Ensino do português como segunda língua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Célia Maria Pereira Duarte
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11901
Resumo: A sociedade portuguesa está em constante mudança diária, impondo uma reiterada adaptação no sistema de ensino e nas regras educacionais. Atendendo aos fenómenos de imigração e globalização que a nossa sociedade tem vivido nos últimos tempos, essa adaptação é cada vez mais pertinente, obrigando à adoção de métodos e estratégias que permitam o acolhimento dos cidadãos estrangeiros e o ensino eficaz da Língua Portuguesa, enquanto língua não materna. Os professores do 1.º Ciclo de Ensino Básico que se encontram a lecionar alunos que têm o Português como PLNM não estão preparados para o ensino específico do Português a esses alunos. Igualmente, as escolas ou agrupamentos de escolas não têm condições para disponibilizar recursos humanos para o ensino especializado de PLNM quando necessário, nem para dar formação e apoio imprescindível aos professores nesses casos. Nem mesmo o país e o sistema de ensino estão dotados do material didático fundamental que possibilite o ensino eficaz do Português. Consequentemente, considerando insuficientes as soluções que têm sido encontradas para fazer face a estas dificuldades, decidi proceder à análise minuciosa dos obstáculos encontrados pelos professores de 1.º CEB. Deste modo, procedi à análise dos obstáculos com que os professores se deparam diariamente, indicando, a final, algumas sugestões enquanto professora e cidadã. Ser professor é um desafio constante e é crucial moldarmo-nos às necessidades da sociedade e, principalmente, dos nossos alunos.
id RCAP_0987097a67fc7e535404063056df1275
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11901
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino do português como segunda línguaa perspetiva dos professores do 1º CEBEnsino de LínguasEnsino de Uma Segunda LínguaLíngua PortuguesaEnsino Básico 1º CicloA sociedade portuguesa está em constante mudança diária, impondo uma reiterada adaptação no sistema de ensino e nas regras educacionais. Atendendo aos fenómenos de imigração e globalização que a nossa sociedade tem vivido nos últimos tempos, essa adaptação é cada vez mais pertinente, obrigando à adoção de métodos e estratégias que permitam o acolhimento dos cidadãos estrangeiros e o ensino eficaz da Língua Portuguesa, enquanto língua não materna. Os professores do 1.º Ciclo de Ensino Básico que se encontram a lecionar alunos que têm o Português como PLNM não estão preparados para o ensino específico do Português a esses alunos. Igualmente, as escolas ou agrupamentos de escolas não têm condições para disponibilizar recursos humanos para o ensino especializado de PLNM quando necessário, nem para dar formação e apoio imprescindível aos professores nesses casos. Nem mesmo o país e o sistema de ensino estão dotados do material didático fundamental que possibilite o ensino eficaz do Português. Consequentemente, considerando insuficientes as soluções que têm sido encontradas para fazer face a estas dificuldades, decidi proceder à análise minuciosa dos obstáculos encontrados pelos professores de 1.º CEB. Deste modo, procedi à análise dos obstáculos com que os professores se deparam diariamente, indicando, a final, algumas sugestões enquanto professora e cidadã. Ser professor é um desafio constante e é crucial moldarmo-nos às necessidades da sociedade e, principalmente, dos nossos alunos.Oliveira, Rosa Maria Neves Nazaré de, 1958-Repositório ComumGalvão, Célia Maria Pereira Duarte2016-03-08T12:03:31Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11901201333821porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:40Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11901Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:35.284911Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino do português como segunda língua
a perspetiva dos professores do 1º CEB
title Ensino do português como segunda língua
spellingShingle Ensino do português como segunda língua
Galvão, Célia Maria Pereira Duarte
Ensino de Línguas
Ensino de Uma Segunda Língua
Língua Portuguesa
Ensino Básico 1º Ciclo
title_short Ensino do português como segunda língua
title_full Ensino do português como segunda língua
title_fullStr Ensino do português como segunda língua
title_full_unstemmed Ensino do português como segunda língua
title_sort Ensino do português como segunda língua
author Galvão, Célia Maria Pereira Duarte
author_facet Galvão, Célia Maria Pereira Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Rosa Maria Neves Nazaré de, 1958-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Célia Maria Pereira Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Línguas
Ensino de Uma Segunda Língua
Língua Portuguesa
Ensino Básico 1º Ciclo
topic Ensino de Línguas
Ensino de Uma Segunda Língua
Língua Portuguesa
Ensino Básico 1º Ciclo
description A sociedade portuguesa está em constante mudança diária, impondo uma reiterada adaptação no sistema de ensino e nas regras educacionais. Atendendo aos fenómenos de imigração e globalização que a nossa sociedade tem vivido nos últimos tempos, essa adaptação é cada vez mais pertinente, obrigando à adoção de métodos e estratégias que permitam o acolhimento dos cidadãos estrangeiros e o ensino eficaz da Língua Portuguesa, enquanto língua não materna. Os professores do 1.º Ciclo de Ensino Básico que se encontram a lecionar alunos que têm o Português como PLNM não estão preparados para o ensino específico do Português a esses alunos. Igualmente, as escolas ou agrupamentos de escolas não têm condições para disponibilizar recursos humanos para o ensino especializado de PLNM quando necessário, nem para dar formação e apoio imprescindível aos professores nesses casos. Nem mesmo o país e o sistema de ensino estão dotados do material didático fundamental que possibilite o ensino eficaz do Português. Consequentemente, considerando insuficientes as soluções que têm sido encontradas para fazer face a estas dificuldades, decidi proceder à análise minuciosa dos obstáculos encontrados pelos professores de 1.º CEB. Deste modo, procedi à análise dos obstáculos com que os professores se deparam diariamente, indicando, a final, algumas sugestões enquanto professora e cidadã. Ser professor é um desafio constante e é crucial moldarmo-nos às necessidades da sociedade e, principalmente, dos nossos alunos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014-01-01T00:00:00Z
2016-03-08T12:03:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/11901
201333821
url http://hdl.handle.net/10400.26/11901
identifier_str_mv 201333821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130011916042240