As representações de indisciplina em adolescentes do 3º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Carolina Henriques Raposo Marques
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/6818
Resumo: Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação de José Morgado, apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional
id RCAP_08ba11041e30f392c136b2eeb6d449de
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6818
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As representações de indisciplina em adolescentes do 3º cicloIndiscipline representations in adolescents in elementary schoolRepresentações de indisciplinaAdolescência3º cicloIndiscipline representationsAdolescenceElementary schoolDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado realizada sob a orientação de José Morgado, apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia EducacionalAs representações constituem um elemento essencial de análise à diversidade e complexidade de fenómenos educativos emergentes no contexto escolar. Tão antiga quanto a escola, a indisciplina tem perpassado a história da educação, mantendo-se no pódio dos maiores destaques e desafios pedagógicos da atualidade. Considerando a fase do desenvolvimento biopsicossocial por que passam os jovens que revelam este tipo de comportamentos, a adolescência, o estudo destes constructos é uma via privilegiada de acesso aos seus modos de habitar a escola. Por conseguinte, o objetivo do presente estudo é analisar as representações que os alunos do 3º ciclo têm da indisciplina. Recorrendo a uma metodologia quantitativa, cujo carácter é comparativo e correlacional, a amostra do presente estudo conta com 238 alunos do 7º, 8º e 9º ano de duas escolas do Agrupamento dos Olivais, em Lisboa. Partindo das respostas obtidas a um inquérito por questionário, o instrumento de investigação, os resultados evidenciam que as representações de indisciplina diferem significativamente em função do género e da faixa etária. Não se revelaram diferenças significativas entre as representações de indisciplina e as habilitações literárias dos pais; a existência de alunos indisciplinados na turma; e a classificação do comportamento. Contudo, importa considerar todos os resultados obtidos por representarem uma via de acesso à compreensão da indisciplina em sala de aula e contribuírem para instigar investigações futuras.Social representations constitute an essential element of analysis to the diversity and complexity of emergent educational phenomena in the school context. As old as school, indiscipline has permeated the history of education, keeping itself on the podium of the greatest highlights and pedagogical challenges of our times. Considering the phase of the biopsychosocial development that the young people who show this type of behavior, adolescence, the study of these constructs is a privileged way of access to their ways of inhabiting the school. Therefore, the main goal of the present study is to analyze the representations that the students of the third cycle of the elementary school have of the indiscipline. Using a quantitative methodology, which design is comparative and correlational, the sample of the present study has 238 students from the 7th, 8th and 9th grades of two schools of the Agrupamento dos Olivais, in Lisbon. Based on the answers obtained to a questionnaire survey, the research instrument, the results show that the indiscipline’s representations differ significantly according to gender and age group. There were no significant differences between the representations of indiscipline and the literary qualifications of the parents; the existence of undisciplined students in the class; and the classification of behavior. However, it is important to consider all the results obtained because they represent a way of accessing the understanding of indiscipline in the classroom and contribute to instigating future research.Morgado, JoséRepositório do ISPATavares, Carolina Henriques Raposo Marques2019-01-10T15:35:18Z2018-12-11T00:00:00Z2018-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/6818202104699porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:42:31Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6818Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:39.371836Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As representações de indisciplina em adolescentes do 3º ciclo
Indiscipline representations in adolescents in elementary school
title As representações de indisciplina em adolescentes do 3º ciclo
spellingShingle As representações de indisciplina em adolescentes do 3º ciclo
Tavares, Carolina Henriques Raposo Marques
Representações de indisciplina
Adolescência
3º ciclo
Indiscipline representations
Adolescence
Elementary school
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short As representações de indisciplina em adolescentes do 3º ciclo
title_full As representações de indisciplina em adolescentes do 3º ciclo
title_fullStr As representações de indisciplina em adolescentes do 3º ciclo
title_full_unstemmed As representações de indisciplina em adolescentes do 3º ciclo
title_sort As representações de indisciplina em adolescentes do 3º ciclo
author Tavares, Carolina Henriques Raposo Marques
author_facet Tavares, Carolina Henriques Raposo Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morgado, José
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Carolina Henriques Raposo Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Representações de indisciplina
Adolescência
3º ciclo
Indiscipline representations
Adolescence
Elementary school
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Representações de indisciplina
Adolescência
3º ciclo
Indiscipline representations
Adolescence
Elementary school
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação de José Morgado, apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-11T00:00:00Z
2018-12-11T00:00:00Z
2019-01-10T15:35:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/6818
202104699
url http://hdl.handle.net/10400.12/6818
identifier_str_mv 202104699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130107569242112