Fotografias indiscretas, memórias emudecidas: mulheres comuns em teatros de guerra em Moçambique
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/92786 https://doi.org/10.6092/issn.2036-0967/12123 |
Resumo: | Este artigo aborda o papel das mulheres nos teatros da guerra colonial/de libertação em Moçambique, dando a conhecer fatos e agentes políticos que têm sido ativamente produzidos como inexistente pelas abordagens históricas dominantes. Combinando excertos de entrevistas com a análise da força de fotografias, o artigo expõe, à medida do possível, e com o ritmo das cautelas associadas ao desvelar de sentimentos vários (revolta, ódio, inveja, desalento e amor), fragmentos das experiências vividas por mulheres que conheceram a guerra na primeira pessoa. Estas memórias, de mulheres comuns, contribuem para subverter ausências, transformando-as em sujeitos ativos da história. |
id |
RCAP_093aec35f0a064e17fde14c6342e827c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/92786 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Fotografias indiscretas, memórias emudecidas: mulheres comuns em teatros de guerra em MoçambiqueViolência colonialQuestões éticasHistória públicaArquivos oraisDescolonizaçãoColonial violenceEthical issuesPublic historyOral archivesDecolonizationEste artigo aborda o papel das mulheres nos teatros da guerra colonial/de libertação em Moçambique, dando a conhecer fatos e agentes políticos que têm sido ativamente produzidos como inexistente pelas abordagens históricas dominantes. Combinando excertos de entrevistas com a análise da força de fotografias, o artigo expõe, à medida do possível, e com o ritmo das cautelas associadas ao desvelar de sentimentos vários (revolta, ódio, inveja, desalento e amor), fragmentos das experiências vividas por mulheres que conheceram a guerra na primeira pessoa. Estas memórias, de mulheres comuns, contribuem para subverter ausências, transformando-as em sujeitos ativos da história.This article addresses the role of women in during the colonial/liberation war in Mozambique, exposing actions and political agents that have been actively produced as non-existent by dominant historical approaches. Combining excerpts from interviews with the analysis of the power of photographs, the article debates, as deep as possible, and with the cautions measures associated with unveiling various feelings (revolt, hate, envy, discouragement and love), fragments of the experiences lived by women who knew war in the first person. These memories, of ordinary women, contribute to subvert absences, transforming them into active subjects of history.Alma Mater Studiorum - Università di Bologna2020-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/92786http://hdl.handle.net/10316/92786https://doi.org/10.6092/issn.2036-0967/12123por2036-0967https://doi.org/10.6092/issn.2036-0967/12123Meneses, Maria Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T06:31:04Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/92786Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:11:50.637690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fotografias indiscretas, memórias emudecidas: mulheres comuns em teatros de guerra em Moçambique |
title |
Fotografias indiscretas, memórias emudecidas: mulheres comuns em teatros de guerra em Moçambique |
spellingShingle |
Fotografias indiscretas, memórias emudecidas: mulheres comuns em teatros de guerra em Moçambique Meneses, Maria Paula Violência colonial Questões éticas História pública Arquivos orais Descolonização Colonial violence Ethical issues Public history Oral archives Decolonization |
title_short |
Fotografias indiscretas, memórias emudecidas: mulheres comuns em teatros de guerra em Moçambique |
title_full |
Fotografias indiscretas, memórias emudecidas: mulheres comuns em teatros de guerra em Moçambique |
title_fullStr |
Fotografias indiscretas, memórias emudecidas: mulheres comuns em teatros de guerra em Moçambique |
title_full_unstemmed |
Fotografias indiscretas, memórias emudecidas: mulheres comuns em teatros de guerra em Moçambique |
title_sort |
Fotografias indiscretas, memórias emudecidas: mulheres comuns em teatros de guerra em Moçambique |
author |
Meneses, Maria Paula |
author_facet |
Meneses, Maria Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meneses, Maria Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência colonial Questões éticas História pública Arquivos orais Descolonização Colonial violence Ethical issues Public history Oral archives Decolonization |
topic |
Violência colonial Questões éticas História pública Arquivos orais Descolonização Colonial violence Ethical issues Public history Oral archives Decolonization |
description |
Este artigo aborda o papel das mulheres nos teatros da guerra colonial/de libertação em Moçambique, dando a conhecer fatos e agentes políticos que têm sido ativamente produzidos como inexistente pelas abordagens históricas dominantes. Combinando excertos de entrevistas com a análise da força de fotografias, o artigo expõe, à medida do possível, e com o ritmo das cautelas associadas ao desvelar de sentimentos vários (revolta, ódio, inveja, desalento e amor), fragmentos das experiências vividas por mulheres que conheceram a guerra na primeira pessoa. Estas memórias, de mulheres comuns, contribuem para subverter ausências, transformando-as em sujeitos ativos da história. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/92786 http://hdl.handle.net/10316/92786 https://doi.org/10.6092/issn.2036-0967/12123 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/92786 https://doi.org/10.6092/issn.2036-0967/12123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2036-0967 https://doi.org/10.6092/issn.2036-0967/12123 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Alma Mater Studiorum - Università di Bologna |
publisher.none.fl_str_mv |
Alma Mater Studiorum - Università di Bologna |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134015101337600 |