A visão dos espectadores de futebol : a relação entre os adeptos e a AAC/OAF
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/29710 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Paulo Melo. |
id |
RCAP_08f4a4409824ef47178728eff5d603fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/29710 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A visão dos espectadores de futebol : a relação entre os adeptos e a AAC/OAFAAC/OAFAdeptosFatores de associação à marcaLealdadeEnvolvimento clubísticoDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Paulo Melo.Pretendeu-se com esta dissertação analisar a influência dos fatores de associação à marca na lealdade clubística e no envolvimento clubístico dos adeptos da AAC/OAF. Neste contexto, o presente estudo para a análise dos fatores de associação à marca baseou-se no modelo SBBE (spectator-based brand equity) de Ross, Russell e Bang (2008) e na escala de Ross, James e Vargas (2006) Team Brand Association Scale (TBAS). Em relação à lealdade clubística e ao envolvimento clubístico, baseamo-nos nas duas subescalas da escala de autorrelato do estudo de George e Stavros (2013). O método utilizado para validação das hipóteses foi o inquérito por questionário, sendo o mesmo disponibilizado em formato digital e em formato de papel apenas para o pré-teste. A amostra global compreendeu 320 adeptos da AAC/OAF durante a época 2014/2015. Os resultados revelaram a identificação de três fatores: União Temporal ao Clube – composto pelos itens da Marca, o item da História, o item da Rivalidade, um dos dois itens do Estádio, um dos cinco itens do Compromisso e um dos dois itens da Interação Social; Fidelidade ao Clube – composto pelos quatro itens do Compromisso, um item do Estádio e um Item da Interação Social; e a Perceção Externa do Clube – composta pelo item da Restauração, os itens da Equipa e os itens do Pessoal Não Jogador. Em relação à Lealdade Clubística e ao Envolvimento Clubístico, ambos apresentaram correlações positivas com os fatores de associação à marca. Estes resultados são expectáveis e vão de encontro aos estudos presentes na literatura (Bee & Havitz, 2010; Neal & Funk, 2006; Mahony, Madrigal & Howard, 2000; Adamson et al., 2006).FEUC2015-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/29710http://hdl.handle.net/10316/29710TID:201479230porMarinheira, Pedro Miguel Martins - A visão dos espectadores de futebol : a relação entre os adeptos e a AAC/OAF, Coimbra, 2015.Marinheira, Pedro Miguel Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:40Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/29710Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:46:52.123159Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A visão dos espectadores de futebol : a relação entre os adeptos e a AAC/OAF |
title |
A visão dos espectadores de futebol : a relação entre os adeptos e a AAC/OAF |
spellingShingle |
A visão dos espectadores de futebol : a relação entre os adeptos e a AAC/OAF Marinheira, Pedro Miguel Martins AAC/OAF Adeptos Fatores de associação à marca Lealdade Envolvimento clubístico |
title_short |
A visão dos espectadores de futebol : a relação entre os adeptos e a AAC/OAF |
title_full |
A visão dos espectadores de futebol : a relação entre os adeptos e a AAC/OAF |
title_fullStr |
A visão dos espectadores de futebol : a relação entre os adeptos e a AAC/OAF |
title_full_unstemmed |
A visão dos espectadores de futebol : a relação entre os adeptos e a AAC/OAF |
title_sort |
A visão dos espectadores de futebol : a relação entre os adeptos e a AAC/OAF |
author |
Marinheira, Pedro Miguel Martins |
author_facet |
Marinheira, Pedro Miguel Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marinheira, Pedro Miguel Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
AAC/OAF Adeptos Fatores de associação à marca Lealdade Envolvimento clubístico |
topic |
AAC/OAF Adeptos Fatores de associação à marca Lealdade Envolvimento clubístico |
description |
Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Paulo Melo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/29710 http://hdl.handle.net/10316/29710 TID:201479230 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/29710 |
identifier_str_mv |
TID:201479230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Marinheira, Pedro Miguel Martins - A visão dos espectadores de futebol : a relação entre os adeptos e a AAC/OAF, Coimbra, 2015. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FEUC |
publisher.none.fl_str_mv |
FEUC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133744387325952 |