A Inteligência Emocional e a Liderança Estudos de Caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Diana Margarida Ramos dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6298
Resumo: Atualmente, os ambientes organizacionais são cada vez mais turbulentos, incertos e complexos devido às constantes mudanças a que têm sido sujeitos (e.g. globalização, inovação tecnológica, economia transnacional). Face a estas mudanças que revolucionam o mercado laboral, as empresas precisam obrigatoriamente de se restruturar de modo a tornarem-se competitivas e a garantirem a sua sobrevivência e o seu crescimento. Assim sendo, torna-se fundamental a adoção de novas ferramentas que lhes proporcionem vantagens competitivas reais. O estilo de liderança e as competências emocionais têm ganho destaque visto que o sucesso das organizações depende dos seus líderes. Os comportamentos de liderança que os líderes adotam influenciam a eficácia destes na condução dos liderados e na consecução dos objetivos organizacionais. E, sendo as organizações regidas por uma multiplicidade de relações, torna-se cada vez mais relevante o estudo da inteligência emocional. O presente trabalho pretendeu analisar estas duas variáveis - liderança e inteligência emocional - nas organizações portuguesas, em especial, nas micro, pequenas e médias empresas. Propôs-se identificar os estilos de liderança adotados pelos líderes, verificar se os líderes revelam inteligência emocional e se a consideram no exercício de liderança assim como a influência desta no desempenho organizacional. Com recurso a uma metodologia qualitativa investigou-se a realidade de atuação dos líderes de quatro organizações distintas, através de estudos de caso. Concluiu-se que os líderes revelam inteligência emocional, mantêm relações sociais positivas com os respetivos liderados e, são eficazes ao nível da consecução dos objetivos organizacionais. No entanto, verificou-se que os líderes, apesar de considerarem a inteligência emocional no exercício de liderança, a importância que lhes atribuem varia entre eles. Assim, os líderes que lhe atribuem efetivamente importância são aqueles que adotam o estilo de liderança transformacional, embora de forma não exclusiva, e que assumem como propósito organizacional fulcral o de crescimento das respetivas empresas a médio/ longo prazo. Deste modo, estes líderes tendem a ter uma vantagem competitiva real em relação aos demais.
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E, sendo as organizações regidas por uma multiplicidade de relações, torna-se cada vez mais relevante o estudo da inteligência emocional. O presente trabalho pretendeu analisar estas duas variáveis - liderança e inteligência emocional - nas organizações portuguesas, em especial, nas micro, pequenas e médias empresas. Propôs-se identificar os estilos de liderança adotados pelos líderes, verificar se os líderes revelam inteligência emocional e se a consideram no exercício de liderança assim como a influência desta no desempenho organizacional. Com recurso a uma metodologia qualitativa investigou-se a realidade de atuação dos líderes de quatro organizações distintas, através de estudos de caso. Concluiu-se que os líderes revelam inteligência emocional, mantêm relações sociais positivas com os respetivos liderados e, são eficazes ao nível da consecução dos objetivos organizacionais. No entanto, verificou-se que os líderes, apesar de considerarem a inteligência emocional no exercício de liderança, a importância que lhes atribuem varia entre eles. Assim, os líderes que lhe atribuem efetivamente importância são aqueles que adotam o estilo de liderança transformacional, embora de forma não exclusiva, e que assumem como propósito organizacional fulcral o de crescimento das respetivas empresas a médio/ longo prazo. Deste modo, estes líderes tendem a ter uma vantagem competitiva real em relação aos demais.Nowadays, the organizational environments are increasingly turbulent, uncertain and complex due to intrinsic/ extrinsic factors (e.g. globalization, technological innovation, transnational economy). Given these changes in the labor market, companies must restructure to ensure their survival, growth and competiveness. Therefore, it is essential to adopt new tools, giving them real competitive advantage. The leadership style and emotional skills have gain highlighted since the success of organizations depends on their leaders. Leadership behaviors adopted influence the effectiveness of the conduct of the employees and the achievement of organizational objectives. Organizations are governed by a complex network of relationships. Consequently, it becomes important to study the emotional intelligence. This paper aims to analyze the following variables - leadership and emotional intelligence - in Portuguese organizations, particularly in the micro, small and medium companies. It is proposed to identify the leadership styles adopted. Moreover, verify that the leaders reveal emotional intelligence and if they consider it in the exercise of leadership as well as the influence of this on organizational performance. I used a qualitative methodology, to investigate the real performance of four different leading organizations through case studies. It was concluded that leaders reveal emotional intelligence, maintain positive social relationships with the respective employees and are effective in terms of achieving the organizational goals. However, it was found that the leaders, despite consider emotional intelligence in the exercise of leadership, the importance attached to them varies between them. Thereby, the leaders capable of using their emotional skills effectively are the ones who adopt mainly the style of transformational leadership. They assume as central organizational purpose, their companies’ growth in the medium and long term. Thus, such leaders have a clear competitive advantage.Nunes, António João SantosuBibliorumSantos, Diana Margarida Ramos dos2018-11-05T14:45:59Z2016-10-72016-11-072016-11-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6298TID:201773279porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:43Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6298Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:03.296267Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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