As possibilidades de ação que o espaço interior proporciona ao desenvolvimento motor das crianças em JI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Tatiana Moniz
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13030
Resumo: Relatório da prática profissional supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
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Durante a Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), em contexto préescolar, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 6 anos, foi desenvolvida uma investigação-ação, de natureza qualitativa. Esta visa compreender as oportunidades de ação motora existentes no espaço interior. Para tal, realizou-se a avaliação do espaço, através da observação do grupo em interação com o espaço nos momentos de brincadeira da tarde, tanto no espaço interior como no espaço exterior. Foi também preenchido um questionário AHEMD (Affordances in the Home Environment for motor Development) adaptado ao contexto socioeducativo, de forma a caracterizar o ambiente educativo. Posteriormente, foi implementada uma estratégia de forma a proporcionar às crianças uma maior apropriação das suas habilidades motoras e do espaço interior. No final, realizou-se, novamente, a avaliação recorrendo à observação, com o objetivo de compreender o contributo da estratégia implementada na atividade motora das crianças no espaço interior, compreendendo se as oportunidades de ação motora sofreram alterações. Os resultados da investigação indicam que após a intervenção, foi observado que as affordances existentes no espaço interior não promoveram mais habilidades de ação motora na ação das crianças. Contudo, as mesmas aderiram à estratégia do jogo, colocando-os em prática várias vezes, possibilitando que ocorresse movimento pelo espaço e o desenvolvimento das suas habilidades motoras. Compreendendo-se, assim, a necessidade de criar intenções e de planear os espaços interiores, de forma a criar oportunidades para que ocorra o desenvolvimento de todas as capacidades das crianças de forma ativa.ABSTRACT Playing outdoors is of great importance in the development and learning of children and promotes their physical and mental well-being. In addition, it is in the space outside that children find the greatest challenges for their motor skills. However, mainly due to weather conditions, it is not always possible for children to play outside. In this case, the space needs to be replaced by another zone, but this time inside where there is no contact with nature and the structures do not challenge much the childrens motor skills. During Supervised Professional Practice II (PPS II), in a pre-school context, with a group of children between 2 and 6 years of age, a qualitative research-action was developed. This aims to understand the opportunities for motor action existing in the interior space. In order to do this, the space evaluation was done through the observation of the group in interaction with the space in the moments of afternoon play, both in the interior and outdoor space. An AHEMD questionnaire (Affordances in the Home Environment for motor Development), adapted to the socio-educational context, was also filled, in order to characterize the educational environment. Subsequently, a strategy was implemented in order to provide children with a greater appropriation of their motor skills and interior space. In the end, the evaluation was carried out again, using observation, in order to understand the contribution of the strategy implemented, in the motor activity of children in the interior space, understanding whether the opportunities for motor action underwent changes. The results of the investigation indicate that after the intervention, it was observed that the affordances existing in the interior space didn't promote more motor action skills in the children's action. However, they adhered to the game's strategy, putting them into practice several times, allowing movement through space and the development of their motor skills. Therefore, it is necessary for the adult to create intentions and plans in the interior spaces, in order to create opportunities for the development of all children's abilities to occur actively.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaRosa, ManuelaRCIPLAndrade, Tatiana Moniz2021-03-04T11:36:38Z2020-05-182020-05-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13030TID:202628310porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:07:03Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13030Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:02.984813Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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