Um olhar mediador sobre a Deficiência e a Formação Profissional- O caso do Centro de Formação Profissional do Centro de Educação do Cidadão Deficiente de Mira Sintra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Gracinda Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/2619
Resumo: Apesar da força de alguns discursos sobre a inclusão e a interculturalidade como formas de viver conjuntamente, a aceitação da diferença no seio da organização ainda não existe na totalidade das empresas ou instituições sociais. Um dos grupos que tem maior dificuldade de inserção no mercado de trabalho é o das pessoas portadoras de deficiência, necessitando, muitas vezes, de apoio do Estado, nomeadamente, através do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). O IEFP auxilia através da integração em cursos de formação profissional ou através de Contratos de Emprego e Inserção. O Centro de Educação do Cidadão Deficiente (CECD) de Mira Sintra, na sua valência de Centro de Formação Profissional, forma cidadãos portadores de deficiência, ou com algum tipo de incapacidade, de modo a que estes adquiram competências fundamentais para a sua inserção no mercado de trabalho. Para além de uma formação prática, com estágio em diferentes locais de acordo com as características do curso, são ainda capacitados com formação de competências pessoais e sociais, de modo a possuírem um “Know-how”, o mais vasto possível, que permita a sua inserção profissional de modo amplo e total. O CECD de Mira Sintra tem uma grande preocupação com a inserção profissional dos seus formandos, possibilitando a estes, sempre que possível, ajuda após a conclusão do curso, a nível da elaboração de currículos, auxílio na preparação de entrevistas, no transporte para o local destas, bem como auxílio na resposta a anúncios ou ofertas de trabalho, de modo a que consigam fazer face às dificuldades que lhes surgem. Este relatório dá conta das atividades e metodologia desenvolvidas no âmbito de um estágio de mestrado, com recurso a observação direta participante, investigação-ação e análise documental, pondo em prática a mediação intercultural sempre que possível, no processo da intervenção social.
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