Potencialidades e utilização do espaço recreio: um estudo em escolas do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Indira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pereira, Conceição, Almeida, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/22069
Resumo: Esta investigação procurou averiguar as características do espaço recreio de escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, verificando se o mesmo se enquadrava em um dos quatro tipos seguintes: Espaço Recreio Tradicional, Espaço Recreio Designer, Espaço Recreio Aventura e Espaço Recreio Criativo. Simultaneamente, procura despertar a consciência dos professores para a importância do espaço recreio, particularmente do Espaço Recreio Aventura, que oferece características semelhantes às de um ambiente natural, e estimular mudanças que visem torna-lo mais estimulante para o desenvolvimento integral das crianças. Para tal, foram observados os espaços exteriores de 15 escolas e questionaram-se 43 professores dessas mesmas escolas sobre a utilização do referido espaço nas suas atividades letivas. Os resultados indicam que apenas alguns dos Espaços Recreio apresentam as características de um Espaço Recreio Tradicional, sendo, a sua maioria, espaços inqualificáveis dada a sua pobreza. Os professores referem utilizar o espaço recreio, mas as atividades são predominantes do domínio da Expressão Físico-Motora.
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