Cerveja artesanal brasileira: uma abordagem à mensagem visual do rótulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Douglas Rafael
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/5838
Resumo: A comunicação visual antecede a história da humanidade, uma vez que sua origem é anterior à escrita. Antes mesmo da fala, já se fazia presente e assumia importante papel na vida em sociedade. O fato é que o ser humano é visual, consome incontáveis imagens no decorrer da vida e a interpretação de cada uma delas está relacionada às experiências, ao conhecimento, ao meio em que vivem. É essa habilidade inerente de visualizar, processar e interpretar as imagens que este estudo se propôs. Para tal, utiliza a imagem dos rótulos das principais cervejas artesanais brasileiras da atualidade, realizando uma leitura destas imagens. Com base na obra de Donis Dondis, foi possível estratificar cada um dos elementos da composição da imagem, de modo a obter a fundamentação necessária para a interpretação. Os estudos de Martine Joly e também Sandra Ramalho e Oliveira permitiram que as imagens fossem analisadas sistematicamente, correlacionando os elementos e justificando sua presença. As revisões teóricas possibilitaram a interpretação e o conjunto dessas ações resultou na leitura dos rótulos, entendidos aqui como uma única composição visual. Como resultado, foi possível estabelecer padrões entre as análises individuais, talvez não similares entre si, mas de relação entre os diferentes elementos que compõe. Referências regionais, de estilo, conectadas às diferentes características da cerveja, de cunho cultural e tradicional e também relacionada ao pertencimento, de associação com o conhecimento popular já difundido.
id RCAP_09003212e5f05fadde0a6d7ee67c7de0
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/5838
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cerveja artesanal brasileira: uma abordagem à mensagem visual do rótuloComunicação VisualImagemRótuloCerveja ArtesanalVisual CommunicationImageLabelCraft BeerDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA comunicação visual antecede a história da humanidade, uma vez que sua origem é anterior à escrita. Antes mesmo da fala, já se fazia presente e assumia importante papel na vida em sociedade. O fato é que o ser humano é visual, consome incontáveis imagens no decorrer da vida e a interpretação de cada uma delas está relacionada às experiências, ao conhecimento, ao meio em que vivem. É essa habilidade inerente de visualizar, processar e interpretar as imagens que este estudo se propôs. Para tal, utiliza a imagem dos rótulos das principais cervejas artesanais brasileiras da atualidade, realizando uma leitura destas imagens. Com base na obra de Donis Dondis, foi possível estratificar cada um dos elementos da composição da imagem, de modo a obter a fundamentação necessária para a interpretação. Os estudos de Martine Joly e também Sandra Ramalho e Oliveira permitiram que as imagens fossem analisadas sistematicamente, correlacionando os elementos e justificando sua presença. As revisões teóricas possibilitaram a interpretação e o conjunto dessas ações resultou na leitura dos rótulos, entendidos aqui como uma única composição visual. Como resultado, foi possível estabelecer padrões entre as análises individuais, talvez não similares entre si, mas de relação entre os diferentes elementos que compõe. Referências regionais, de estilo, conectadas às diferentes características da cerveja, de cunho cultural e tradicional e também relacionada ao pertencimento, de associação com o conhecimento popular já difundido.Visual communication predates the human history since its origin precedes the invention of writing. Even before the speech, it was present and took important role in life in society. The fact is human beings are visual, they consume countless images in the course of life and the interpretation of each one of them is related to the experiences, knowledge, environment which they live in. It is this inherent ability to visualize, process and interpret the images that has been proposed by this study. Therefore, it uses the image of the labels of the main Brazilian craft beers today, performing a reading of these images. Based on the work of Donis Dondis, it was possible to stratify each of the elements that comprise the image, in order to obtain the necessary validity for interpretation. The studies of Martine Joly and Sandra Ramalho e Oliveira allowed the images to be systematically analyzed by correlating the elements and justifying its presence. The theoretical revisions enabled the interpretation and all of these actions resulted in reading the labels, understood here as a single visual composition. As a result, it was possible to establish patterns between individual analyses, maybe not similar to each other, but the relationship between the different elements that compose it. Regional references, in style, connected to different characteristics, cultural and traditional measures and related to the membership, association with the popular knowledge spread.Mesquita, FranciscoRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaMarques, Douglas Rafael2017-02-24T16:09:43Z2016-07-27T00:00:00Z2016-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/5838porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:05:15Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/5838Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:42:42.506757Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cerveja artesanal brasileira: uma abordagem à mensagem visual do rótulo
title Cerveja artesanal brasileira: uma abordagem à mensagem visual do rótulo
spellingShingle Cerveja artesanal brasileira: uma abordagem à mensagem visual do rótulo
Marques, Douglas Rafael
Comunicação Visual
Imagem
Rótulo
Cerveja Artesanal
Visual Communication
Image
Label
Craft Beer
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Cerveja artesanal brasileira: uma abordagem à mensagem visual do rótulo
title_full Cerveja artesanal brasileira: uma abordagem à mensagem visual do rótulo
title_fullStr Cerveja artesanal brasileira: uma abordagem à mensagem visual do rótulo
title_full_unstemmed Cerveja artesanal brasileira: uma abordagem à mensagem visual do rótulo
title_sort Cerveja artesanal brasileira: uma abordagem à mensagem visual do rótulo
author Marques, Douglas Rafael
author_facet Marques, Douglas Rafael
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mesquita, Francisco
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Douglas Rafael
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Visual
Imagem
Rótulo
Cerveja Artesanal
Visual Communication
Image
Label
Craft Beer
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Comunicação Visual
Imagem
Rótulo
Cerveja Artesanal
Visual Communication
Image
Label
Craft Beer
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description A comunicação visual antecede a história da humanidade, uma vez que sua origem é anterior à escrita. Antes mesmo da fala, já se fazia presente e assumia importante papel na vida em sociedade. O fato é que o ser humano é visual, consome incontáveis imagens no decorrer da vida e a interpretação de cada uma delas está relacionada às experiências, ao conhecimento, ao meio em que vivem. É essa habilidade inerente de visualizar, processar e interpretar as imagens que este estudo se propôs. Para tal, utiliza a imagem dos rótulos das principais cervejas artesanais brasileiras da atualidade, realizando uma leitura destas imagens. Com base na obra de Donis Dondis, foi possível estratificar cada um dos elementos da composição da imagem, de modo a obter a fundamentação necessária para a interpretação. Os estudos de Martine Joly e também Sandra Ramalho e Oliveira permitiram que as imagens fossem analisadas sistematicamente, correlacionando os elementos e justificando sua presença. As revisões teóricas possibilitaram a interpretação e o conjunto dessas ações resultou na leitura dos rótulos, entendidos aqui como uma única composição visual. Como resultado, foi possível estabelecer padrões entre as análises individuais, talvez não similares entre si, mas de relação entre os diferentes elementos que compõe. Referências regionais, de estilo, conectadas às diferentes características da cerveja, de cunho cultural e tradicional e também relacionada ao pertencimento, de associação com o conhecimento popular já difundido.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-27T00:00:00Z
2016-07-27T00:00:00Z
2017-02-24T16:09:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/5838
url http://hdl.handle.net/10284/5838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130293647441920