A caracterização dos fenómenos de fronteira na passagem das crianças do 1º para o 2º ciclo do ensino básico: a atitude diagnóstica na transição1º/2º ciclo. Estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barradas, Ana Rosa Carrilho
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/17705
Resumo: A presente investigação encontra-se inserida na érea científica das Ciências da Educação e no domínio científico da Análise de Contextos Educativos. O estudo foi desenvolvido com base num grupo de alunos de um Agrupamento de Escolas do distrito de Portalegre e, pretendeu estudar os fenómenos de fronteira vivenciados pelas crianças, na transição do 1° para o 2° Ciclo do Ensino Básico. Foi nosso objetivo procurar demonstrar que o diagnóstico de necessidades educativas e formativas dos agentes educativos é fudamental para organizar o processo ensino/aprendizagem e para implementar cartas estratégicas de intervenção. Partindo deste pressuposto, procurámos por um lado, elaborar uma carta de sinais de forma a despistar indicadores de desconforto, de quebra de partilha e de enquistamento, considerados como manifestações normais enquadrados em atitudes de defesa e por outro, analisar os contextos do 1º e 2° Ciclos, de forma a identificar a articulação 1°/2° Ciclo e, ainda a transversalidade educativa e pedagógica. Trata-se de um estudo caso, inserido, por isso, numa metodologia qualitativa de natureza interpretativa sustentado pela caracterização dos atos e factos educativos, numa perspetiva sistémica. As opções metodológicas e as diversas técnicas de recolha de dados utilizadas permitiram numa análise e uma triangulação de dados e garantiram validade interna da investigação ". Na revisão da literatura desenvolveu-se a fundamentação teórica dando-se enfoque ao desenvolvimento cognitivo das crianças e aos contextos de intervenção. Neste âmbito, procedeu-se a uma reflexão sobre a importância da caracterização dos contextos educativos e sobre a construção de uma teoria emergente da prática, explicitando-se os princípios fundantes necessários à análise dos contextos educativos que sustentam uma pedagogia de ajuda e que são expressos através de um novo modelo de escola — A Escola Sensível e Transformacionista. Abordou-se também, a pertinência de um diagnóstico de necessidades educativas das crianças e formativas dos agentes de ensino e ainda a construção de variáveis de análise, essenciais a um conhecimento mais alargado dos contextos educativos. Foi realizada ainda, uma reflexão sobre a utilidade da técnica do espelhamento, como veículo de mudança das práticas de intervenção dos profissionais de educação. Assim, o estudo caso, orientado pelas questões enunciadas permitiu verificar que os agentes de ensino trabalham mais em função dos métodos, das técnicas e dos conteúdos, tendo em conta os objetivos pessoais e organizacionais. Em simultâneo, adotam critérios pouco rigorosos e científicos na caracterização dos grupos/turma e dos atos e factos educativos/pedagógicos, não avaliando os sinais emitidos pelas crianças. Isto é, não diagnosticando as reais necessidades das crianças nem das o onde lecionam. As suas estratégias de intervenção são, por isso, pouco eficazes, não prevenindo os fenómenos que coexistem no processo ensino I aprendizagem. De salientar por fim que as conclusões extraídas são específicas desta amostra. Todavia, os resultados apesentados, ainda que não sejam generalizáveis são considerados validos. ABSTRACT: The present research is inserted in the Education Science scientistfic area and in the Educational Contexts Analysis scientific domain. This study was developed taking as basis a students’ group of a Schools’ Group of the Portalegre district and aimed to study the border phenomena experienced by the children in the transition from the first to the second stage of basic education. It was our purpose to try to demonstrate that the diagnosis of educational and formative needs of the educational agents is fundamental to organize the teaching — learning process and to implement strategic intervention cards. Beginning with this presupposition we searched, on the one hand, to elaborate a signs’ card to mislead discomfort, partition break and encasement indicators, considered as normal reactions included in defense attitudes, and on the other hand, to analyze the contexts of first and second stages of basic education in order to identify the articulation of these stages and still the educational and pedagogic transversality. That’s why this is a case study inserted in a qualitative methodology of interpretative nature sustained by the educational acts’ and facts’ characterization in a systemic perspective. The methodological options and the diverse data collecting techniques permitted a data analysis and triangulation and guaranteed the internal validation of the research. In the literature revision a theoretical grounded idea developed itself giving focus to the children’s cognitive development and to the intervention contexts. In this