A visão dos espectadores de futebol : a relação entre os adeptos e a AAC/OAF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinheira, Pedro Miguel Martins
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/29710
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Paulo Melo.
id RCAP_08f4a4409824ef47178728eff5d603fa
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/29710
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A visão dos espectadores de futebol : a relação entre os adeptos e a AAC/OAFAAC/OAFAdeptosFatores de associação à marcaLealdadeEnvolvimento clubísticoDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Paulo Melo.Pretendeu-se com esta dissertação analisar a influência dos fatores de associação à marca na lealdade clubística e no envolvimento clubístico dos adeptos da AAC/OAF. Neste contexto, o presente estudo para a análise dos fatores de associação à marca baseou-se no modelo SBBE (spectator-based brand equity) de Ross, Russell e Bang (2008) e na escala de Ross, James e Vargas (2006) Team Brand Association Scale (TBAS). Em relação à lealdade clubística e ao envolvimento clubístico, baseamo-nos nas duas subescalas da escala de autorrelato do estudo de George e Stavros (2013). O método utilizado para validação das hipóteses foi o inquérito por questionário, sendo o mesmo disponibilizado em formato digital e em formato de papel apenas para o pré-teste. A amostra global compreendeu 320 adeptos da AAC/OAF durante a época 2014/2015. Os resultados revelaram a identificação de três fatores: União Temporal ao Clube – composto pelos itens da Marca, o item da História, o item da Rivalidade, um dos dois itens do Estádio, um dos cinco itens do Compromisso e um dos dois itens da Interação Social; Fidelidade ao Clube – composto pelos quatro itens do Compromisso, um item do Estádio e um Item da Interação Social; e a Perceção Externa do Clube – composta pelo item da Restauração, os itens da Equipa e os itens do Pessoal Não Jogador. Em relação à Lealdade Clubística e ao Envolvimento Clubístico, ambos apresentaram correlações positivas com os fatores de associação à marca. Estes resultados são expectáveis e vão de encontro aos estudos presentes na literatura (Bee & Havitz, 2010; Neal & Funk, 2006; Mahony, Madrigal & Howard, 2000; Adamson et al., 2006).FEUC2015-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/29710http://hdl.handle.net/10316/29710TID:201479230porMarinheira, Pedro Miguel Martins - A visão dos espectadores de futebol : a relação entre os adeptos e a AAC/OAF, Coimbra, 2015.Marinheira, Pedro Miguel Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:40Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/29710Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:46:52.123159Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A visão dos espectadores de futebol : a relação entre os adeptos e a AAC/OAF
title A visão dos espectadores de futebol : a relação entre os adeptos e a AAC/OAF
spellingShingle A visão dos espectadores de futebol : a relação entre os adeptos e a AAC/OAF
Marinheira, Pedro Miguel Martins
AAC/OAF
Adeptos
Fatores de associação à marca
Lealdade
Envolvimento clubístico
title_short A visão dos espectadores de futebol : a relação entre os adeptos e a AAC/OAF
title_full A visão dos espectadores de futebol : a relação entre os adeptos e a AAC/OAF
title_fullStr A visão dos espectadores de futebol : a relação entre os adeptos e a AAC/OAF
title_full_unstemmed A visão dos espectadores de futebol : a relação entre os adeptos e a AAC/OAF
title_sort A visão dos espectadores de futebol : a relação entre os adeptos e a AAC/OAF
author Marinheira, Pedro Miguel Martins
author_facet Marinheira, Pedro Miguel Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinheira, Pedro Miguel Martins
dc.subject.por.fl_str_mv AAC/OAF
Adeptos
Fatores de associação à marca
Lealdade
Envolvimento clubístico
topic AAC/OAF
Adeptos
Fatores de associação à marca
Lealdade
Envolvimento clubístico
description Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Paulo Melo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/29710
http://hdl.handle.net/10316/29710
TID:201479230
url http://hdl.handle.net/10316/29710
identifier_str_mv TID:201479230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Marinheira, Pedro Miguel Martins - A visão dos espectadores de futebol : a relação entre os adeptos e a AAC/OAF, Coimbra, 2015.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FEUC
publisher.none.fl_str_mv FEUC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133744387325952