Livro de Atas do IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Isabel
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Coppi, Marcelo
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/33429
Resumo: O IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção surgiu na continuidade de outros seminários realizados no âmbito do projeto de investigação, financiado pela FCT, Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3.º ciclo de Avaliação Externa de Escolas no Ensino Não Superior, em Portugal – MAEE (PTDC/CED-EDG/30410/2017). Este seminário, que decorreu nos dias 26 e 27 de novembro de 2021, na cidade de Évora, nas instalações da Universidade, teve como principal propósito constituir-se como espaço de divulgação, troca de experiências, debate de ideias e reflexão sobre temáticas relacionadas com a avaliação de escolas, mobilizando diversos profissionais da educação (investigadores, estudantes, professores de diferentes níveis de ensino, diretores de escolas/agrupamentos, inspetores, diretores de centros de formação, entre outros), que deram testemunho do seu pensamento, das suas práticas e da sua investigação. A partir do tema selecionado – Sinergias entre autoavaliação e avaliação externa de escolas – pretendeu-se dar visibilidade a estes dois processos de natureza distinta, mas complementares, de relevância inquestionável no campo da eficácia e da melhoria contínua das escolas. São estes processos que permitem o conhecimento das práticas que as escolas desenvolvem e a compreensão e análise dos modos como trabalham e se organizam pedagógica e curricularmente, fazendo desse conhecimento uma poderosa ferramenta de governação. Uma escola aprendente e curricularmente inteligente deve ser capaz de assegurar a sinergia entre a autoavaliação sistemática, que permite compreender os processos, explicitar os resultados e proceder a ações de melhoria, e a avaliação externa, que pode reforçar esse conhecimento, legitimando tomadas de decisão promotoras dessa melhoria. Este ebook é constituído por treze textos que foram sujeitos a blind refere, alguns dos quais foram apresentados em conferência plenária e mesas redondas e outros no espaço das comunicações livres, encontrando-se organizados em torno de três eixos temáticos: 1. Autoavaliação de escolas. 2. Avaliação externa das escolas. 3. Avaliação de escolas e políticas educativas. Muitos dos textos são parte de estudos desenvolvidos no âmbito de dissertações de mestrado e teses de doutoramento e alguns são estudos parcelares realizados por investigadores do projeto MAEE.
id RCAP_08e34d7af3675aa2a10cfa6c9580780f
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/33429
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Livro de Atas do IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de Mudança nas Escolas e na InspeçãoO IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção surgiu na continuidade de outros seminários realizados no âmbito do projeto de investigação, financiado pela FCT, Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3.º ciclo de Avaliação Externa de Escolas no Ensino Não Superior, em Portugal – MAEE (PTDC/CED-EDG/30410/2017). Este seminário, que decorreu nos dias 26 e 27 de novembro de 2021, na cidade de Évora, nas instalações da Universidade, teve como principal propósito constituir-se como espaço de divulgação, troca de experiências, debate de ideias e reflexão sobre temáticas relacionadas com a avaliação de escolas, mobilizando diversos profissionais da educação (investigadores, estudantes, professores de diferentes níveis de ensino, diretores de escolas/agrupamentos, inspetores, diretores de centros de formação, entre outros), que deram testemunho do seu pensamento, das suas práticas e da sua investigação. A partir do tema selecionado – Sinergias entre autoavaliação e avaliação externa de escolas – pretendeu-se dar visibilidade a estes dois processos de natureza distinta, mas complementares, de relevância inquestionável no campo da eficácia e da melhoria contínua das escolas. São estes processos que permitem o conhecimento das práticas que as escolas desenvolvem e a compreensão e análise dos modos como trabalham e se organizam pedagógica e curricularmente, fazendo desse conhecimento uma poderosa ferramenta de governação. Uma escola aprendente e curricularmente inteligente deve ser capaz de assegurar a sinergia entre a autoavaliação sistemática, que permite compreender os processos, explicitar os resultados e proceder a ações de melhoria, e a avaliação externa, que pode reforçar esse conhecimento, legitimando tomadas de decisão promotoras dessa melhoria. Este ebook é constituído por treze textos que foram sujeitos a blind refere, alguns dos quais foram apresentados em conferência plenária e mesas redondas e outros no espaço das comunicações livres, encontrando-se organizados em torno de três eixos temáticos: 1. Autoavaliação de escolas. 2. Avaliação externa das escolas. 