Dois anos depois do Sinógeno: Uma experiência antropofágica, de sacrilégio a atração do aniversário da cidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34623/bzpq-k482 |
Resumo: | Neste trabalho, refletimos acerca das questões sobre tradição e modernidade nas percepções artísticas e culturais da tradição sineira na cidade de São João del-Rei no estado de Minas Gerais. Trazemos como material de análise o EP audiovisual Sinógeno. Ao ser difundida, a obra foi acompanhada de diversas polêmicas, entre os que endossaram sua contemporaneidade e os que a acusaram de sacrilégio. Dois anos após a publicação, houve diversos movimentos de resposta dos artistas, incorporando as críticas como objeto de discussão e marketing. O resultado se expressou no aniversário dos 309 anos da cidade, onde foi realizada uma performance ao vivo no centro, juntamente às procissões e badaladas comemorativas. De que modo uma obra que foi tão ostracizada por uma parcela da população conseguiu ser executada de forma sincrônica às comemorações tradicionais e ser tão bem recebida pelo público ao ponto de tocar junto aos sineiros e procissões? Aqui, pretendemos analisar estas e outras questões. Na introdução, apresentaremos um panorama das ruas sanjoanenses em dois momentos, no fim do ciclo do ouro, e no aniversário dos 309 anos; depois analisaremos a relação entre a produção audiovisual do Sinógeno e a tradição sineira, que atravessa a paisagem sonora e a experiência sanjoanense cotidiana. A seção conclusiva ressalta o caminho que o EP percorreu desde as críticas iniciais até a performance ao vivo, e propõe que a cultura dos sinos é reinventada e negociada pelas pessoas que a movimentam diariamente. |
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Dois anos depois do Sinógeno: Uma experiência antropofágica, de sacrilégio a atração do aniversário da cidadeTwo years after Sinógeno: An anthropophagic experience, from sacrilege to attraction in the city’s anniversaryTwo years after Sinógeno: An anthropophagic experience, from sacrilege to attraction in the city’s anniversaryTwo years after Sinógeno: An anthropophagic experience, from sacrilege to attraction in the city’s anniversaryAnthropology of ArtSociology of CultureAcoustemologyBell citiesModernismAnthropology of ArtSociology of CultureAcoustemologyBell citiesModernismAnthropology of ArtSociology of CultureAcoustemologyBell citiesModernismAntropologia da ArteSociologia da CulturaAcustemologiaCidades sineirasModernismo mineiroNeste trabalho, refletimos acerca das questões sobre tradição e modernidade nas percepções artísticas e culturais da tradição sineira na cidade de São João del-Rei no estado de Minas Gerais. Trazemos como material de análise o EP audiovisual Sinógeno. Ao ser difundida, a obra foi acompanhada de diversas polêmicas, entre os que endossaram sua contemporaneidade e os que a acusaram de sacrilégio. Dois anos após a publicação, houve diversos movimentos de resposta dos artistas, incorporando as críticas como objeto de discussão e marketing. O resultado se expressou no aniversário dos 309 anos da cidade, onde foi realizada uma performance ao vivo no centro, juntamente às procissões e badaladas comemorativas. De que modo uma obra que foi tão ostracizada por uma parcela da população conseguiu ser executada de forma sincrônica às comemorações tradicionais e ser tão bem recebida pelo público ao ponto de tocar junto aos sineiros e procissões? Aqui, pretendemos analisar estas e outras questões. Na introdução, apresentaremos um panorama das ruas sanjoanenses em dois momentos, no fim do ciclo do ouro, e no aniversário dos 309 anos; depois analisaremos a relação entre a produção audiovisual do Sinógeno e a tradição sineira, que atravessa a paisagem sonora e a experiência sanjoanense cotidiana. A seção conclusiva ressalta o caminho que o EP percorreu desde as críticas iniciais até a performance ao vivo, e propõe que a cultura dos sinos é reinventada e negociada pelas pessoas que a movimentam diariamente. In this work, we reflect on the questions about tradition and modernity in the artistic and cultural perceptions of the bell tradition in the city of São João del-Rei in the state of Minas Gerais. We bring as analysis material the audiovisual EP Sinógeno. When it was disseminated, the work was accompanied by several controversies between those who endorsed its contemporaneity and those who accused it of sacrilege. Two years after publication, there were several response movements from artists, incorporating criticism as an object of discussion and marketing. The result is expressed in the city’s 309th anniversary, where a live performance was held in the center, along with processions and commemorative bells. How did a work that was so ostracized by a portion of the population manage to be performed in synchrony with traditional celebrations and be so well received by the public to the point of playing along with bell ringers and processions? Here, we intend to analyze these and other questions. in the introduction, we will present an overview of the streets of sanjoanenses in two moments, at the end of the gold cycle, and on the 309th anniversary; then we will analyze the relationship between the audiovisual production of Sinógeno and the bell tradition, which crosses the soundscape and the daily experience of sanjoanense. The concluding session underscores the path the EP has taken from initial reviews to live performance and proposes that bell culture is