Perfis e motivações dos participantes em megaeventos desportivos motorizados e o seu impacto nos destinos turísticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Alice Nina dos Santos Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/33746
Resumo: Os megaeventos desportivos motorizados têm sido uma temática pouco estudada na literatura. Em resultado, o perfil dos participantes, as suas motivações para viajar para destinos onde estes ocorrem, e os impactos nestes destinos são dimensões pouco conhecidas. Estes eventos, muitas vezes, recorrem ao marketing para se tornarem mais visíveis, no entanto é importante que este plano de marketing seja sólido, para que tanto o megaevento, como o destino consigam obter lucro. Assim, é necessário entender quais os perfis e as verdadeiras motivações dos indivíduos que viajam para cada um dos destinos em que estes ocorrem. A presente dissertação terá como objetivo abordar todos estes temas, tentando no final definir o perfil destes participantes, quais as suas motivações principais e secundárias, e o que é que estes fazem no destino para criar um impacto a nível turístico e económico. Com o intuito de responder a este objetivo, foi realizado um estudo bibliográfico que abordasse os temas centrais da dissertação, como o turismo desportivo e os tipos de turistas desportivos, os megaeventos desportivos e os megaeventos desportivos motorizados, o perfil e as motivações dos participantes destes eventos e o marketing e a inovação como fatores de atratividade. Após este estudo, optou-se pela criação de um questionário via online, que forneceu as respostas aos objetivos delineados. As conclusões retiradas da presente investigação foram ainda agrupadas a uma série de limitações sentidas e a sugestões para estudos futuros. Ainda assim, foi possível perceber que os fãs destes eventos são essencialmente de género masculino, têm idades compreendidas entre os 26 e os 40 anos, são indivíduos instruídos que trabalham e têm um rendimento entre os 1000€ e os 4000€. Ainda foi possível perceber que as suas motivações são diferentes, dependendo da sua idade, e que nem todas as suas motivações principais são apenas associadas ao evento em si. Para além disso, quase todos, à sua maneira, criam impactos no destino.
id RCAP_0909631582785e64cb28220ca53cfdcf
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/33746
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perfis e motivações dos participantes em megaeventos desportivos motorizados e o seu impacto nos destinos turísticosMegaeventos desportivos motorizadosTurismo desportivoPerfilMotivaçõesImpactosOs megaeventos desportivos motorizados têm sido uma temática pouco estudada na literatura. Em resultado, o perfil dos participantes, as suas motivações para viajar para destinos onde estes ocorrem, e os impactos nestes destinos são dimensões pouco conhecidas. Estes eventos, muitas vezes, recorrem ao marketing para se tornarem mais visíveis, no entanto é importante que este plano de marketing seja sólido, para que tanto o megaevento, como o destino consigam obter lucro. Assim, é necessário entender quais os perfis e as verdadeiras motivações dos indivíduos que viajam para cada um dos destinos em que estes ocorrem. A presente dissertação terá como objetivo abordar todos estes temas, tentando no final definir o perfil destes participantes, quais as suas motivações principais e secundárias, e o que é que estes fazem no destino para criar um impacto a nível turístico e económico. Com o intuito de responder a este objetivo, foi realizado um estudo bibliográfico que abordasse os temas centrais da dissertação, como o turismo desportivo e os tipos de turistas desportivos, os megaeventos desportivos e os megaeventos desportivos motorizados, o perfil e as motivações dos participantes destes eventos e o marketing e a inovação como fatores de atratividade. Após este estudo, optou-se pela criação de um questionário via online, que forneceu as respostas aos objetivos delineados. As conclusões retiradas da presente investigação foram ainda agrupadas a uma série de limitações sentidas e a sugestões para estudos futuros. Ainda assim, foi possível perceber que os fãs destes eventos são essencialmente de género masculino, têm idades compreendidas entre os 26 e os 40 anos, são indivíduos instruídos que trabalham e têm um rendimento entre os 1000€ e os 4000€. Ainda foi possível perceber que as suas motivações são diferentes, dependendo da sua idade, e que nem todas as suas motivações principais são apenas associadas ao evento em si. Para além disso, quase todos, à sua maneira, criam impactos no destino.The mega motor sports events have been a subject little studied in the literature. As a result, the participants' profile, their motivations to travel to destinations where they take place, and the impacts on these destinations are little known dimensions. These events often resort to marketing to become more visible, however it is important that this marketing plan is solid, so that both the mega event and the destination can make profit. Thus, it is necessary to understand which are the profiles and the real motivations of the individuals who travel to each of the destinations where these take place. This dissertation will aim to address all these issues, trying in the end to define the profile of these participants, what