field, was proceeded a reflection about the importance of educational contexts characterization and the construction of a theory emerged of the practice, explaining the founding principles necessary to the educational contexts analysis that support a helping pedagogy and that are expressed through a new school model - The Sensible and Transformationist School. It was also treated the pertinence of children’s educational needs diagnosis and the formative needs of the teaching agents and still the variable analysis construction essential to a larger knowledge of the educational contexts. It was still made a reflection about the utility of the mirror technique as a changing means of the intervention practices of the education professionals. Thus, the ease study, oriented by the mentioned questions permitted to verify that the education agents work more in function of the methods, techniques and contents, taking into account personal and organizational goals. Simultaneously, they adopt not very rigorous and scientific criteria to the group’s classes and educational pedagogic acts’ and facts’ characterization, by not evaluating the signals expressed by the children. This is, not diagnosing the children’s real needs or the organizations’ needs where they teach at their intervention strategies are therefore not very efficient, by not preventing the phenomena that coexist in the teaching — learning process. To point out finally that the conclusions extracted are specific to this sample. However, the presented results, although are not generalized, are considered valid.
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Partindo deste pressuposto, procurámos por um lado, elaborar uma carta de sinais de forma a despistar indicadores de desconforto, de quebra de partilha e de enquistamento, considerados como manifestações normais enquadrados em atitudes de defesa e por outro, analisar os contextos do 1º e 2° Ciclos, de forma a identificar a articulação 1°/2° Ciclo e, ainda a transversalidade educativa e pedagógica. Trata-se de um estudo caso, inserido, por isso, numa metodologia qualitativa de natureza interpretativa sustentado pela caracterização dos atos e factos educativos, numa perspetiva sistémica. As opções metodológicas e as diversas técnicas de recolha de dados utilizadas permitiram numa análise e uma triangulação de dados e garantiram validade interna da investigação ". Na revisão da literatura desenvolveu-se a fundamentação teórica dando-se enfoque ao desenvolvimento cognitivo das crianças e aos contextos de intervenção. Neste âmbito, procedeu-se a uma reflexão sobre a importância da caracterização dos contextos educativos e sobre a construção de uma teoria emergente da prática, explicitando-se os princípios fundantes necessários à análise dos contextos educativos que sustentam uma pedagogia de ajuda e que são expressos através de um novo modelo de escola — A Escola Sensível e Transformacionista. Abordou-se também, a pertinência de um diagnóstico de necessidades educativas das crianças e formativas dos agentes de ensino e ainda a construção de variáveis de análise, essenciais a um conhecimento mais alargado dos contextos educativos. Foi realizada ainda, uma reflexão sobre a utilidade da técnica do espelhamento, como veículo de mudança das práticas de intervenção dos profissionais de educação. Assim, o estudo caso, orientado pelas questões enunciadas permitiu verificar que os agentes de ensino trabalham mais em função dos métodos, das técnicas e dos conteúdos, tendo em conta os objetivos pessoais e organizacionais. Em simultâneo, adotam critérios pouco rigorosos e científicos na caracterização dos grupos/turma e dos atos e factos educativos/pedagógicos, não avaliando os sinais emitidos pelas crianças. Isto é, não diagnosticando as reais necessidades das crianças nem das o onde lecionam. As suas estratégias de intervenção são, por isso, pouco eficazes, não prevenindo os fenómenos que coexistem no processo ensino I aprendizagem. De salientar por fim que as conclusões extraídas são específicas desta amostra. Todavia, os resultados apesentados, ainda que não sejam generalizáveis são considerados validos. ABSTRACT: The present research is inserted in the Education Science scientistfic area and in the Educational Contexts Analysis scientific domain. This study was developed taking as basis a students’ group of a Schools’ Group of the Portalegre district and aimed to study the border phenomena experienced by the children in the transition from the first to the second stage of basic education. It was our purpose to try to demonstrate that the diagnosis of educational and formative needs of the educational agents is fundamental to organize the teaching — learning process and to implement strategic intervention cards. Beginning with this presupposition we searched, on the one hand, to elaborate a signs’ card to mislead discomfort, partition break and encasement indicators, considered as normal reactions included in defense attitudes, and on the