Ensino do português como segunda língua
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/11901 |
Resumo: | A sociedade portuguesa está em constante mudança diária, impondo uma reiterada adaptação no sistema de ensino e nas regras educacionais. Atendendo aos fenómenos de imigração e globalização que a nossa sociedade tem vivido nos últimos tempos, essa adaptação é cada vez mais pertinente, obrigando à adoção de métodos e estratégias que permitam o acolhimento dos cidadãos estrangeiros e o ensino eficaz da Língua Portuguesa, enquanto língua não materna. Os professores do 1.º Ciclo de Ensino Básico que se encontram a lecionar alunos que têm o Português como PLNM não estão preparados para o ensino específico do Português a esses alunos. Igualmente, as escolas ou agrupamentos de escolas não têm condições para disponibilizar recursos humanos para o ensino especializado de PLNM quando necessário, nem para dar formação e apoio imprescindível aos professores nesses casos. Nem mesmo o país e o sistema de ensino estão dotados do material didático fundamental que possibilite o ensino eficaz do Português. Consequentemente, considerando insuficientes as soluções que têm sido encontradas para fazer face a estas dificuldades, decidi proceder à análise minuciosa dos obstáculos encontrados pelos professores de 1.º CEB. Deste modo, procedi à análise dos obstáculos com que os professores se deparam diariamente, indicando, a final, algumas sugestões enquanto professora e cidadã. Ser professor é um desafio constante e é crucial moldarmo-nos às necessidades da sociedade e, principalmente, dos nossos alunos. |
id |
RCAP_0987097a67fc7e535404063056df1275 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11901 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino do português como segunda línguaa perspetiva dos professores do 1º CEBEnsino de LínguasEnsino de Uma Segunda LínguaLíngua PortuguesaEnsino Básico 1º CicloA sociedade portuguesa está em constante mudança diária, impondo uma reiterada adaptação no sistema de ensino e nas regras educacionais. Atendendo aos fenómenos de imigração e globalização que a nossa sociedade tem vivido nos últimos tempos, essa adaptação é cada vez mais pertinente, obrigando à adoção de métodos e estratégias que permitam o acolhimento dos cidadãos estrangeiros e o ensino eficaz da Língua Portuguesa, enquanto língua não materna. Os professores do 1.º Ciclo de Ensino Básico que se encontram a lecionar alunos que têm o Português como PLNM não estão preparados para o ensino específico do Português a esses alunos. Igualmente, as escolas ou agrupamentos de escolas não têm condições para disponibilizar recursos humanos para o ensino especializado de PLNM quando necessário, nem para dar formação e apoio imprescindível aos professores nesses casos. Nem mesmo o país e o sistema de ensino estão dotados do material didático fundamental que possibilite o ensino eficaz do Português. Consequentemente, considerando insuficientes as soluções que têm sido encontradas para fazer face a estas dificuldades, decidi proceder à análise minuciosa dos obstáculos encontrados pelos professores de 1.º CEB. Deste modo, procedi à análise dos obstáculos com que os professores se deparam diariamente, indicando, a final, algumas sugestões enquanto professora e cidadã. Ser professor é um desafio constante e é crucial moldarmo-nos às necessidades da sociedade e, principalmente, dos nossos alunos.Oliveira, Rosa Maria Neves Nazaré de, 1958-Repositório ComumGalvão, Célia Maria Pereira Duarte2016-03-08T12:03:31Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11901201333821porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:40Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11901Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:35.284911Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino do português como segunda língua a perspetiva dos professores do 1º CEB |
title |
Ensino do português como segunda língua |
spellingShingle |
Ensino do português como segunda língua Galvão, Célia Maria Pereira Duarte Ensino de Línguas Ensino de Uma Segunda Língua Língua Portuguesa Ensino Básico 1º Ciclo |
title_short |
Ensino do português como segunda língua |
title_full |
Ensino do português como segunda língua |
title_fullStr |
Ensino do português como segunda língua |
title_full_unstemmed |
Ensino do português como segunda língua |
title_sort |
Ensino do português como segunda língua |
author |
Galvão, Célia Maria Pereira Duarte |
author_facet |
Galvão, Célia Maria Pereira Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Rosa Maria Neves Nazaré de, 1958- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galvão, Célia Maria Pereira Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Línguas Ensino de Uma Segunda Língua Língua Portuguesa Ensino Básico 1º Ciclo |
topic |
Ensino de Línguas Ensino de Uma Segunda Língua Língua Portuguesa Ensino Básico 1º Ciclo |
description |
A sociedade portuguesa está em constante mudança diária, impondo uma reiterada adaptação no sistema de ensino e nas regras educacionais. Atendendo aos fenómenos de imigração e globalização que a nossa sociedade tem vivido nos últimos tempos, essa adaptação é cada vez mais pertinente, obrigando à adoção de métodos e estratégias que permitam o acolhimento dos cidadãos estrangeiros e o ensino eficaz da Língua Portuguesa, enquanto língua não materna. Os professores do 1.º Ciclo de Ensino Básico que se encontram a lecionar alunos que têm o Português como PLNM não estão preparados para o ensino específico do Português a esses alunos. Igualmente, as escolas ou agrupamentos de escolas não têm condições para disponibilizar recursos humanos para o ensino especializado de PLNM quando necessário, nem para dar formação e apoio imprescindível aos professores nesses casos. Nem mesmo o país e o sistema de ensino estão dotados do material didático fundamental que possibilite o ensino eficaz do Português. Consequentemente, considerando insuficientes as soluções que têm sido encontradas para fazer face a estas dificuldades, decidi proceder à análise minuciosa dos obstáculos encontrados pelos professores de 1.º CEB. Deste modo, procedi à análise dos obstáculos com que os professores se deparam diariamente, indicando, a final, algumas sugestões enquanto professora e cidadã. Ser professor é um desafio constante e é crucial moldarmo-nos às necessidades da sociedade e, principalmente, dos nossos alunos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014-01-01T00:00:00Z 2016-03-08T12:03:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/11901 201333821 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/11901 |
identifier_str_mv |
201333821 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130011916042240 |