Estratégias para aprender ortografia: O caso da regra contextual nasalização diante de p e b

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saragoça, Ana Teresa Viegas
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/4804
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.
id RCAP_08f59148c771d4aed036f7170438b6b1
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4804
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias para aprender ortografia: O caso da regra contextual nasalização diante de p e bOrtografiaAprendizagemOrthographyLearningDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.O presente estudo tem como objectivo analisar a influência de diferentes abordagens na aprendizagem e consolidação da competência ortográfica. Este estudo procurou, assim, investigar o impacto relativo de diferentes naturezas de intervenção (descoberta da regra vs. instrução da regra), bem como de diferentes naturezas de tarefas (preenchimento de textos com lacunas vs. produção de texto) e da revisão final das tarefas no desempenho ortográfico referente à regra contextual da nasalização diante de p e b. Participaram nesta investigação 80 crianças, com idades compreendidas entre os 8 e os 11 anos, do 3º ano do Ensino Básico. A recolha de dados foi efectuada em nove escolas da rede pública do distrito de Lisboa. O estudo foi decomposto em três fases distintas: pré-teste, intervenção experimental e pós-teste. Na fase do pré-teste, seleccionaram-se os participantes da amostra em conformidade com o seu desempenho ortográfico num ditado de 16 palavras (critério mínimo de 50% de frequência de erros) e desempenho intelectual, resultando em nove grupos de investigação: oito grupos experimentais e um grupo de controlo. Apenas os grupos experimentais participaram em duas sessões de treino, favorecidas pelas diferentes abordagens de aprendizagem da regra ortográfica. Na fase do pós-teste, os participantes dos nove grupos foram solicitados a realizar, novamente, o ditado de 16 palavras previamente aplicado no pré-teste. Os resultados obtidos neste estudo, através dos testes paramétricos ANOVA a um factor (one way) e T-student e de uma análise post-hoc com a utilização do teste de Tukey, indicam que, de facto, existem diferenças significativas entre os grupos experimentais e o grupo de controlo. Os primeiros, quando comparados com os segundos, demonstram progresso na apropriação da regra ortográfica da nasalização diante de p e b, após a realização da intervenção, independentemente do programa de treino a que foram sujeitos.The present study aims to analyze the influence of different approaches to learning and consolidation of orthographic ability. This study sought to investigate the relative impact of different kinds of intervention (discovery rule vs. rule statement), as well as different kinds of tasks (filling in gaps texts vs. text production) and the final revision of tasks on the spelling performance regarding the contextual rule of nasalization before p and b. Eighty children participated in this study, aged between 8 and 11 years old, attending 3rd year of primary education. Data collection was carried out in nine public schools in Lisbon´s district. The study was broken down into three distinct phases: pre-test, experimental intervention and post-test. In the pre-test, the participants of the sample were selected according to their performance regarding their spelling abilities on a 16 words dictation (minimum criterion of 50% frequency of errors) and intellectual performance, resulting in nine research groups: eight experimental groups and one control group. Only the experimental groups attended to two training sessions, favored by the different approaches to learning the orthographic rule. In the post-test phase, the nine group’s participants were asked to perform once again, the 16 words dictation, previously used in the pre-test phase. The results obtained from this study, through the use of parametric tests such as ANOVA at one factor (one way) and T-student, and a post-hoc analysis using Tukey's test, indicate that, in fact, there are significant differences between experimental groups and the control group. The first ones, when compared with the second, demonstrate progress on ownership of the spelling rule of nasalization before p and b after the intervention, regardless of the training program they have been subjected to.Silva, Ana CristinaRepositório do ISPASaragoça, Ana Teresa Viegas2016-07-15T17:43:06Z2009-01-01T00:00:00Z2009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4804porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:32Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4804Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:22:39.157556Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias para aprender ortografia: O caso da regra contextual nasalização diante de p e b
title Estratégias para aprender ortografia: O caso da regra contextual nasalização diante de p e b
spellingShingle Estratégias para aprender ortografia: O caso da regra contextual nasalização diante de p e b
Saragoça, Ana Teresa Viegas
Ortografia
Aprendizagem
Orthography
Learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Estratégias para aprender ortografia: O caso da regra contextual nasalização diante de p e b
title_full Estratégias para aprender ortografia: O caso da regra contextual nasalização diante de p e b
title_fullStr Estratégias para aprender ortografia: O caso da regra contextual nasalização diante de p e b
title_full_unstemmed Estratégias para aprender ortografia: O caso da regra contextual nasalização diante de p e b
title_sort Estratégias para aprender ortografia: O caso da regra contextual nasalização diante de p e b
author Saragoça, Ana Teresa Viegas
author_facet Saragoça, Ana Teresa Viegas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ana Cristina
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Saragoça, Ana Teresa Viegas
dc.subject.por.fl_str_mv Ortografia
Aprendizagem
Orthography
Learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Ortografia
Aprendizagem
Orthography
Learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009-01-01T00:00:00Z
2016-07-15T17:43:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/4804
url http://hdl.handle.net/10400.12/4804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130087162904576