emergido um conjunto de subcategorias a partir dos dados. Os alunos valorizaram a disponibilidade dos seus colegas e professores para os apoiar e os envolver nas atividades da turma e a expressão de empatia e cuidado. Referiram também situações de rejeição e exclusão. No artigo são discutidas condições que favorecem o conhecimento do outro e uma cultura de suporte social recíproco, essenciais para a participação social.
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