Estudo de padrões de digitação de escalas: uma estratégia para promover o domínio do diapasão da guitarra clássica no ensino artístico especializado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, André Pires Morais da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/43945
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_090e1d0036a445257f1944eedaf65a5b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43945
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo de padrões de digitação de escalas: uma estratégia para promover o domínio do diapasão da guitarra clássica no ensino artístico especializadoThe study of scales typing patterns: a strategy to promote the fretboard on the classical guitar educationEscalasPadrõesCAGEDDigitaçãoBraço da guitarraScalesPatternsTypingFretboardCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente projeto foi aplicado no Conservatório de Música de Vila do Conde em Portugal e teve como objetivo verificar a importância da aprendizagem de padrões de digitação de escalas específicos no estudo erudito da Guitarra clássica. A importância da prática regular do instrumento para uma melhoria da performance musical foi um tema amplamente abordado ao longo de todo o trabalho e constitui um dos aspetos mais relevantes do mesmo. Para o efeito, foram elaborados um conjunto de exercícios adaptados do CAGED System, e aplicados a uma amostra constituída por oito alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos. O processo de aprendizagem dos padrões de digitação de escalas foi dividido, inicialmente, em duas fases: de intervenção e posteriormente completadas com mais dois workshops. Foram também aplicados três questionários aos alunos, com o objetivo de perceber o impacto da aprendizagem dos diferentes padrões de digitação de escalas específicos num contexto de aprendizagem erudito da Guitarra clássica. Vários autores foram consultados ao longo desta investigação a fim de se fundamentar uma maior correspondência entre a música, a linguagem, os padrões e a aprendizagem, o que justifica a importância da escolha deste tema. Por fim, são realçados os pontos fortes e frágeis do presente estudo, sendo igualmente fornecidas sugestões para que os padrões de digitação de escalas se revelem ser uma ferramenta positiva para estimular a sensibilidade auditiva e visual dos alunos.This project was enforced in Conservatório de Música de Vila do Conde in Portugal and its main goal was to understand the impact of the learning process of specific scales digitation patterns when studying classical guitar. The importance of the regular practice of an instrument for an improvement of the musical performance was largely approached on this project and it is a main feature of it. During this research a set of exercises were conducted, adapted from the CAGED System, and applied to a sample group formed by eight students between the ages of six to eighteen years old. The learning process of the scales digitation patterns was divided in two phases: the intervention, later complemented with two workshop sessions. During this project three questionnaires were conducted with the students, in order to realize the impact of the apprenticeship of this specific scales digitation patterns in the schooling of erudite guitar. A vast number of authors were consulted during the construction of this project with the objective of connecting different areas: music, language, patterns and apprenticeship, enhancing the importance of this study. The scales typing patterns proved toAbeijón, Ricardo Iván BarcelóUniversidade do MinhoCosta, André Pires Morais da20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/43945por201366410info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43945Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:05.276269Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de padrões de digitação de escalas: uma estratégia para promover o domínio do diapasão da guitarra clássica no ensino artístico especializado
The study of scales typing patterns: a strategy to promote the fretboard on the classical guitar education
title Estudo de padrões de digitação de escalas: uma estratégia para promover o domínio do diapasão da guitarra clássica no ensino artístico especializado
spellingShingle Estudo de padrões de digitação de escalas: uma estratégia para promover o domínio do diapasão da guitarra clássica no ensino artístico especializado
Costa, André Pires Morais da
Escalas
Padrões
CAGED
Digitação
Braço da guitarra
Scales
Patterns
Typing
Fretboard
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Estudo de padrões de digitação de escalas: uma estratégia para promover o domínio do diapasão da guitarra clássica no ensino artístico especializado
title_full Estudo de padrões de digitação de escalas: uma estratégia para promover o domínio do diapasão da guitarra clássica no ensino artístico especializado
title_fullStr Estudo de padrões de digitação de escalas: uma estratégia para promover o domínio do diapasão da guitarra clássica no ensino artístico especializado
title_full_unstemmed Estudo de padrões de digitação de escalas: uma estratégia para promover o domínio do diapasão da guitarra clássica no ensino artístico especializado
title_sort Estudo de padrões de digitação de escalas: uma estratégia para promover o domínio do diapasão da guitarra clássica no ensino artístico especializado
author Costa, André Pires Morais da
author_facet Costa, André Pires Morais da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abeijón, Ricardo Iván Barceló
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, André Pires Morais da
dc.subject.por.fl_str_mv Escalas
Padrões
CAGED
Digitação
Braço da guitarra
Scales
Patterns
Typing
Fretboard
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Escalas
Padrões
CAGED
Digitação
Braço da guitarra
Scales
Patterns
Typing
Fretboard
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/43945
url http://hdl.handle.net/1822/43945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201366410
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132662692052992