As motivações do turista de aventura e a imagem dos destinos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Rita
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Seabra, Cláudia, Vicente, Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/4306
Resumo: O turismo de aventura é entendido como a deslocação de pessoas para espaços naturais, motivadas pela atração, pelo desconhecido e pela vontade de enfrentar situações de desafio físico e emocional (Beni, 2003). Este tipo de turismo impulsiona a prática de atividades físicas, que tem por intuito abranger emoções e riscos controlados, obrigando a técnicas e equipamentos particulares, garantindo a segurança de quem o pratica (Fernandes, 1998). O objetivo deste trabalho em progresso é analisar o perfil dos turistas de aventura na região Centro de Portugal, especificamente estudar as variáveis de motivação, risco e imagem. Pretende-se avaliar os diversos aspetos e elementos inerentes à prática deste tipo de turismo: o que motiva e influencia os turistas para o seu consumo, avaliar o risco como fator motivacional, bem como a imagem que um turista tem de um destino de aventura e de si mesmo após o consumo do produto.
id RCAP_f63bf72ce0eafab97624cf573af76827
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4306
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As motivações do turista de aventura e a imagem dos destinosTurismo de aventuraPerfil do turistaMotivaçõesRiscoImagemO turismo de aventura é entendido como a deslocação de pessoas para espaços naturais, motivadas pela atração, pelo desconhecido e pela vontade de enfrentar situações de desafio físico e emocional (Beni, 2003). Este tipo de turismo impulsiona a prática de atividades físicas, que tem por intuito abranger emoções e riscos controlados, obrigando a técnicas e equipamentos particulares, garantindo a segurança de quem o pratica (Fernandes, 1998). O objetivo deste trabalho em progresso é analisar o perfil dos turistas de aventura na região Centro de Portugal, especificamente estudar as variáveis de motivação, risco e imagem. Pretende-se avaliar os diversos aspetos e elementos inerentes à prática deste tipo de turismo: o que motiva e influencia os turistas para o seu consumo, avaliar o risco como fator motivacional, bem como a imagem que um turista tem de um destino de aventura e de si mesmo após o consumo do produto.Universidade de Aveiro, Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e TurismoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuLopes, RitaSeabra, CláudiaVicente, Margarida2017-02-02T09:06:17Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/4306porLopes, R,; Seabra, C. & Vicente, M. (2014). As motivações do turista de aventura e a imagem dos destinos. Revista Turismo & Desenvolvimento, 5(21/22), 77-78.1645-9261info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:02Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4306Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:49.584878Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As motivações do turista de aventura e a imagem dos destinos
title As motivações do turista de aventura e a imagem dos destinos
spellingShingle As motivações do turista de aventura e a imagem dos destinos
Lopes, Rita
Turismo de aventura
Perfil do turista
Motivações
Risco
Imagem
title_short As motivações do turista de aventura e a imagem dos destinos
title_full As motivações do turista de aventura e a imagem dos destinos
title_fullStr As motivações do turista de aventura e a imagem dos destinos
title_full_unstemmed As motivações do turista de aventura e a imagem dos destinos
title_sort As motivações do turista de aventura e a imagem dos destinos
author Lopes, Rita
author_facet Lopes, Rita
Seabra, Cláudia
Vicente, Margarida
author_role author
author2 Seabra, Cláudia
Vicente, Margarida
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Rita
Seabra, Cláudia
Vicente, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo de aventura
Perfil do turista
Motivações
Risco
Imagem
topic Turismo de aventura
Perfil do turista
Motivações
Risco
Imagem
description O turismo de aventura é entendido como a deslocação de pessoas para espaços naturais, motivadas pela atração, pelo desconhecido e pela vontade de enfrentar situações de desafio físico e emocional (Beni, 2003). Este tipo de turismo impulsiona a prática de atividades físicas, que tem por intuito abranger emoções e riscos controlados, obrigando a técnicas e equipamentos particulares, garantindo a segurança de quem o pratica (Fernandes, 1998). O objetivo deste trabalho em progresso é analisar o perfil dos turistas de aventura na região Centro de Portugal, especificamente estudar as variáveis de motivação, risco e imagem. Pretende-se avaliar os diversos aspetos e elementos inerentes à prática deste tipo de turismo: o que motiva e influencia os turistas para o seu consumo, avaliar o risco como fator motivacional, bem como a imagem que um turista tem de um destino de aventura e de si mesmo após o consumo do produto.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2017-02-02T09:06:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/4306
url http://hdl.handle.net/10400.19/4306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lopes, R,; Seabra, C. & Vicente, M. (2014). As motivações do turista de aventura e a imagem dos destinos. Revista Turismo & Desenvolvimento, 5(21/22), 77-78.
1645-9261
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro, Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro, Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130895444082688