3. Avaliação de escolas e políticas educativas. Muitos dos textos são parte de estudos desenvolvidos no âmbito de dissertações de mestrado e teses de doutoramento e alguns são estudos parcelares realizados por investigadores do projeto MAEE.CIEP-UE2023-01-16T15:21:21Z2023-01-162022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10174/33429http://hdl.handle.net/10174/33429porFialho, I. (Coord.)& Coppi, M. (2022). Sinergias entre autoavaliação e avaliação externa de escolas. Livro de Atas do IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção (ebook). Centro de Investigação em Educação e Psicologia – Universidade de Évora. 190 pp. [ISBN: 978-972-778-240-6]978-972-778-240-6https://www.ciep.uevora.pt/Publicacoes/publicacoes_nao_periodicas/maeenaonaoDPEijfialho@gmail.commcoppi@uevora.pt229Fialho, IsabelCoppi, Marceloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:35:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/33429Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:22:10.248545Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Livro de Atas do IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção
title Livro de Atas do IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção
spellingShingle Livro de Atas do IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção
Fialho, Isabel
title_short Livro de Atas do IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção
title_full Livro de Atas do IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção
title_fullStr Livro de Atas do IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção
title_full_unstemmed Livro de Atas do IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção
title_sort Livro de Atas do IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção
author Fialho, Isabel
author_facet Fialho, Isabel
Coppi, Marcelo
author_role author
author2 Coppi, Marcelo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Isabel
Coppi, Marcelo
description O IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção surgiu na continuidade de outros seminários realizados no âmbito do projeto de investigação, financiado pela FCT, Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3.º ciclo de Avaliação Externa de Escolas no Ensino Não Superior, em Portugal – MAEE (PTDC/CED-EDG/30410/2017). Este seminário, que decorreu nos dias 26 e 27 de novembro de 2021, na cidade de Évora, nas instalações da Universidade, teve como principal propósito constituir-se como espaço de divulgação, troca de experiências, debate de ideias e reflexão sobre temáticas relacionadas com a avaliação de escolas, mobilizando diversos profissionais da educação (investigadores, estudantes, professores de diferentes níveis de ensino, diretores de escolas/agrupamentos, inspetores, diretores de centros de formação, entre outros), que deram testemunho do seu pensamento, das suas práticas e da sua investigação. A partir do tema selecionado – Sinergias entre autoavaliação e avaliação externa de escolas – pretendeu-se dar visibilidade a estes dois processos de natureza distinta, mas complementares, de relevância inquestionável no campo da eficácia e da melhoria contínua das escolas. São estes processos que permitem o conhecimento das práticas que as escolas desenvolvem e a compreensão e análise dos modos como trabalham e se organizam pedagógica e curricularmente, fazendo desse conhecimento uma poderosa ferramenta de governação. Uma escola aprendente e curricularmente inteligente deve ser capaz de assegurar a sinergia entre a autoavaliação sistemática, que permite compreender os processos, explicitar os resultados e proceder a ações de melhoria, e a avaliação externa, que pode reforçar esse conhecimento, legitimando tomadas de decisão promotoras dessa melhoria. Este ebook é constituído por treze textos que foram sujeitos a blind refere, alguns dos quais foram apresentados em conferência plenária e mesas redondas e outros no espaço das comunicações livres, encontrando-se organizados em torno de três eixos temáticos: 1. Autoavaliação de escolas. 2. Avaliação externa das escolas. 3. Avaliação de escolas e políticas educativas. Muitos dos textos são parte de estudos desenvolvidos no âmbito de dissertações de mestrado e teses de doutoramento e alguns são estudos parcelares realizados por investigadores do projeto MAEE.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01T00:00:00Z
2023-01-16T15:21:21Z
2023-01-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/33429
http://hdl.handle.net/10174/33429
url http://hdl.handle.net/10174/33429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fialho, I. (Coord.)& Coppi, M. (2022). Sinergias entre autoavaliação e avaliação externa de escolas. Livro de Atas do IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção (ebook). Centro de Investigação em Educação e Psicologia – Universidade de Évora. 190 pp. [ISBN: 978-972-778-240-6]
978-972-778-240-6
https://www.ciep.uevora.pt/Publicacoes/publicacoes_nao_periodicas/maee
nao
nao
DPE
ijfialho@gmail.com
mcoppi@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CIEP-UE
publisher.none.fl_str_mv CIEP-UE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136703079776256