Indisciplina e a noção de justiça em adolescentes escolares.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8294 |
Resumo: | O objetivo foi de averiguar a noção de justiça retributiva, mais precisamente entre os alunos indisciplinados e disciplinados e observar a prevalência dos dois tipos de reações: expiatórias ou de reciprocidade. Verificar o conceito de disciplina e de indisciplina entre professores e alunos e a estes pedirpara atribuir um juízo de valor. Os resultados demonstraram que os professores partiram de várias categorias para definir disciplina e indisciplina e as priorizadas foram comportamento, aprendizagem e motivação. Para os alunos ocorreram diferenças na preferência de categorias. Quanto à atribuição de valor a grande maioria, 92,59%, considera que ser indisciplinado não é algo bom. Quanto à prevalência dos dois tipos de reações expiatórias ou de reciprocidade relativas à sanção, os alunos consideraram como mais severa e justa as sanções por reciprocidade e preferiram punir através da mesma. Porém, é grande o número de alunos que optou pelas sanções expiatórias. |
id |
UFPR-4_9f86bd9e80e89d31f9abbf73b509ebf7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/8294 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Indisciplina e a noção de justiça em adolescentes escolares.Indiscipline and the sense of justice in high school teenagers.Indisciplina, justiça, adolescênciaO objetivo foi de averiguar a noção de justiça retributiva, mais precisamente entre os alunos indisciplinados e disciplinados e observar a prevalência dos dois tipos de reações: expiatórias ou de reciprocidade. Verificar o conceito de disciplina e de indisciplina entre professores e alunos e a estes pedirpara atribuir um juízo de valor. Os resultados demonstraram que os professores partiram de várias categorias para definir disciplina e indisciplina e as priorizadas foram comportamento, aprendizagem e motivação. Para os alunos ocorreram diferenças na preferência de categorias. Quanto à atribuição de valor a grande maioria, 92,59%, considera que ser indisciplinado não é algo bom. Quanto à prevalência dos dois tipos de reações expiatórias ou de reciprocidade relativas à sanção, os alunos consideraram como mais severa e justa as sanções por reciprocidade e preferiram punir através da mesma. Porém, é grande o número de alunos que optou pelas sanções expiatórias.The aim was to analyze the sense of retributive justice, particularly, among the undisciplined and disciplined students, and to observe which type of reaction prevails: expiatory or reciprocity. The teachers and students were asked about their conceptions of discipline and indiscipline. They were also asked to attribute a value judgment. Results showed that the teachers based themselves on several categories to define discipline and indiscipline, and the main were behavior, learning and motivation. As for the students, the preference for the categories differed. In attributing a judgment value, the great majority of 92,59% considers indiscipline not good. Regarding the prevailing type of reaction, expiatory or reciprocity, students consider more severe and fair the reciprocity sanction and they would rather punishment to be in such way. It was also high, though, the number of students who preferred the expiatory sanctions.UFPR2009-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8294Educar em Revista; v. 25, n. 35 (2009); p. 197-210Educar em Revista; v. 25, n. 35 (2009); p. 197-210Educar em Revista; v. 25, n. 35 (2009); p. 197-2101984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8294/11124https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8294/31065Cunha, Maria de Fátima Pires Carneiro daMonteiro, Eleonora Carolina MartinsValentin, Aline SanttiLisboa, Débora Cristina dos SantosXander, Priscilainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:02:00Zoai:revistas.ufpr.br:article/8294Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:02Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indisciplina e a noção de justiça em adolescentes escolares. Indiscipline and the sense of justice in high school teenagers. |
title |
Indisciplina e a noção de justiça em adolescentes escolares. |
spellingShingle |
Indisciplina e a noção de justiça em adolescentes escolares. Cunha, Maria de Fátima Pires Carneiro da Indisciplina, justiça, adolescência |
title_short |
Indisciplina e a noção de justiça em adolescentes escolares. |
title_full |
Indisciplina e a noção de justiça em adolescentes escolares. |
title_fullStr |
Indisciplina e a noção de justiça em adolescentes escolares. |
title_full_unstemmed |
Indisciplina e a noção de justiça em adolescentes escolares. |
title_sort |
Indisciplina e a noção de justiça em adolescentes escolares. |
author |
Cunha, Maria de Fátima Pires Carneiro da |
author_facet |
Cunha, Maria de Fátima Pires Carneiro da Monteiro, Eleonora Carolina Martins Valentin, Aline Santti Lisboa, Débora Cristina dos Santos Xander, Priscila |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Eleonora Carolina Martins Valentin, Aline Santti Lisboa, Débora Cristina dos Santos Xander, Priscila |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Maria de Fátima Pires Carneiro da Monteiro, Eleonora Carolina Martins Valentin, Aline Santti Lisboa, Débora Cristina dos Santos Xander, Priscila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indisciplina, justiça, adolescência |
topic |
Indisciplina, justiça, adolescência |
description |
O objetivo foi de averiguar a noção de justiça retributiva, mais precisamente entre os alunos indisciplinados e disciplinados e observar a prevalência dos dois tipos de reações: expiatórias ou de reciprocidade. Verificar o conceito de disciplina e de indisciplina entre professores e alunos e a estes pedirpara atribuir um juízo de valor. Os resultados demonstraram que os professores partiram de várias categorias para definir disciplina e indisciplina e as priorizadas foram comportamento, aprendizagem e motivação. Para os alunos ocorreram diferenças na preferência de categorias. Quanto à atribuição de valor a grande maioria, 92,59%, considera que ser indisciplinado não é algo bom. Quanto à prevalência dos dois tipos de reações expiatórias ou de reciprocidade relativas à sanção, os alunos consideraram como mais severa e justa as sanções por reciprocidade e preferiram punir através da mesma. Porém, é grande o número de alunos que optou pelas sanções expiatórias. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8294 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8294 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8294/11124 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8294/31065 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 25, n. 35 (2009); p. 197-210 Educar em Revista; v. 25, n. 35 (2009); p. 197-210 Educar em Revista; v. 25, n. 35 (2009); p. 197-210 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711891500564480 |