Os estereótipos na representação do feminino na ficção queirosiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Andreia Miriam Marantes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/9962
Resumo: A presente dissertação analisa a representação do feminino na ficção queirosiana, considerando as personagens centrais dos três romances de Eça de Queirós mais comprometidos com o retrato da sociedade, isto é, O Crime do Padre Amaro, O Primo Basílio e Os Maias, mas não descurando a relação com outras obras do autor. As personagens, tais como Luísa, Juliana, D. Felicidade, Maria Monforte, Maria Eduarda, Raquel Cohen, a Condessa de Gouvarinho, Amélia, as irmãs Gansosos, a Sr.ª D. Maria da Assunção e D. Josefa Dias, são analisadas de acordo com a componente física e psicológica, o vestuário, o estatuto social e o perfil moral, procurando detetar características comuns que conduzem à identificação de estereótipos na construção das mesmas. Apesar de a galeria de personagens femininas da ficção queirosiana ser extensa, os estereótipos a que estas pertencem é bastante mais restrito, porque integram grupos, de acordo com modelos assentes em perfis específicos. Assim, as mulheres apresentadas por Eça de Queirós revelam pontos de contacto em diversos níveis, que permitem situar a figura feminina numa tipologia: a adúltera, a solteirona, a beata ou a estrangeira. Os estereótipos são transversais à generalidade da ficção queirosiana, apesar de ser possível identificar casos pontuais em que são subvertidos, numa perspetiva de oposição ou de heterogeneidade face às restantes personagens femininas, como sucede com Leopoldina, que está nos antípodas da mulher oitocentista, ou com Maria Eduarda, que conjuga múltiplas facetas.
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