Effect of font-size, real-size, and mental imagery on JOLs and memory

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalot, Rogério Gonçalves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/55703
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
id RCAP_09728b52505fbe7a7a3e886c41113cda
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55703
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Effect of font-size, real-size, and mental imagery on JOLs and memoryMetamemoryFluencyBeliefsJOLsFont-sizeMetamemóriaFluênciaCrençasTamanho da fonteCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaIt is a daily task of a student to predict accurately which material it needs more study effort, in order to fully assure it is properly memorized. Sometimes, students might pick some specific cue to gather information on which material he will remember easier and at this point he calculates a judgement of learning (JOL). When a JOL does not correspond to the actual memory performance, it is called a metamemory illusion. There are two main theories to explain this phenomenon, theory-based and experienced-based processes. In this study, we collected JOLs and passed a free recall test to 60 participants (mainly psychology students) to each one of a 64 list of words. The list varied in font-size (small - 18 pt.; large - 48 pt.), in real size (small - “needle”; large - “elephant”) and in mental imagery (instructions to image each word or no instructions at all). Participants regarded larger font-size as more memorable with no differences in recall (font-size effect). Small real size was regarded as more memorable along with improved recall as well but this effect was only found on small font-size. No more significant effects were found.Um estudante enfrenta diariamente constantes desafios na aprendizagem e um deles é prever se o que estudou está realmente memorizado. Possivelmente, o estudante poderá usar uma pista específica do material estudado para calcular um julgamento de aprendizagem (JOL). Quando um JOL não corresponde à realidade e o estudante não memoriza o material estudado, este sofreu uma ilusão de metamemória. Existem atualmente duas perspetivas, uma baseada em processos experienciais e outra em processos cognitivos teóricos, onde tentam explicar a causa deste fenómeno. Na presente investigação, foram recolhidos JOLs de 60 participantes e feito um free recall test de uma lista de 64 palavras. Esta lista variava no tamanho da fonte (pequeno – 18 pt.; grande – 48 pt.), no tamanho do referente da palavra (pequeno – “agulha”; grande – “elefante”) e imaginabilidade (instruções para imaginar ou sem instruções). Os participantes percecionaram o tamanho da fonte grande como mais fácil de recordar enquanto o tamanho da fonte não teve qualquer efeito na recordação. Julgaram o tamanho de referente pequeno como mais fácil de recordar junto de uma melhoria significativa na memória, no entanto, este efeito foi encontrado apenas para o tamanho da fonte pequeno. Não foram encontrados efeitos na diferença de instruções para imaginar.Albuquerque, Pedro BarbasLuna, KarlosUniversidade do MinhoDalot, Rogério Gonçalves20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/55703eng201952122info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55703Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:52:53.194029Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Effect of font-size, real-size, and mental imagery on JOLs and memory
title Effect of font-size, real-size, and mental imagery on JOLs and memory
spellingShingle Effect of font-size, real-size, and mental imagery on JOLs and memory
Dalot, Rogério Gonçalves
Metamemory
Fluency
Beliefs
JOLs
Font-size
Metamemória
Fluência
Crenças
Tamanho da fonte
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Effect of font-size, real-size, and mental imagery on JOLs and memory
title_full Effect of font-size, real-size, and mental imagery on JOLs and memory
title_fullStr Effect of font-size, real-size, and mental imagery on JOLs and memory
title_full_unstemmed Effect of font-size, real-size, and mental imagery on JOLs and memory
title_sort Effect of font-size, real-size, and mental imagery on JOLs and memory
author Dalot, Rogério Gonçalves
author_facet Dalot, Rogério Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Albuquerque, Pedro Barbas
Luna, Karlos
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalot, Rogério Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Metamemory
Fluency
Beliefs
JOLs
Font-size
Metamemória
Fluência
Crenças
Tamanho da fonte
Ciências Sociais::Psicologia
topic Metamemory
Fluency
Beliefs
JOLs
Font-size
Metamemória
Fluência
Crenças
Tamanho da fonte
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/55703
url http://hdl.handle.net/1822/55703
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 201952122
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133122551349248