Uma primeira experiência no mundo profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingos, Ana Lisa Cruz, 1989-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/10189
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
id RCAP_60b7b934726e89e5622b5cc3605ba844
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/10189
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma primeira experiência no mundo profissionalFormação profissional - PortugalFormação de adultos - PortugalCertificação profissionalRelatórios de estágio de mestrado - 2013Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013Através do presente relatório de estágio, inserido no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação na área de especialização em Formação de adultos, venho relatar e refletir sobre a minha primeira experiência no mundo profissional. O projecto de estágio incidiu principalmente sobre a temática da formação profissional, mais especificamente sobre o sistema e o processo de certificação de entidades formadoras. Os recursos humanos sempre foram elementos essenciais no seio de uma organização. Ao longo dos anos, esta importância dada aos recursos humanos foi crescendo e, consequentemente, a preocupação com as suas competências e habilidades foi igualmente valorizada. É neste sentido, que a formação profissional foi ganhando uma maior visibilidade dentro das organizações e no mercado em geral. Com o crescimento da formação profissional, em Portugal, foi necessário criar um sistema regulador da qualidade da formação profissional. Neste sentido, surge o sistema de acreditação de entidades formadoras, que tinha como objetivo controlar as entidades formadoras e garantir a manutenção da qualidade relativamente ao ciclo formativo. Esta mudança veio reorganizar a formação profissional. Contudo, como todas as mudanças, esta continha alguns aspetos difíceis de realizar e/ou avaliar. Assim, o processo de acreditação passa a ser um processo de certificação de entidades formadoras, no qual as entidades são avaliadas consoante as áreas de formação em que atuam. Desta forma, o presente relatório explica ainda o sistema e processo de certificação de entidades formadores e as suas implicações na formação profissional em Portugal, bem como os procedimentos necessários para o requerimento da certificação por parte das entidades formadoras acreditadas ou que pretendem obter a certificação pela primeira vez.Through this trainee stage report, inserted in the Master of Science in Education with a specialization in Adult Formation, I will reporting and reflecting about my first experience in the professional world. My trainee project was focused mainly on the issue of training, more specifically about the system and the process of certification from the formation entities. The Human resources had always been essential elements in the middle of the organization. Over the years, the importance given to human resources has been growing and the concerning with their skills and abilities was equally valued. It’s in this way that the professional training was gaining greater visibility inside of the organizations and on the market in general. With the growth of the professional training in Portugal, was necessary, under the European social context, to create a system of quality training. On this way, the system of accreditation of training entities appears whit the objective of controlling the training providers and assures the maintenance of quality on the training cycles. This change came reorganize the professional training, however, it had some difficult aspects to realize and evaluate. Therefore, the accreditation process has become a process of certification of training providers, in which the entities were evaluated accordingly with the training areas in which they operate. So, this report explains the system and process of certification from training entities and their implications for professional training in Portugal. We can also see, the procedures that an entity must follow to pass from accredited entity to an certified entity. In addition to my project, I will also reflect on the various activities developed along my trainee stage.Guimarães, Paula, 1967-Repositório da Universidade de LisboaDomingos, Ana Lisa Cruz, 1989-2014-01-20T16:53:21Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10189TID:201224054porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:55:19Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10189Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:12.476231Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma primeira experiência no mundo profissional
title Uma primeira experiência no mundo profissional
spellingShingle Uma primeira experiência no mundo profissional
Domingos, Ana Lisa Cruz, 1989-
Formação profissional - Portugal
Formação de adultos - Portugal
Certificação profissional
Relatórios de estágio de mestrado - 2013
title_short Uma primeira experiência no mundo profissional
title_full Uma primeira experiência no mundo profissional
title_fullStr Uma primeira experiência no mundo profissional
title_full_unstemmed Uma primeira experiência no mundo profissional
title_sort Uma primeira experiência no mundo profissional
author Domingos, Ana Lisa Cruz, 1989-
author_facet Domingos, Ana Lisa Cruz, 1989-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Paula, 1967-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingos, Ana Lisa Cruz, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação profissional - Portugal
Formação de adultos - Portugal
Certificação profissional
Relatórios de estágio de mestrado - 2013
topic Formação profissional - Portugal
Formação de adultos - Portugal
Certificação profissional
Relatórios de estágio de mestrado - 2013
description Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-20T16:53:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/10189
TID:201224054
url http://hdl.handle.net/10451/10189
identifier_str_mv TID:201224054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134236548005888