As motivações do turista de aventura e a imagem dos destinos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/4306 |
Resumo: | O turismo de aventura é entendido como a deslocação de pessoas para espaços naturais, motivadas pela atração, pelo desconhecido e pela vontade de enfrentar situações de desafio físico e emocional (Beni, 2003). Este tipo de turismo impulsiona a prática de atividades físicas, que tem por intuito abranger emoções e riscos controlados, obrigando a técnicas e equipamentos particulares, garantindo a segurança de quem o pratica (Fernandes, 1998). O objetivo deste trabalho em progresso é analisar o perfil dos turistas de aventura na região Centro de Portugal, especificamente estudar as variáveis de motivação, risco e imagem. Pretende-se avaliar os diversos aspetos e elementos inerentes à prática deste tipo de turismo: o que motiva e influencia os turistas para o seu consumo, avaliar o risco como fator motivacional, bem como a imagem que um turista tem de um destino de aventura e de si mesmo após o consumo do produto. |
id |
RCAP_f63bf72ce0eafab97624cf573af76827 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4306 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As motivações do turista de aventura e a imagem dos destinosTurismo de aventuraPerfil do turistaMotivaçõesRiscoImagemO turismo de aventura é entendido como a deslocação de pessoas para espaços naturais, motivadas pela atração, pelo desconhecido e pela vontade de enfrentar situações de desafio físico e emocional (Beni, 2003). Este tipo de turismo impulsiona a prática de atividades físicas, que tem por intuito abranger emoções e riscos controlados, obrigando a técnicas e equipamentos particulares, garantindo a segurança de quem o pratica (Fernandes, 1998). O objetivo deste trabalho em progresso é analisar o perfil dos turistas de aventura na região Centro de Portugal, especificamente estudar as variáveis de motivação, risco e imagem. Pretende-se avaliar os diversos aspetos e elementos inerentes à prática deste tipo de turismo: o que motiva e influencia os turistas para o seu consumo, avaliar o risco como fator motivacional, bem como a imagem que um turista tem de um destino de aventura e de si mesmo após o consumo do produto.Universidade de Aveiro, Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e TurismoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuLopes, RitaSeabra, CláudiaVicente, Margarida2017-02-02T09:06:17Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/4306porLopes, R,; Seabra, C. & Vicente, M. (2014). As motivações do turista de aventura e a imagem dos destinos. Revista Turismo & Desenvolvimento, 5(21/22), 77-78.1645-9261info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:02Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4306Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:49.584878Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As motivações do turista de aventura e a imagem dos destinos |
title |
As motivações do turista de aventura e a imagem dos destinos |
spellingShingle |
As motivações do turista de aventura e a imagem dos destinos Lopes, Rita Turismo de aventura Perfil do turista Motivações Risco Imagem |
title_short |
As motivações do turista de aventura e a imagem dos destinos |
title_full |
As motivações do turista de aventura e a imagem dos destinos |
title_fullStr |
As motivações do turista de aventura e a imagem dos destinos |
title_full_unstemmed |
As motivações do turista de aventura e a imagem dos destinos |
title_sort |
As motivações do turista de aventura e a imagem dos destinos |
author |
Lopes, Rita |
author_facet |
Lopes, Rita Seabra, Cláudia Vicente, Margarida |
author_role |
author |
author2 |
Seabra, Cláudia Vicente, Margarida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Rita Seabra, Cláudia Vicente, Margarida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo de aventura Perfil do turista Motivações Risco Imagem |
topic |
Turismo de aventura Perfil do turista Motivações Risco Imagem |
description |
O turismo de aventura é entendido como a deslocação de pessoas para espaços naturais, motivadas pela atração, pelo desconhecido e pela vontade de enfrentar situações de desafio físico e emocional (Beni, 2003). Este tipo de turismo impulsiona a prática de atividades físicas, que tem por intuito abranger emoções e riscos controlados, obrigando a técnicas e equipamentos particulares, garantindo a segurança de quem o pratica (Fernandes, 1998). O objetivo deste trabalho em progresso é analisar o perfil dos turistas de aventura na região Centro de Portugal, especificamente estudar as variáveis de motivação, risco e imagem. Pretende-se avaliar os diversos aspetos e elementos inerentes à prática deste tipo de turismo: o que motiva e influencia os turistas para o seu consumo, avaliar o risco como fator motivacional, bem como a imagem que um turista tem de um destino de aventura e de si mesmo após o consumo do produto. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2017-02-02T09:06:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/4306 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/4306 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Lopes, R,; Seabra, C. & Vicente, M. (2014). As motivações do turista de aventura e a imagem dos destinos. Revista Turismo & Desenvolvimento, 5(21/22), 77-78. 1645-9261 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro, Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro, Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130895444082688 |