Implementação de Metodologias De Melhoria de Processos na BLIP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/24141 |
Resumo: | A tecnologia tornou-se parte integrante das nossas vidas. Começando pelos smartphones, aos computadores, redes sociais, iclouds, casas inteligentes, a tecnologia é parte indispensável no nosso quotidiano. As novas tecnologias permitem um acesso contínuo à informação e promovem ligações entre as pessoas. Chegam-nos cada vez mais rápido e prometem um futuro de desenvolvimentos tecnológicos incrivelmente promissor. A nível empresarial, a satisfação dos consumidores é um fator preponderante. Estes querem melhor produto e mais rápido, e para isto é necessário que todos os processos de invenção, criação, desenvolvimento, fabrico, entrega etc. sejam aperfeiçoados, aprimorados continuamente. Neste âmbito, há tarefas que são substituíveis por processos mecânicos menos morosos e mais imunes a “erro”, nomeadamente no que se refere a máquinas de pagamento self-service, máquinas automáticas de lavagem de carros, linhas de montagem em série. Todavia, há tarefas que não são passiveis de serem concretizadas apenas com automatismos. A realização deste último tipo de tarefas, requer outras abordagens que permitam reduzir o seu tempo e aumentar a sua eficácia. Uma dessas abordagens, consiste na implementação de metodologias de melhoria continua. As metodologias de melhoria continua têm sido aplicadas no mundo empresarial desde 1950, quando a Toyota implementou o “lean manufacturing”. Desde o final do século passado, foram sendo inseridas no mundo tecnológico, nomeadamente, as metodologias ágeis. Estas auxiliam no automatismo de algumas tarefas e focam-se nas pessoas que as executam. Bons resultados em tempos ótimos dependem largamente da organização e do modo de concretização das tarefas. Neste relatório, faz-se uma revisão da literatura sobre os métodos de melhoria contínua utilizados nas empresas, identificam-se as mais prevalentes, referem-se os pontos fortes e os fracos. Apresenta-se e analisa-se um caso de aplicação de uma metodologia de melhoria contínua na empresa Blip. Neste âmbito, fez-se e partilhou-se um questionário sobre o tipo de metodologia utilizada, abordando pontos fortes, pontos fracos, entre outros. O propósito foi o de dar a conhecer as diferentes metodologias e/ou ferramentas aplicadas na área de software. A análise dos resultados sugere que a melhor metodologia é aquela que melhor se adapta ao meio profissional, nomeadamente no que se refere às tarefas específicas e às pessoas que as desempenham. Adicionalmente, observa-se que, por vezes, há a necessidade de utilizar mais do que uma metodologia e/ou ferramenta simultaneamente, para se poder ter um serviço mais eficiente. |
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Implementação de Metodologias De Melhoria de Processos na BLIPImplementation of Process Improvement Methodologies at BLIPContinuous improvement methodologiesAgile methodologyLeanScrumefficiencyDomínio/Área Científica::Engenharia e TecnologiaA tecnologia tornou-se parte integrante das nossas vidas. Começando pelos smartphones, aos computadores, redes sociais, iclouds, casas inteligentes, a tecnologia é parte indispensável no nosso quotidiano. As novas tecnologias permitem um acesso contínuo à informação e promovem ligações entre as pessoas. Chegam-nos cada vez mais rápido e prometem um futuro de desenvolvimentos tecnológicos incrivelmente promissor. A nível empresarial, a satisfação dos consumidores é um fator preponderante. Estes querem melhor produto e mais rápido, e para isto é necessário que todos os processos de invenção, criação, desenvolvimento, fabrico, entrega etc. sejam aperfeiçoados, aprimorados continuamente. Neste âmbito, há tarefas que são substituíveis por processos mecânicos menos morosos e mais imunes a “erro”, nomeadamente no que se refere a máquinas de pagamento self-service, máquinas automáticas de lavagem de carros, linhas de montagem em série. Todavia, há tarefas que não são passiveis de serem concretizadas apenas com automatismos. A realização deste último tipo de tarefas, requer outras abordagens que permitam reduzir o seu tempo e aumentar a sua eficácia. Uma dessas abordagens, consiste na implementação de metodologias de melhoria continua. As metodologias de melhoria continua têm sido aplicadas no mundo empresarial desde 1950, quando a Toyota implementou o “lean manufacturing”. Desde o final do século passado, foram sendo inseridas no mundo tecnológico, nomeadamente, as metodologias ágeis. Estas auxiliam no automatismo de algumas tarefas e focam-se nas pessoas que as executam. Bons resultados em tempos ótimos dependem largamente da organização e do modo de concretização das tarefas. Neste relatório, faz-se uma revisão da literatura sobre os métodos de melhoria contínua utilizados nas empresas, identificam-se as mais prevalentes, referem-se os pontos fortes e os fracos. Apresenta-se e analisa-se um caso de aplicação de uma metodologia de melhoria contínua na empresa Blip. Neste âmbito, fez-se e partilhou-se um questionário sobre o tipo de metodologia utilizada, abordando pontos fortes, pontos fracos, entre outros. O propósito foi o de dar a conhecer as diferentes metodologias e/ou ferramentas aplicadas na área de software. A análise dos resultados sugere que a melhor metodologia é aquela que melhor se adapta ao meio profissional, nomeadamente no que se refere às tarefas específicas e às pessoas que as desempenham. Adicionalmente, observa-se que, por vezes, há a necessidade de utilizar mais do que uma metodologia e/ou ferramenta simultaneamente, para se poder ter um serviço mais eficiente.Technology has become an integral part of our lives. Starting with smartphones, computers, social networks, iclouds, smart homes, technology is an indispensable part of our daily lives. New technologies allow continuous access to information and promote connections between people. They reach us faster and faster and promise an incredibly promising future of technological developments. At a business level, consumer satisfaction is a preponderant factor. They want a better product and faster, and for this it is necessary that all processes of invention, creation, development, manufacturing, delivery, etc. be perfected, continually improved. In this context, there are tasks that can be replaced by mechanical processes that are less time consuming and more immune to “error”, particularly with regard to self-service payment machines, automatic car wash machines, serial assembly lines. However, there are tasks that cannot be accomplished with automation alone. Carrying out this last type of task requires other approaches that allow one to reduce time and increase effectiveness. One of these approaches consists of implementing methodologies of continuous improvement. Continuous improvement methodologies have been applied in the business world since 1950, when Toyota implemented “lean manufacturing”. Since the end of the last century, agile methodologies have been introduced into the technological world. These help to automate some tasks and focus on the people who perform them. Good results in optimal times depend largely on the organization and the way in which tasks are carried out. In this report, a literature review is carried out on the continuous improvement methods used in companies, the most prevalent ones are identified, and the strengths and weaknesses are mentioned. A case of application of a continuous improvement methodology in the company Blip is presented and analyzed. In this context, a questionnaire was created and shared about the type of methodology used, addressing strengths, weaknesses, among others. The purpose was to raise awareness of the different methodologies and/or tools applied in the software area. Analysis of the results suggests that the best methodology is the one that best adapts to the professional environment, particularly with regard to specific tasks and the people who perform them. Additionally, it is observed that, sometimes, there is a need to use more than one methodology and/or tool simultaneously, in order to have a more efficient service.Pinto, Carla Manuela AlvesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOsório, Catarina Vieira de Sousa2023-11-092026-11-09T00:00:00Z2023-11-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24141TID:203413245porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-20T01:56:23Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24141Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:42:21.488250Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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