reinvented and negotiated by the people who move it daily.In this work, we reflect on the questions about tradition and modernity in the artistic and cultural perceptions of the bell tradition in the city of São João del-Rei in the state of Minas Gerais. We bring as analysis material the audiovisual EP Sinógeno. When it was disseminated, the work was accompanied by several controversies between those who endorsed its contemporaneity and those who accused it of sacrilege. Two years after publication, there were several response movements from artists, incorporating criticism as an object of discussion and marketing. The result is expressed in the city’s 309th anniversary, where a live performance was held in the center, along with processions and commemorative bells. How did a work that was so ostracized by a portion of the population manage to be performed in synchrony with traditional celebrations and be so well received by the public to the point of playing along with bell ringers and processions? Here, we intend to analyze these and other questions. in the introduction, we will present an overview of the streets of sanjoanenses in two moments, at the end of the gold cycle, and on the 309th anniversary; then we will analyze the relationship between the audiovisual production of Sinógeno and the bell tradition, which crosses the soundscape and the daily experience of sanjoanense. The concluding session underscores the path the EP has taken from initial reviews to live performance and proposes that bell culture is reinvented and negotiated by the people who move it daily.In this work, we reflect on the questions about tradition and modernity in the artistic and cultural perceptions of the bell tradition in the city of São João del-Rei in the state of Minas Gerais. We bring as analysis material the audiovisual EP Sinógeno. When it was disseminated, the work was accompanied by several controversies between those who endorsed its contemporaneity and those who accused it of sacrilege. Two years after publication, there were several response movements from artists, incorporating criticism as an object of discussion and marketing. The result is expressed in the city’s 309th anniversary, where a live performance was held in the center, along with processions and commemorative bells. How did a work that was so ostracized by a portion of the population manage to be performed in synchrony with traditional celebrations and be so well received by the public to the point of playing along with bell ringers and processions? Here, we intend to analyze these and other questions. in the introduction, we will present an overview of the streets of sanjoanenses in two moments, at the end of the gold cycle, and on the 309th anniversary; then we will analyze the relationship between the audiovisual production of Sinógeno and the bell tradition, which crosses the soundscape and the daily experience of sanjoanense. The concluding session underscores the path the EP has taken from initial reviews to live performance and proposes that bell culture is reinvented and negotiated by the people who move it daily.CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação2023-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://doi.org/10.34623/bzpq-k482https://doi.org/10.34623/bzpq-k482Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; v. 3 n. 1 (2023): Média-Arte Digital; 102-1172184-8661reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/118https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/118/122https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/118/123Direitos de Autor (c) 2023 João Pedro Sanson, Thais Vilarinfo:eu-repo/semantics/openAccessSanson, João PedroVilar, Thais2023-03-28T04:00:42Zoai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/118Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:54.512939Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Neste trabalho, refletimos acerca das questões sobre tradição e modernidade nas percepções artísticas e culturais da tradição sineira na cidade de São João del-Rei no estado de Minas Gerais. Trazemos como material de análise o EP audiovisual Sinógeno. Ao ser difundida, a obra foi acompanhada de diversas polêmicas, entre os que endossaram sua contemporaneidade e os que a acusaram de sacrilégio. Dois anos após a publicação, houve diversos movimentos de resposta dos artistas, incorporando as críticas como objeto de discussão e marketing. O resultado se expressou no aniversário dos 309 anos da cidade, onde foi realizada uma performance ao vivo no centro, juntamente às procissões e badaladas comemorativas. De que modo uma obra que foi tão ostracizada por uma parcela da população conseguiu ser executada de forma sincrônica às comemorações tradicionais e ser tão bem recebida pelo público ao ponto de tocar junto aos sineiros e procissões? Aqui, pretendemos analisar estas e outras questões. Na introdução, apresentaremos um panorama das ruas sanjoanenses em dois momentos, no fim do ciclo do ouro, e no aniversário dos 309 anos; depois analisaremos a relação entre a produção audiovisual do Sinógeno e a tradição sineira, que atravessa a paisagem sonora e a experiência sanjoanense cotidiana. A seção conclusiva ressalta o caminho que o EP percorreu desde as críticas iniciais até a performance ao vivo, e propõe que a cultura dos sinos é reinventada e negociada pelas pessoas que a movimentam diariamente. |
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