Livro de Atas do IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/33429 |
Resumo: | O IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção surgiu na continuidade de outros seminários realizados no âmbito do projeto de investigação, financiado pela FCT, Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3.º ciclo de Avaliação Externa de Escolas no Ensino Não Superior, em Portugal – MAEE (PTDC/CED-EDG/30410/2017). Este seminário, que decorreu nos dias 26 e 27 de novembro de 2021, na cidade de Évora, nas instalações da Universidade, teve como principal propósito constituir-se como espaço de divulgação, troca de experiências, debate de ideias e reflexão sobre temáticas relacionadas com a avaliação de escolas, mobilizando diversos profissionais da educação (investigadores, estudantes, professores de diferentes níveis de ensino, diretores de escolas/agrupamentos, inspetores, diretores de centros de formação, entre outros), que deram testemunho do seu pensamento, das suas práticas e da sua investigação. A partir do tema selecionado – Sinergias entre autoavaliação e avaliação externa de escolas – pretendeu-se dar visibilidade a estes dois processos de natureza distinta, mas complementares, de relevância inquestionável no campo da eficácia e da melhoria contínua das escolas. São estes processos que permitem o conhecimento das práticas que as escolas desenvolvem e a compreensão e análise dos modos como trabalham e se organizam pedagógica e curricularmente, fazendo desse conhecimento uma poderosa ferramenta de governação. Uma escola aprendente e curricularmente inteligente deve ser capaz de assegurar a sinergia entre a autoavaliação sistemática, que permite compreender os processos, explicitar os resultados e proceder a ações de melhoria, e a avaliação externa, que pode reforçar esse conhecimento, legitimando tomadas de decisão promotoras dessa melhoria. Este ebook é constituído por treze textos que foram sujeitos a blind refere, alguns dos quais foram apresentados em conferência plenária e mesas redondas e outros no espaço das comunicações livres, encontrando-se organizados em torno de três eixos temáticos: 1. Autoavaliação de escolas. 2. Avaliação externa das escolas. 3. Avaliação de escolas e políticas educativas. Muitos dos textos são parte de estudos desenvolvidos no âmbito de dissertações de mestrado e teses de doutoramento e alguns são estudos parcelares realizados por investigadores do projeto MAEE. |
id |
RCAP_08e34d7af3675aa2a10cfa6c9580780f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/33429 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Livro de Atas do IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de Mudança nas Escolas e na InspeçãoO IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção surgiu na continuidade de outros seminários realizados no âmbito do projeto de investigação, financiado pela FCT, Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3.º ciclo de Avaliação Externa de Escolas no Ensino Não Superior, em Portugal – MAEE (PTDC/CED-EDG/30410/2017). Este seminário, que decorreu nos dias 26 e 27 de novembro de 2021, na cidade de Évora, nas instalações da Universidade, teve como principal propósito constituir-se como espaço de divulgação, troca de experiências, debate de ideias e reflexão sobre temáticas relacionadas com a avaliação de escolas, mobilizando diversos profissionais da educação (investigadores, estudantes, professores de diferentes níveis de ensino, diretores de escolas/agrupamentos, inspetores, diretores de centros de formação, entre outros), que deram testemunho do seu pensamento, das suas práticas e da sua investigação. A partir do tema selecionado – Sinergias entre autoavaliação e avaliação externa de escolas – pretendeu-se dar visibilidade a estes dois processos de natureza distinta, mas complementares, de relevância inquestionável no campo da eficácia e da melhoria contínua das escolas. São estes processos que permitem o conhecimento das práticas que as escolas desenvolvem e a compreensão e análise dos modos como trabalham e se organizam pedagógica e curricularmente, fazendo desse conhecimento uma poderosa ferramenta de governação. Uma escola aprendente e curricularmente inteligente deve ser capaz de assegurar a sinergia entre a autoavaliação sistemática, que permite compreender os processos, explicitar os resultados e proceder a ações de melhoria, e a avaliação externa, que pode reforçar esse conhecimento, legitimando tomadas de decisão promotoras dessa melhoria. Este ebook é constituído por treze textos que foram sujeitos a blind refere, alguns dos quais foram apresentados em conferência plenária e mesas redondas e outros no espaço das comunicações livres, encontrando-se organizados em torno de três eixos temáticos: 1. Autoavaliação de escolas. 2. Avaliação externa das escolas. 3. Avaliação de escolas e políticas educativas. Muitos dos textos são parte de estudos desenvolvidos no âmbito de dissertações de mestrado e teses de doutoramento e alguns são estudos parcelares realizados por investigadores do projeto MAEE.CIEP-UE2023-01-16T15:21:21Z2023-01-162022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10174/33429http://hdl.handle.net/10174/33429porFialho, I. (Coord.)