A formação profissional numa empresa multinacional : um trunfo indispensável!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Raquel Abrantes, 1986-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/4499
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
id RCAP_094956ddb734e4489df0f39cefa60cc1
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/4499
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação profissional numa empresa multinacional : um trunfo indispensável!Formação de adultos - PortugalFormação profissional - empresasAprendizagem organizacionalGestão da formaçãoRelatórios de estágio de mestrado - 2011Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011O presente trabalho, enquadra-se na modalidade de estágio curricular, realizado na empresa AXA Portugal, para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, na área da Formação de Adultos. A área de intervenção em que esta modalidade de trabalho se insere é a Formação Profissional em contexto empresarial. E teve como principal objectivo compreender como se faz formação numa organização tão complexa e dinâmica como é o caso da AXA Portugal. Durante o estágio, integrei um conjunto de projectos e realizei várias actividades que incidiram, fundamentalmente, no apoio ao processo de diagnóstico, planeamento e divulgação do programa formativo da Academia AXA para 2011, na concepção, desenvolvimento e implementação de uma acção formativa, no envolvimento na gestão administrativa da formação e na dinamização das novas tecnologias, mais propriamente o novo portal da aprendizagem da Academia AXA (plataforma moodle). A realização do estágio curricular na Direcção de Formação da empresa multinacional AXA Portugal permitiu-me compreender como se pratica a formação profissional num contexto como este. Ao mesmo tempo, consolidei essas aprendizagens com um conjunto de bases teóricas que não só fundamentaram a área de intervenção em que estava a actuar, como também o contexto organizacional em que estava inserida.This work fits into the kind of curricular, in AXA Portugal, for the Degree of Master of Science in Education in the area of Adult Education. The area of intervention performed in this type of work was on Professional Training in a business context and had as main objective to understand how to do training in an organization as complex and dynamic as in the case of AXA Portugal. In methodological terms, I adopted the practices already used in the company with regard to training issues, since I have not been granted autonomy and flexibility needed to implement a draft stage. Thus, it integrates a number of projects and activities, which mainly focused on supporting the diagnostic process, planning and dissemination of the educational program of the Academy for 2011 AXA in the design, development and implementation of a training, involvement of administrative management training and stimulation of new technologies, more specifically the new portal AXA learning Academy (moodle). The realization of the traineeship at the Directorate of Training multinational AXA Portugal allowed me to understand how to practice vocational training in such a context. At the same time, consolidate these learnings with a set of theoretical bases that not only justified the intervention area that was acting, but also the organizational context in which it was inserted.Alves, Natália, 1958-Repositório da Universidade de LisboaMoreira, Raquel Abrantes, 1986-2011-11-17T17:15:37Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4499porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:45:30Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4499Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:07.302862Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação profissional numa empresa multinacional : um trunfo indispensável!
title A formação profissional numa empresa multinacional : um trunfo indispensável!
spellingShingle A formação profissional numa empresa multinacional : um trunfo indispensável!
Moreira, Raquel Abrantes, 1986-
Formação de adultos - Portugal
Formação profissional - empresas
Aprendizagem organizacional
Gestão da formação
Relatórios de estágio de mestrado - 2011
title_short A formação profissional numa empresa multinacional : um trunfo indispensável!
title_full A formação profissional numa empresa multinacional : um trunfo indispensável!
title_fullStr A formação profissional numa empresa multinacional : um trunfo indispensável!
title_full_unstemmed A formação profissional numa empresa multinacional : um trunfo indispensável!
title_sort A formação profissional numa empresa multinacional : um trunfo indispensável!
author Moreira, Raquel Abrantes, 1986-
author_facet Moreira, Raquel Abrantes, 1986-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Natália, 1958-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Raquel Abrantes, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de adultos - Portugal
Formação profissional - empresas
Aprendizagem organizacional
Gestão da formação
Relatórios de estágio de mestrado - 2011
topic Formação de adultos - Portugal
Formação profissional - empresas
Aprendizagem organizacional
Gestão da formação
Relatórios de estágio de mestrado - 2011
description Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-17T17:15:37Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/4499
url http://hdl.handle.net/10451/4499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134188121620480