other hand, to analyze the contexts of first and second stages of basic education in order to identify the articulation of these stages and still the educational and pedagogic transversality. That’s why this is a case study inserted in a qualitative methodology of interpretative nature sustained by the educational acts’ and facts’ characterization in a systemic perspective. The methodological options and the diverse data collecting techniques permitted a data analysis and triangulation and guaranteed the internal validation of the research. In the literature revision a theoretical grounded idea developed itself giving focus to the children’s cognitive development and to the intervention contexts. In this field, was proceeded a reflection about the importance of educational contexts characterization and the construction of a theory emerged of the practice, explaining the founding principles necessary to the educational contexts analysis that support a helping pedagogy and that are expressed through a new school model - The Sensible and Transformationist School. It was also treated the pertinence of children’s educational needs diagnosis and the formative needs of the teaching agents and still the variable analysis construction essential to a larger knowledge of the educational contexts. It was still made a reflection about the utility of the mirror technique as a changing means of the intervention practices of the education professionals. Thus, the ease study, oriented by the mentioned questions permitted to verify that the education agents work more in function of the methods, techniques and contents, taking into account personal and organizational goals. Simultaneously, they adopt not very rigorous and scientific criteria to the group’s classes and educational pedagogic acts’ and facts’ characterization, by not evaluating the signals expressed by the children. 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Neste âmbito, procedeu-se a uma reflexão sobre a importância da caracterização dos contextos educativos e sobre a construção de uma teoria emergente da prática, explicitando-se os princípios fundantes necessários à análise dos contextos educativos que sustentam uma pedagogia de ajuda e que são expressos através de um novo modelo de escola — A Escola Sensível e Transformacionista. Abordou-se também, a pertinência de um diagnóstico de necessidades educativas das crianças e formativas dos agentes de ensino e ainda a construção de variáveis de análise, essenciais a um conhecimento mais alargado dos contextos educativos. Foi realizada ainda, uma reflexão sobre a utilidade da técnica do espelhamento, como veículo de mudança das práticas de intervenção dos profissionais de educação. Assim, o estudo caso, orientado pelas questões enunciadas permitiu verificar que os agentes de ensino trabalham mais em função dos métodos, das técnicas e dos conteúdos, tendo em conta os objetivos pessoais e organizacionais. Em simultâneo, adotam critérios pouco rigorosos e científicos na caracterização dos grupos/turma e dos atos e factos educativos/pedagógicos, não avaliando os sinais emitidos pelas crianças. Isto é, não diagnosticando as reais necessidades das crianças nem das o onde lecionam. As suas estratégias de intervenção são, por isso, pouco eficazes, não prevenindo os fenómenos que coexistem no processo ensino I aprendizagem. De salientar por fim que as conclusões extraídas são específicas desta amostra. Todavia, os resultados apesentados, ainda que não sejam generalizáveis são considerados validos. ABSTRACT: The present research is inserted in the Education Science scientistfic area and in the Educational Contexts Analysis scientific domain. 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It was also treated the pertinence of children’s educational needs diagnosis and the formative needs of the teaching agents and still the variable analysis construction essential to a larger knowledge of the educational contexts. It was still made a reflection about the utility of the mirror technique as a changing means of the intervention practices of the education professionals. Thus, the ease study, oriented by the mentioned questions permitted to verify that the education agents work more in function of the methods, techniques and contents, taking into account personal and organizational goals. Simultaneously, they adopt not very rigorous and scientific criteria to the group’s classes and educational pedagogic acts’ and facts’ characterization, by not evaluating the signals expressed by the children. This is, not diagnosing the children’s real needs or the organizations’ needs where they teach at their intervention strategies are therefore not very efficient, by not preventing the phenomena that coexist in the teaching — learning process. To point out finally that the conclusions extracted are specific to this sample. However, the presented results, although are not generalized, are considered valid.
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