Experiências musicais contemporâneas : um estudo de caso no ensino profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/21871 |
Resumo: | Este projecto educativo consiste em reflectir sobre as potencialidades e necessidade da música contemporânea na prática pedagógica de ensino de Teoria e Análise Musical. Esta investigação acção iniciou-se com uma pesquisa sobre a realidade da disciplina nas escolas profissionais de música. Após recolha e análise bibliográfica foi realizada uma experiência prática, em formato de seminário, a fim de compreender quais os resultados destas novas abordagens. O “Experiências Musicais Contemporâneas”, mais do que um estudo de caso, pretende ser um reforço da necessidade de actualização do sistema de ensino artístico especializado; mais uma voz que evoca a necessidade de incorporar, na pedagógica musical, a música do séc. XX e XXI, tanto nas suas teorias, conceitos e técnicas composicionais, como na necessidade da componente prática como meio à assimilação teórica |
id |
RCAP_08c49a9f27b66ffb0207d88cb506449d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/21871 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Experiências musicais contemporâneas : um estudo de caso no ensino profissionalEnsino da músicaMúsica contemporâneaAnálise musicalComposição musicalEste projecto educativo consiste em reflectir sobre as potencialidades e necessidade da música contemporânea na prática pedagógica de ensino de Teoria e Análise Musical. Esta investigação acção iniciou-se com uma pesquisa sobre a realidade da disciplina nas escolas profissionais de música. Após recolha e análise bibliográfica foi realizada uma experiência prática, em formato de seminário, a fim de compreender quais os resultados destas novas abordagens. O “Experiências Musicais Contemporâneas”, mais do que um estudo de caso, pretende ser um reforço da necessidade de actualização do sistema de ensino artístico especializado; mais uma voz que evoca a necessidade de incorporar, na pedagógica musical, a música do séc. XX e XXI, tanto nas suas teorias, conceitos e técnicas composicionais, como na necessidade da componente prática como meio à assimilação teóricaThis educational project consists of a reflection on the potentialities and necessity of contemporary music in the teaching practice of Musical Theory and Analysis. This action research began with a research on the reality of this subject in professional music schools. After bibliographical gathering and analysis, a practical experience was realized, in a seminar format, to understand the results of these new approaches. The "Contemporary Musical Experiences", rather than a case study, intends to reinforce the need to update the specialized artistic education system; Another voice that evokes the need to incorporate, in musical pedagogy, the music of the 20th and 21th century, both in it’s theories, concepts and compositional techniques, and in the need of the practical component as a means to theoretical assimilation.Universidade de Aveiro2018-01-25T17:25:05Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21871TID:201940795porBaptista, José Tiago Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:54Zoai:ria.ua.pt:10773/21871Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:11.878988Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências musicais contemporâneas : um estudo de caso no ensino profissional |
title |
Experiências musicais contemporâneas : um estudo de caso no ensino profissional |
spellingShingle |
Experiências musicais contemporâneas : um estudo de caso no ensino profissional Baptista, José Tiago Oliveira Ensino da música Música contemporânea Análise musical Composição musical |
title_short |
Experiências musicais contemporâneas : um estudo de caso no ensino profissional |
title_full |
Experiências musicais contemporâneas : um estudo de caso no ensino profissional |
title_fullStr |
Experiências musicais contemporâneas : um estudo de caso no ensino profissional |
title_full_unstemmed |
Experiências musicais contemporâneas : um estudo de caso no ensino profissional |
title_sort |
Experiências musicais contemporâneas : um estudo de caso no ensino profissional |
author |
Baptista, José Tiago Oliveira |
author_facet |
Baptista, José Tiago Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baptista, José Tiago Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da música Música contemporânea Análise musical Composição musical |
topic |
Ensino da música Música contemporânea Análise musical Composição musical |
description |
Este projecto educativo consiste em reflectir sobre as potencialidades e necessidade da música contemporânea na prática pedagógica de ensino de Teoria e Análise Musical. Esta investigação acção iniciou-se com uma pesquisa sobre a realidade da disciplina nas escolas profissionais de música. Após recolha e análise bibliográfica foi realizada uma experiência prática, em formato de seminário, a fim de compreender quais os resultados destas novas abordagens. O “Experiências Musicais Contemporâneas”, mais do que um estudo de caso, pretende ser um reforço da necessidade de actualização do sistema de ensino artístico especializado; mais uma voz que evoca a necessidade de incorporar, na pedagógica musical, a música do séc. XX e XXI, tanto nas suas teorias, conceitos e técnicas composicionais, como na necessidade da componente prática como meio à assimilação teórica |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017 2018-01-25T17:25:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/21871 TID:201940795 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/21871 |
identifier_str_mv |
TID:201940795 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137616147251200 |