A leitura e a escrita como passaporte para a viagem real e imaginária na disciplina de Português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palma, Teresa Alexandra Bule
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/157539
Resumo: Anexos para consulta na Biblioteca Mário Sottomayor Cardia
id RCAP_095abcdec8aae6a2919426aef804bb13
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/157539
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A leitura e a escrita como passaporte para a viagem real e imaginária na disciplina de PortuguêsEnsinoLeituraLiteraturaEscritaGéneros escolaresViagem realViagem imagináriaTeachingReadingLiteratureWritingSchool genresReal journeyImaginary journeyDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoAnexos para consulta na Biblioteca Mário Sottomayor CardiaO presente relatório visa apresentar uma reflexão teórica e crítica em torno da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, no Colégio Mira Rio, em Lisboa, durante o ano letivo de 2020/2021. Pretende-se expor os percursos didáticos desenvolvidos para turmas de 7.º e 10.º anos, cujo principal enfoque foi os domínios da leitura e da escrita, inspirados, em parte, na sequência didática de Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004) e no percurso didático de Jorge (2019). Pretende-se, igualmente, refletir sobre a sua adequação e pertinência no contexto pedagógico em causa, bem como sobre os desafios detetados na aplicação dos mesmos. A construção dos percursos didáticos teve como ponto de partida a leitura e a análise de um corpus de textos empíricos, literários e não literários, alusivos ao tema da viagem e incidiu, essencialmente, sobre o trabalho com os géneros escolares. Neste sentido, a reflexão apresentada contempla o seu ensino-aprendizagem, assim como o conjunto de atividades realizadas com vista à apropriação de géneros textuais como o roteiro, a reportagem, o comentário e o relato de viagem.The following report aims to present a theoretical and critical reflection on the Supervised Teaching Practice carried out under the Master’s Degree in Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, at Colégio Mira Rio, in Lisbon, during the academic year of 2020/2021. This report aims to present the didactic paths designed for 7th and 10th graders, which focused on the reading and writing skills, having Dolz, Noverraz & Schneuwly’s (2004) teaching sequences and Jorge (2019) didactic path as their basis. Furthermore, a reflection about their adequacy and importance in that particular context will be presented, as well as the challenges dealt with at implementing them in classes. The didactic paths were designed having reading and the analysis of a corpuses of empirical texts, literary and non-literary, about travelling as a starting point, essentially to work upon the genres of the Portuguese syllabus of both grades, 7th and 10th. Therefore, not only does this report present a reflection upon the teaching and learning process, but it also presents the activities implemented, so that the text genres such as travel guide, reportage, comment and travel narratives would be learnt.Valentim, Helena Virgínia TopaCarvalho, Matilde Alves GonçalvesRUNPalma, Teresa Alexandra Bule2023-09-08T15:26:24Z2022-04-052022-01-282022-04-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/157539TID:203004574porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:39:53Zoai:run.unl.pt:10362/157539Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:56:47.282563Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A leitura e a escrita como passaporte para a viagem real e imaginária na disciplina de Português
title A leitura e a escrita como passaporte para a viagem real e imaginária na disciplina de Português
spellingShingle A leitura e a escrita como passaporte para a viagem real e imaginária na disciplina de Português
Palma, Teresa Alexandra Bule
Ensino
Leitura
Literatura
Escrita
Géneros escolares
Viagem real
Viagem imaginária
Teaching
Reading
Literature
Writing
School genres
Real journey
Imaginary journey
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A leitura e a escrita como passaporte para a viagem real e imaginária na disciplina de Português
title_full A leitura e a escrita como passaporte para a viagem real e imaginária na disciplina de Português
title_fullStr A leitura e a escrita como passaporte para a viagem real e imaginária na disciplina de Português
title_full_unstemmed A leitura e a escrita como passaporte para a viagem real e imaginária na disciplina de Português
title_sort A leitura e a escrita como passaporte para a viagem real e imaginária na disciplina de Português
author Palma, Teresa Alexandra Bule
author_facet Palma, Teresa Alexandra Bule
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valentim, Helena Virgínia Topa
Carvalho, Matilde Alves Gonçalves
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Palma, Teresa Alexandra Bule
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Leitura
Literatura
Escrita
Géneros escolares
Viagem real
Viagem imaginária
Teaching
Reading
Literature
Writing
School genres
Real journey
Imaginary journey
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino
Leitura
Literatura
Escrita
Géneros escolares
Viagem real
Viagem imaginária
Teaching
Reading
Literature
Writing
School genres
Real journey
Imaginary journey
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Anexos para consulta na Biblioteca Mário Sottomayor Cardia
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-05
2022-01-28
2022-04-05T00:00:00Z
2023-09-08T15:26:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/157539
TID:203004574
url http://hdl.handle.net/10362/157539
identifier_str_mv TID:203004574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138151919255552