Performance das medidas de desempenho económico e de criação de valor no setor das telecomunicações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/6716 |
Resumo: | Ao longo dos últimos anos têm sido desenvolvidas novas metodologias de avaliação de empresas, tais como, o Economic Value Added (EVATM), o Cash Flow Return on Investment (CFROI), o Refined Economic Value Added (REVA) e o Cash Value Added (CVA). Utilizando a contabilidade como ferramenta de reporte financeiro, estes modelos pretendem medir o desempenho económico da empresa e utilizar esta visão económica para o propósito da avaliação de empresas. Apesar das metodologias de desempenho económico seguirem os princípios atualmente preconizados pela teoria financeira, existe uma grande discussão em torno da escolha do melhor modelo de avaliação motivada pela tentativa dos proponentes dos diversos modelos em mostrarem a superioridade dos seus modelos face aos dos seus concorrentes. O presente estudo tem como objetivo proceder à análise, no setor das telecomunicações, da relação entre as diversas medidas de desempenho, económico e tradicionais, com a rendibilidade obtida pelos acionistas, medida através do Total Shareholder Return (TSR), e com o Market Value Added (MVA). Os resultados do estudo não evidenciam a superioridade das métricas de desempenho económico face às métricas tradicionais, enquanto medidas de avaliação de desempenho. No que diz respeito à rendibilidade obtida pelos acionistas, os resultados do estudo evidenciam uma maior correlação entre as medidas de desempenho económico, nomeadamente do REVA, com o TSR do que as medidas de desempenho tradicionais. Relativamente ao MVA, os resultados do estudo mostram que as medidas contabilísticas, em particular o ROE, apresentam um conteúdo de informação incremental na explicação do MVA. |
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Performance das medidas de desempenho económico e de criação de valor no setor das telecomunicaçõesModelos de avaliaçãoEVAREVACFROIAo longo dos últimos anos têm sido desenvolvidas novas metodologias de avaliação de empresas, tais como, o Economic Value Added (EVATM), o Cash Flow Return on Investment (CFROI), o Refined Economic Value Added (REVA) e o Cash Value Added (CVA). Utilizando a contabilidade como ferramenta de reporte financeiro, estes modelos pretendem medir o desempenho económico da empresa e utilizar esta visão económica para o propósito da avaliação de empresas. Apesar das metodologias de desempenho económico seguirem os princípios atualmente preconizados pela teoria financeira, existe uma grande discussão em torno da escolha do melhor modelo de avaliação motivada pela tentativa dos proponentes dos diversos modelos em mostrarem a superioridade dos seus modelos face aos dos seus concorrentes. O presente estudo tem como objetivo proceder à análise, no setor das telecomunicações, da relação entre as diversas medidas de desempenho, económico e tradicionais, com a rendibilidade obtida pelos acionistas, medida através do Total Shareholder Return (TSR), e com o Market Value Added (MVA). Os resultados do estudo não evidenciam a superioridade das métricas de desempenho económico face às métricas tradicionais, enquanto medidas de avaliação de desempenho. No que diz respeito à rendibilidade obtida pelos acionistas, os resultados do estudo evidenciam uma maior correlação entre as medidas de desempenho económico, nomeadamente do REVA, com o TSR do que as medidas de desempenho tradicionais. Relativamente ao MVA, os resultados do estudo mostram que as medidas contabilísticas, em particular o ROE, apresentam um conteúdo de informação incremental na explicação do MVA.Over the last few years, new corporate valuation models, such as, Economic Value Added (EVATM), Cash Flow Return on Investment (CFROI), Refined Economic Value Added (REVA) and Cash Value Added (CVA), have been developed. Using accounting as financial reporting tool, the purpose of economic models is to measure the economic performance of a company and relate that performance to company valuation. Although the economic metrics are based in the most recent principles advocated by financial theory, there is a huge discussion about the best metric to choose for the valuation purpose motivated by the attempt of proprietors to show the superiority of their particular model over competing models. This study aims to analyze the relationship, in telecommunications industry, between accounting and economic performance metrics with shareholder’s return, measured by Total Shareholder Return (TSR), and Market Value Added (MVA). The results of this study did not show the superiority of economic metrics over the accounting metrics, as measures of performance. With concern to shareholder’s return, the study results show greater correlation of economic metrics, particularly of REVA, with TSR than accounting metrics. With regard to MVA, the study results show an incremental content of accounting measures, particularly of ROE, in explaining of MVA.2014-03-25T11:35:27Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/6716porCardoso, António Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:01:35Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6716Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:32:59.971252Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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