their main and secondary motivations are, and what they do at the destination to create an impact on the tourist and economic level. In order to answer this objective, a bibliographical study was carried out addressing the central themes of the dissertation, such as sports tourism and the types of sports tourists, sports mega events and motor sports mega events, the profile and motivations of the participants of these events and marketing and innovation as factors of attractiveness. Following this study, it was decided to create an inquiry via online, which provided the answers to the objectives outlined. The conclusions drawn from this research were further grouped to a series of limitations felt and suggestions for future studies. Even so, it was possible to perceive that the fans of these events are essentially male, aged between 26 and 40 years old, educated individuals who work and have an income between 1000€ and 4000€. It was also possible to see that their motivations are different depending on their age and that not all their main motivations are solely associated with the event itself. Furthermore, almost all of them, in their own way, create impacts on the destination.2022-04-27T14:08:31Z2021-12-20T00:00:00Z2021-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33746porFerreira, Alice Nina dos Santos Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:04:55Zoai:ria.ua.pt:10773/33746Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:05.745663Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perfis e motivações dos participantes em megaeventos desportivos motorizados e o seu impacto nos destinos turísticos
title Perfis e motivações dos participantes em megaeventos desportivos motorizados e o seu impacto nos destinos turísticos
spellingShingle Perfis e motivações dos participantes em megaeventos desportivos motorizados e o seu impacto nos destinos turísticos
Ferreira, Alice Nina dos Santos Oliveira
Megaeventos desportivos motorizados
Turismo desportivo
Perfil
Motivações
Impactos
title_short Perfis e motivações dos participantes em megaeventos desportivos motorizados e o seu impacto nos destinos turísticos
title_full Perfis e motivações dos participantes em megaeventos desportivos motorizados e o seu impacto nos destinos turísticos
title_fullStr Perfis e motivações dos participantes em megaeventos desportivos motorizados e o seu impacto nos destinos turísticos
title_full_unstemmed Perfis e motivações dos participantes em megaeventos desportivos motorizados e o seu impacto nos destinos turísticos
title_sort Perfis e motivações dos participantes em megaeventos desportivos motorizados e o seu impacto nos destinos turísticos
author Ferreira, Alice Nina dos Santos Oliveira
author_facet Ferreira, Alice Nina dos Santos Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Alice Nina dos Santos Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Megaeventos desportivos motorizados
Turismo desportivo
Perfil
Motivações
Impactos
topic Megaeventos desportivos motorizados
Turismo desportivo
Perfil
Motivações
Impactos
description Os megaeventos desportivos motorizados têm sido uma temática pouco estudada na literatura. Em resultado, o perfil dos participantes, as suas motivações para viajar para destinos onde estes ocorrem, e os impactos nestes destinos são dimensões pouco conhecidas. Estes eventos, muitas vezes, recorrem ao marketing para se tornarem mais visíveis, no entanto é importante que este plano de marketing seja sólido, para que tanto o megaevento, como o destino consigam obter lucro. Assim, é necessário entender quais os perfis e as verdadeiras motivações dos indivíduos que viajam para cada um dos destinos em que estes ocorrem. A presente dissertação terá como objetivo abordar todos estes temas, tentando no final definir o perfil destes participantes, quais as suas motivações principais e secundárias, e o que é que estes fazem no destino para criar um impacto a nível turístico e económico. Com o intuito de responder a este objetivo, foi realizado um estudo bibliográfico que abordasse os temas centrais da dissertação, como o turismo desportivo e os tipos de turistas desportivos, os megaeventos desportivos e os megaeventos desportivos motorizados, o perfil e as motivações dos participantes destes eventos e o marketing e a inovação como fatores de atratividade. Após este estudo, optou-se pela criação de um questionário via online, que forneceu as respostas aos objetivos delineados. As conclusões retiradas da presente investigação foram ainda agrupadas a uma série de limitações sentidas e a sugestões para estudos futuros. Ainda assim, foi possível perceber que os fãs destes eventos são essencialmente de género masculino, têm idades compreendidas entre os 26 e os 40 anos, são indivíduos instruídos que trabalham e têm um rendimento entre os 1000€ e os 4000€. Ainda foi possível perceber que as suas motivações são diferentes, dependendo da sua idade, e que nem todas as suas motivações principais são apenas associadas ao evento em si. Para além disso, quase todos, à sua maneira, criam impactos no destino.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-20T00:00:00Z
2021-12-20
2022-04-27T14:08:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/33746
url http://hdl.handle.net/10773/33746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137706398187520