Aprendizagens matemáticas de inspiração Montessoriana no recreio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/10458 |
Resumo: | Tendo como intuito principal o desenvolvimento de momentos de aprendizagem da matemática no contexto do espaço exterior, este relatório reflete as interações realizadas entre a estagiária e as crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Desta forma, numa primeira parte encontramos a explicação do que motivou a investigação, bem como a sua pertinência. Seguidamente, faremos uma contextualização teórica que se prende nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, o Programa de Matemática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, obras de Maria Montessori e artigos de Carlos Neto, entre outros. Na ordem dos trabalhos, segue-se as descrições e reflexões de atividades promovidas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como a descrição dos intervenientes e dos contextos em que decorreram estas práticas. Desenvolveu-se um estudo que se divide em duas conjunturas distintas. Numa primeira conjuntura referimo-nos aos momentos de aprendizagem matemática que a estagiária proporcionou através do diálogo com as crianças no recreio do jardim de infância. A segunda conjuntura, devido às percussões que a pandemia COVID-19 criou, consiste em propostas da estagiária às crianças, para que elas realizassem atividades com base matemática utilizando objetos que tivessem em casa, ou seja, criarem um ambiente de brincadeira e aprendizagem dentro de casa utilizando os mais diversificados objetos. Tendo em conta isto, analisou-se alguns momentos de interação no jardim de infância e no que se refere ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, analisaram-se as reações das crianças às propostas da estagiária. Quanto à recolha de dados, foi realizada, no que se refere à educação pré-escolar, através de gravações áudio e registos fotográficos, sendo que as gravações áudio foram transcritas procedendo-se depois à sua análise de conteúdo. No que se refere ao 1.º ciclo, foi realizada através da análise de respostas escritas ou ilustradas pelos alunos e de registos fotográficos. Através da análise efetuada, constatamos que é possível proporcionar momentos de aprendizagem matemática através da brincadeira matemática, em espaços e objetos diferentes dos ditos normais, como Maria Montessori refere. |
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Na ordem dos trabalhos, segue-se as descrições e reflexões de atividades promovidas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como a descrição dos intervenientes e dos contextos em que decorreram estas práticas. Desenvolveu-se um estudo que se divide em duas conjunturas distintas. Numa primeira conjuntura referimo-nos aos momentos de aprendizagem matemática que a estagiária proporcionou através do diálogo com as crianças no recreio do jardim de infância. A segunda conjuntura, devido às percussões que a pandemia COVID-19 criou, consiste em propostas da estagiária às crianças, para que elas realizassem atividades com base matemática utilizando objetos que tivessem em casa, ou seja, criarem um ambiente de brincadeira e aprendizagem dentro de casa utilizando os mais diversificados objetos. Tendo em conta isto, analisou-se alguns momentos de interação no jardim de infância e no que se refere ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, analisaram-se as reações das crianças às propostas da estagiária. Quanto à recolha de dados, foi realizada, no que se refere à educação pré-escolar, através de gravações áudio e registos fotográficos, sendo que as gravações áudio foram transcritas procedendo-se depois à sua análise de conteúdo. No que se refere ao 1.º ciclo, foi realizada através da análise de respostas escritas ou ilustradas pelos alunos e de registos fotográficos. Através da análise efetuada, constatamos que é possível proporcionar momentos de aprendizagem matemática através da brincadeira matemática, em espaços e objetos diferentes dos ditos normais, como Maria Montessori refere.Having as main goal the development of moments of learning mathematics in the context of outer space, this report reflects the interactions carried out between the trainee and children attending Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education. Thus, in a first part we find the explanation of what motivated the research, as well as its relevance. Next, we will make a theoretical contextualization that is related to the Curricular Guidelines for PreSchool Education, the Mathematics Syllabus for the 1st Cycle of Basic Education, works by Maria Montessori and papers by Carlos Neto, among others. The agenda follows the descriptions and reflections of activities promoted within the Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and in the 1st Cycle of Basic Education, as well as the description of the actors and the contexts in which these practices took place. A study was developed that is divided into two distinct conjunctures. In a first conjuncture, we refer to the moments of mathematical learning that the trainee provided through the dialogue with children in the kindergarten playground. The second circumstance, due to the percussions that the COVID-19 pandemic created, consisted of the trainee 's proposals to the children, so that they could perform math-based activities using objects they had at home, that is, create a play and learning environment at home using the most diverse objects. Taking this into account, we analysed some moments of interaction in kindergarten and with regard to the 1st Cycle of Basic Education, we analysed the children's reactions to the trainee's proposals. As for data collection, audio recordings and photographic recordings were made for pre-school education. Regarding the 1st cycle, it was carried out through the analysis of written or illustrated answers by students and photographic records. Through the analysis of all the content, we found that it is possible to provide moments of mathematical learning through mathematical play, in spaces and objects different from the so-called normal ones, as Maria Montessori says.2021-06-16T10:52:32Z2021-04-30T00:00:00Z2021-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10458porPereira, Sara Beatriz Pachecoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:52:17Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10458Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:25.306949Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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