Desafios no Ensino de Comunicação Técnica em Português Língua Materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baltazar, Alexandra
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25749/sis.28043
Resumo: O presente artigo reflete sobre as expectativas de uma turma de alunos do 1.º ano da Licenciatura em Engenharia Informática relativamente à unidade curricular de Comunicação Técnica. Alicerçando-nos em Almeida (2019), Costeleanu (2021) e Kakepoto, Laghari e Buriro (2022), discutimos as opiniões dos alunos do curso de Engenharia Informática em linha direta com as expectativas / requisitos exigidos pelo mundo do trabalho. Com recurso a uma metodologia de natureza qualitativa, através da técnica de inquérito por questionário, concluímos que os futuros profissionais da área da Engenharia Informática estão conscientes da importância que a comunicação técnica assume no desempenho das diversas funções exigidas pelo mundo profissional. Contudo, só uma aproximação entre o contexto académico e o mundo do trabalho contribuirá para o delinear de uma intervenção didática capaz de responder eficazmente às exigências do atual mundo industrial.
id RCAP_fdfe32744aeb1abc812deba9ff570ada
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/28043
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desafios no Ensino de Comunicação Técnica em Português Língua MaternaDesafíos en la Enseñanza de la Comunicación Técnica en Lengua Materna PortuguesaDesafios no Ensino de Comunicação Técnica em Português Língua MaternaOther articlesO presente artigo reflete sobre as expectativas de uma turma de alunos do 1.º ano da Licenciatura em Engenharia Informática relativamente à unidade curricular de Comunicação Técnica. Alicerçando-nos em Almeida (2019), Costeleanu (2021) e Kakepoto, Laghari e Buriro (2022), discutimos as opiniões dos alunos do curso de Engenharia Informática em linha direta com as expectativas / requisitos exigidos pelo mundo do trabalho. Com recurso a uma metodologia de natureza qualitativa, através da técnica de inquérito por questionário, concluímos que os futuros profissionais da área da Engenharia Informática estão conscientes da importância que a comunicação técnica assume no desempenho das diversas funções exigidas pelo mundo profissional. Contudo, só uma aproximação entre o contexto académico e o mundo do trabalho contribuirá para o delinear de uma intervenção didática capaz de responder eficazmente às exigências do atual mundo industrial.This article reflects on the expectations of students in the 1st year of Computer Engineering regarding the curricular unit of Technical Communication. Based on Almeida (2019), Costeleanu (2021), and Kakepoto, Laghari and Buriro (2022), we discuss the opinions of students of the Computer Engineering Course in direct line with the expectations / requirements demanded by the world of work. Using a methodology of a qualitative nature, through the questionnaire survey, we conclude that future professionals in the field of computer engineering are aware of the importance that technical communication has in the performance of the various functions required by the professional world. However, only an approximation between the academic context and the world of work will contribute to the design of a didactic intervention capable of responding effectively to the demands of the current industrial world.Este artículo reflexiona sobre las expectativas de los estudiantes de 1° curso de la Licenciatura en Ingeniería Informática en relación a la unidad curricular de técnicas de comunicación. Con base en Almeida (2019), Costeleanu (2021) y Kakepoto, Laghari y Buriro (2022), discutimos las opiniones de los estudiantes del Curso de Ingeniería Informática en línea directa con las expectativas/requerimientos que demanda el mundo del trabajo. Utilizando una metodología de carácter cualitativo, a través de cuestionario de encuesta, concluimos que los futuros profesionales del campo de la ingeniería informática son conscientes de la importancia que tiene la comunicación técnica en el desempeño de las diversas funciones que requiere el mundo profesional. Sin embargo, sólo una aproximación entre el contexto académico y el mundo laboral contribuirá al diseño de una intervención didáctica capaz de responder de forma eficaz a las exigencias del mundo industrial actual.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)2023-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25749/sis.28043por2182-96402182-8474Baltazar, Alexandrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-30T08:15:23Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/28043Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:07.865864Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desafios no Ensino de Comunicação Técnica em Português Língua Materna
Desafíos en la Enseñanza de la Comunicación Técnica en Lengua Materna Portuguesa
Desafios no Ensino de Comunicação Técnica em Português Língua Materna
title Desafios no Ensino de Comunicação Técnica em Português Língua Materna
spellingShingle Desafios no Ensino de Comunicação Técnica em Português Língua Materna
Baltazar, Alexandra
Other articles
title_short Desafios no Ensino de Comunicação Técnica em Português Língua Materna
title_full Desafios no Ensino de Comunicação Técnica em Português Língua Materna
title_fullStr Desafios no Ensino de Comunicação Técnica em Português Língua Materna
title_full_unstemmed Desafios no Ensino de Comunicação Técnica em Português Língua Materna
title_sort Desafios no Ensino de Comunicação Técnica em Português Língua Materna
author Baltazar, Alexandra
author_facet Baltazar, Alexandra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baltazar, Alexandra
dc.subject.por.fl_str_mv Other articles
topic Other articles
description O presente artigo reflete sobre as expectativas de uma turma de alunos do 1.º ano da Licenciatura em Engenharia Informática relativamente à unidade curricular de Comunicação Técnica. Alicerçando-nos em Almeida (2019), Costeleanu (2021) e Kakepoto, Laghari e Buriro (2022), discutimos as opiniões dos alunos do curso de Engenharia Informática em linha direta com as expectativas / requisitos exigidos pelo mundo do trabalho. Com recurso a uma metodologia de natureza qualitativa, através da técnica de inquérito por questionário, concluímos que os futuros profissionais da área da Engenharia Informática estão conscientes da importância que a comunicação técnica assume no desempenho das diversas funções exigidas pelo mundo profissional. Contudo, só uma aproximação entre o contexto académico e o mundo do trabalho contribuirá para o delinear de uma intervenção didática capaz de responder eficazmente às exigências do atual mundo industrial.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25749/sis.28043
url https://doi.org/10.25749/sis.28043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9640
2182-8474
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130952094449664