(Des)igualdades de género no vídeo clip "As long as you love me"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/47680 |
Resumo: | Uma análise cuidada do conteúdo dos media, pode ajudar a entender como são retratadas, na sociedade e para as pessoas, as mudanças sociais que nela se operam, pois o discurso por eles veiculado estabelece uma ligação entre os acontecimentos sociais, as tendências, os anseios, as expectativas e os padrões de comportamento a serem seguidos pelos recetores, alimentando artefactos e conteúdos fortemente marcados por conceções de género e sexualidade. O diálogo entre comunicação e género implica não só reforçar o olhar crítico em relação aos modos hegemónicos veiculados pelos meios de comunicação, mas também adequar o olhar sobre as práticas nos espaços de educação e formação. Importa conhecer, entre todas as ferramentas atualmente disponíveis, quais as que os/as alunos/as utilizam e quais as que têm potencial para uso em sala de aula. Aqui se inscrevem, em particular, os videoclipes, cujos componentes visuais e verbais podem motivar os/as jovens, promover uma aprendizagem mais profunda, estimular o fluxo de ideias, proporcionar uma oportunidade para a liberdade de expressão, entre outros. Assim sendo, a análise do caso “As Long As You Love Me”, de Justin Bieber, que a seguir se apresenta, integra um projeto que visa fazer um levantamento de possíveis contributos dos videoclipes para as (des)igualdades de género. |
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