Indisciplina e a noção de justiça em adolescentes escolares.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Maria de Fátima Pires Carneiro da
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Monteiro, Eleonora Carolina Martins, Valentin, Aline Santti, Lisboa, Débora Cristina dos Santos, Xander, Priscila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8294
Resumo: O objetivo foi de averiguar a noção de justiça retributiva, mais precisamente entre os alunos indisciplinados e disciplinados e observar a prevalência dos dois tipos de reações: expiatórias ou de reciprocidade. Verificar o conceito de disciplina e de indisciplina entre professores e alunos e a estes pedirpara atribuir um juízo de valor. Os resultados demonstraram que os professores partiram de várias categorias para definir disciplina e indisciplina e as priorizadas foram comportamento, aprendizagem e motivação. Para os alunos ocorreram diferenças na preferência de categorias. Quanto à atribuição de valor a grande maioria, 92,59%, considera que ser indisciplinado não é algo bom. Quanto à prevalência dos dois tipos de reações expiatórias ou de reciprocidade relativas à sanção, os alunos consideraram como mais severa e justa as sanções por reciprocidade e preferiram punir através da mesma. Porém, é grande o número de alunos que optou pelas sanções expiatórias.
id UFPR-4_9f86bd9e80e89d31f9abbf73b509ebf7
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/8294
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Indisciplina e a noção de justiça em adolescentes escolares.Indiscipline and the sense of justice in high school teenagers.Indisciplina, justiça, adolescênciaO objetivo foi de averiguar a noção de justiça retributiva, mais precisamente entre os alunos indisciplinados e disciplinados e observar a prevalência dos dois tipos de reações: expiatórias ou de reciprocidade. Verificar o conceito de disciplina e de indisciplina entre professores e alunos e a estes pedirpara atribuir um juízo de valor. Os resultados demonstraram que os professores partiram de várias categorias para definir disciplina e indisciplina e as priorizadas foram comportamento, aprendizagem e motivação. Para os alunos ocorreram diferenças na preferência de categorias. Quanto à atribuição de valor a grande maioria, 92,59%, considera que ser indisciplinado não é algo bom. Quanto à prevalência dos dois tipos de reações expiatórias ou de reciprocidade relativas à sanção, os alunos consideraram como mais severa e justa as sanções por reciprocidade e preferiram punir através da mesma. Porém, é grande o número de alunos que optou pelas sanções expiatórias.The aim was to analyze the sense of retributive justice, particularly, among the undisciplined and disciplined students, and to observe which type of reaction prevails: expiatory or reciprocity. The teachers and students were asked about their conceptions of discipline and indiscipline. They were also asked to attribute a value judgment. Results showed that the teachers based themselves on several categories to define discipline and indiscipline, and the main were behavior, learning and motivation. As for the students, the preference for the categories differed. In attributing a judgment value, the great majority of 92,59% considers indiscipline not good. Regarding the prevailing type of reaction, expiatory or reciprocity, students consider more severe and fair the reciprocity sanction and they would rather punishment to be in such way. It was also high, though, the number of students who preferred the expiatory sanctions.UFPR2009-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8294Educar em Revista; v. 25, n. 35 (2009); p. 197-210Educar em Revista; v. 25, n. 35 (2009); p. 197-210Educar em Revista; v. 25, n. 35 (2009); p. 197-2101984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8294/11124https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8294/31065Cunha, Maria de Fátima Pires Carneiro daMonteiro, Eleonora Carolina MartinsValentin, Aline SanttiLisboa, Débora Cristina dos SantosXander, Priscilainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:02:00Zoai:revistas.ufpr.br:article/8294Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:02Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Indisciplina e a noção de justiça em adolescentes escolares.
Indiscipline and the sense of justice in high school teenagers.
title Indisciplina e a noção de justiça em adolescentes escolares.
spellingShingle Indisciplina e a noção de justiça em adolescentes escolares.
Cunha, Maria de Fátima Pires Carneiro da
Indisciplina, justiça, adolescência
title_short Indisciplina e a noção de justiça em adolescentes escolares.
title_full Indisciplina e a noção de justiça em adolescentes escolares.
title_fullStr Indisciplina e a noção de justiça em adolescentes escolares.
title_full_unstemmed Indisciplina e a noção de justiça em adolescentes escolares.
title_sort Indisciplina e a noção de justiça em adolescentes escolares.
author Cunha, Maria de Fátima Pires Carneiro da
author_facet Cunha, Maria de Fátima Pires Carneiro da
Monteiro, Eleonora Carolina Martins
Valentin, Aline Santti
Lisboa, Débora Cristina dos Santos
Xander, Priscila
author_role author
author2 Monteiro, Eleonora Carolina Martins
Valentin, Aline Santti
Lisboa, Débora Cristina dos Santos
Xander, Priscila
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Maria de Fátima Pires Carneiro da
Monteiro, Eleonora Carolina Martins
Valentin, Aline Santti
Lisboa, Débora Cristina dos Santos
Xander, Priscila
dc.subject.por.fl_str_mv Indisciplina, justiça, adolescência
topic Indisciplina, justiça, adolescência
description O objetivo foi de averiguar a noção de justiça retributiva, mais precisamente entre os alunos indisciplinados e disciplinados e observar a prevalência dos dois tipos de reações: expiatórias ou de reciprocidade. Verificar o conceito de disciplina e de indisciplina entre professores e alunos e a estes pedirpara atribuir um juízo de valor. Os resultados demonstraram que os professores partiram de várias categorias para definir disciplina e indisciplina e as priorizadas foram comportamento, aprendizagem e motivação. Para os alunos ocorreram diferenças na preferência de categorias. Quanto à atribuição de valor a grande maioria, 92,59%, considera que ser indisciplinado não é algo bom. Quanto à prevalência dos dois tipos de reações expiatórias ou de reciprocidade relativas à sanção, os alunos consideraram como mais severa e justa as sanções por reciprocidade e preferiram punir através da mesma. Porém, é grande o número de alunos que optou pelas sanções expiatórias.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8294
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8294/11124
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8294/31065
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 25, n. 35 (2009); p. 197-210
Educar em Revista; v. 25, n. 35 (2009); p. 197-210
Educar em Revista; v. 25, n. 35 (2009); p. 197-210
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711891500564480