& Coppi, M. (2022). Sinergias entre autoavaliação e avaliação externa de escolas. Livro de Atas do IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção (ebook). Centro de Investigação em Educação e Psicologia – Universidade de Évora. 190 pp. [ISBN: 978-972-778-240-6]978-972-778-240-6https://www.ciep.uevora.pt/Publicacoes/publicacoes_nao_periodicas/maeenaonaoDPEijfialho@gmail.commcoppi@uevora.pt229Fialho, IsabelCoppi, Marceloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:35:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/33429Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:22:10.248545Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Livro de Atas do IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção |
title |
Livro de Atas do IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção |
spellingShingle |
Livro de Atas do IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção Fialho, Isabel |
title_short |
Livro de Atas do IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção |
title_full |
Livro de Atas do IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção |
title_fullStr |
Livro de Atas do IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção |
title_full_unstemmed |
Livro de Atas do IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção |
title_sort |
Livro de Atas do IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção |
author |
Fialho, Isabel |
author_facet |
Fialho, Isabel Coppi, Marcelo |
author_role |
author |
author2 |
Coppi, Marcelo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fialho, Isabel Coppi, Marcelo |
description |
O IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção surgiu na continuidade de outros seminários realizados no âmbito do projeto de investigação, financiado pela FCT, Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3.º ciclo de Avaliação Externa de Escolas no Ensino Não Superior, em Portugal – MAEE (PTDC/CED-EDG/30410/2017). Este seminário, que decorreu nos dias 26 e 27 de novembro de 2021, na cidade de Évora, nas instalações da Universidade, teve como principal propósito constituir-se como espaço de divulgação, troca de experiências, debate de ideias e reflexão sobre temáticas relacionadas com a avaliação de escolas, mobilizando diversos profissionais da educação (investigadores, estudantes, professores de diferentes níveis de ensino, diretores de escolas/agrupamentos, inspetores, diretores de centros de formação, entre outros), que deram testemunho do seu pensamento, das suas práticas e da sua investigação. A partir do tema selecionado – Sinergias entre autoavaliação e avaliação externa de escolas – pretendeu-se dar visibilidade a estes dois processos de natureza distinta, mas complementares, de relevância inquestionável no campo da eficácia e da melhoria contínua das escolas. São estes processos que permitem o conhecimento das práticas que as escolas desenvolvem e a compreensão e análise dos modos como trabalham e se organizam pedagógica e curricularmente, fazendo desse conhecimento uma poderosa ferramenta de governação. Uma escola aprendente e curricularmente inteligente deve ser capaz de assegurar a sinergia entre a autoavaliação sistemática, que permite compreender os processos, explicitar os resultados e proceder a ações de melhoria, e a avaliação externa, que pode reforçar esse conhecimento, legitimando tomadas de decisão promotoras dessa melhoria. Este ebook é constituído por treze textos que foram sujeitos a blind refere, alguns dos quais foram apresentados em conferência plenária e mesas redondas e outros no espaço das comunicações livres, encontrando-se organizados em torno de três eixos temáticos: 1. Autoavaliação de escolas. 2. Avaliação externa das escolas. 3. Avaliação de escolas e políticas educativas. Muitos dos textos são parte de estudos desenvolvidos no âmbito de dissertações de mestrado e teses de doutoramento e alguns são estudos parcelares realizados por investigadores do projeto MAEE. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01T00:00:00Z 2023-01-16T15:21:21Z 2023-01-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/33429 http://hdl.handle.net/10174/33429 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/33429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Fialho, I. (Coord.)& Coppi, M. (2022). Sinergias entre autoavaliação e avaliação externa de escolas. Livro de Atas do IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção (ebook). Centro de Investigação em Educação e Psicologia – Universidade de Évora. 190 pp. [ISBN: 978-972-778-240-6] 978-972-778-240-6 https://www.ciep.uevora.pt/Publicacoes/publicacoes_nao_periodicas/maee nao nao DPE ijfialho@gmail.com mcoppi@uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIEP-UE |
publisher.none.fl_str_mv |
CIEP-UE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136703079776256 |