Planeamento, intervenção, reflexão numa equipa de futebol: estágio académico S. C. Braga Sub-15

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quintal, Igor
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1927
Resumo: O presente estágio foi realizado no Sporting Clube de Braga, com funções de treinador adjunto da equipa A de iniciados (Sub 15) e tarefas de observação e análise de jogo, foram ainda realizadas tarefas ao nível da prospeção de jogadores para equipas de formação e seniores. De referir que este estágio teve a duração de uma época desportiva. Os nossos principais objetivos competitivos foram o de apuramento para a 3ª do campeonato nacional, acabamos até por nos sagrámos vice- campeões de Portugal superando largamente o perspetivado . O estudo efetuado pretende confrontar planeamento de treino versus situação real (operacionalização) e a operacionalização de treino versus situação percecionada, relativamente a tempos de prática efetiva , número de exerc ícios, duração total de treino, metodologia de treino, e noção de perceção relativa do esforço . Participaram neste estudo 3 treinadores de equipas de futebol de 11, uma equipa de S ub- 15, uma equipa de Sub - 17 e uma equipa de Sub - 19. F oram gravadas 4 Unidades de Treino de cada equipa (um microciclo) , perfazendo um total de 12 unidades de treino. Foram efetuadas, duas entrevistas por treino, totalizando 24 entrevistas . Como principais resu ltados, verificámos que não se verificam diferenças nas categorias de número de exercícios e duração total de treino. Já nas categorias de tempo de prática e noção de perceção relativa de esforço foram encontradas diferenças significativas.
id RCAP_092aa894bfa5f697da19859d754ce856
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1927
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Planeamento, intervenção, reflexão numa equipa de futebol: estágio académico S. C. Braga Sub-15planeamentoobservaçãooperacionalizaçãosituação percepcionadametodologia do treinofuteboltrain planningobservationtrain operationaltrain preceptiontrain methodologhyfootballO presente estágio foi realizado no Sporting Clube de Braga, com funções de treinador adjunto da equipa A de iniciados (Sub 15) e tarefas de observação e análise de jogo, foram ainda realizadas tarefas ao nível da prospeção de jogadores para equipas de formação e seniores. De referir que este estágio teve a duração de uma época desportiva. Os nossos principais objetivos competitivos foram o de apuramento para a 3ª do campeonato nacional, acabamos até por nos sagrámos vice- campeões de Portugal superando largamente o perspetivado . O estudo efetuado pretende confrontar planeamento de treino versus situação real (operacionalização) e a operacionalização de treino versus situação percecionada, relativamente a tempos de prática efetiva , número de exerc ícios, duração total de treino, metodologia de treino, e noção de perceção relativa do esforço . Participaram neste estudo 3 treinadores de equipas de futebol de 11, uma equipa de S ub- 15, uma equipa de Sub - 17 e uma equipa de Sub - 19. F oram gravadas 4 Unidades de Treino de cada equipa (um microciclo) , perfazendo um total de 12 unidades de treino. Foram efetuadas, duas entrevistas por treino, totalizando 24 entrevistas . Como principais resu ltados, verificámos que não se verificam diferenças nas categorias de número de exercícios e duração total de treino. Já nas categorias de tempo de prática e noção de perceção relativa de esforço foram encontradas diferenças significativas.The present internship was realized in Sporting Clube de Braga, we had functions as assistant coach in U15 team, and tasks in the observation and analyses of match department, we also realized tasks in the prospection department for the senior teams. The present internship had the duration of a sportive season. Our main competitive objective was to reach the 3 rd fase of national championship, we did the objective, we have been Portugal vice -champions The study goals is the comparison of the coach’s train planning versus real situation (train operationalization) and operationalization versus perceived situation, about practice time, exer cise number, total duration, train methodology and relative perception of effort. Was about 3 football teams (11), 1 U15 team, 1 U17 team and 1 U19 team – totalizing 3 football coaches. For the purpose of t his study, there’s was record in audio - visual form at 4 training units of each team, totalizing 12 sessions. We did 2 interviews per train totalizing 24 interviews . The m ain results of this study, we did not find differenc es in categories exercise numbers, and total durations, but we found significant diff erences in relative perception of effort and practice time categories.Loureiro, NunoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémQuintal, Igor2017-11-09T23:50:39Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1927TID:201899973porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:15Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1927Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:07.520268Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Planeamento, intervenção, reflexão numa equipa de futebol: estágio académico S. C. Braga Sub-15
title Planeamento, intervenção, reflexão numa equipa de futebol: estágio académico S. C. Braga Sub-15
spellingShingle Planeamento, intervenção, reflexão numa equipa de futebol: estágio académico S. C. Braga Sub-15
Quintal, Igor
planeamento
observação
operacionalização
situação percepcionada
metodologia do treino
futebol
train planning
observation
train operational
train preception
train methodologhy
football
title_short Planeamento, intervenção, reflexão numa equipa de futebol: estágio académico S. C. Braga Sub-15
title_full Planeamento, intervenção, reflexão numa equipa de futebol: estágio académico S. C. Braga Sub-15
title_fullStr Planeamento, intervenção, reflexão numa equipa de futebol: estágio académico S. C. Braga Sub-15
title_full_unstemmed Planeamento, intervenção, reflexão numa equipa de futebol: estágio académico S. C. Braga Sub-15
title_sort Planeamento, intervenção, reflexão numa equipa de futebol: estágio académico S. C. Braga Sub-15
author Quintal, Igor
author_facet Quintal, Igor
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Loureiro, Nuno
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Quintal, Igor
dc.subject.por.fl_str_mv planeamento
observação
operacionalização
situação percepcionada
metodologia do treino
futebol
train planning
observation
train operational
train preception
train methodologhy
football
topic planeamento
observação
operacionalização
situação percepcionada
metodologia do treino
futebol
train planning
observation
train operational
train preception
train methodologhy
football
description O presente estágio foi realizado no Sporting Clube de Braga, com funções de treinador adjunto da equipa A de iniciados (Sub 15) e tarefas de observação e análise de jogo, foram ainda realizadas tarefas ao nível da prospeção de jogadores para equipas de formação e seniores. De referir que este estágio teve a duração de uma época desportiva. Os nossos principais objetivos competitivos foram o de apuramento para a 3ª do campeonato nacional, acabamos até por nos sagrámos vice- campeões de Portugal superando largamente o perspetivado . O estudo efetuado pretende confrontar planeamento de treino versus situação real (operacionalização) e a operacionalização de treino versus situação percecionada, relativamente a tempos de prática efetiva , número de exerc ícios, duração total de treino, metodologia de treino, e noção de perceção relativa do esforço . Participaram neste estudo 3 treinadores de equipas de futebol de 11, uma equipa de S ub- 15, uma equipa de Sub - 17 e uma equipa de Sub - 19. F oram gravadas 4 Unidades de Treino de cada equipa (um microciclo) , perfazendo um total de 12 unidades de treino. Foram efetuadas, duas entrevistas por treino, totalizando 24 entrevistas . Como principais resu ltados, verificámos que não se verificam diferenças nas categorias de número de exercícios e duração total de treino. Já nas categorias de tempo de prática e noção de perceção relativa de esforço foram encontradas diferenças significativas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-09T23:50:39Z
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1927
TID:201899973
url http://hdl.handle.net/10400.15/1927
identifier_str_mv TID:201899973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137031177109504