A aprendizagem do inglês língua estrangeira no 1º ciclo do ensino básico: factores de motivação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23771 |
Resumo: | Este estudo partiu do pressuposto de que a Motivação é fundamental para a aprendizagem de uma Língua Estrangeira. Tem como principais objectivos a identificação das atitudes dos alunos do l0ci clo perante o primeiro contacto com as aulas de Inglês, bem como a identificação de factores determinantes na motivação para essa aprendizagem, uma vez que estes alunos são, geralmente, considerados aprendentes particularmente motivados. Assim, a identificação desses factores pode contribuir para a descoberta de novos caminhos conducentes a uma melhor compreensão da relação afectiva que os alunos do l0 ciclo do Ensino Básico estabelecem com a aprendizagem da Língua Estrangeira. Utilizaram-se dois métodos de recolha de dados: o inquérito por questionário e a observação directa das aulas de Inglês, esta última focalizada nos comportamentos explícitos e aspectos não-verbais, indicadores de emoções e sentimentos. Procedeu-se, então, a uma análise qualitativa dos dados recolhidos, com realce especial para a expressão dos factores de motivação identificados, análise essa que permitiu um melhor entendimento dos processos motivacionais e afectivos dos alunos no que respeita a aprendizagem da Língua Estrangeira. |
id |
RCAP_fd175e18475a4743cd1d37211fadc0a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/23771 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A aprendizagem do inglês língua estrangeira no 1º ciclo do ensino básico: factores de motivaçãoLíngua inglesaEnsino de línguas - Ensino básico 1º cicloEnsino de uma segunda línguaEste estudo partiu do pressuposto de que a Motivação é fundamental para a aprendizagem de uma Língua Estrangeira. Tem como principais objectivos a identificação das atitudes dos alunos do l0ci clo perante o primeiro contacto com as aulas de Inglês, bem como a identificação de factores determinantes na motivação para essa aprendizagem, uma vez que estes alunos são, geralmente, considerados aprendentes particularmente motivados. Assim, a identificação desses factores pode contribuir para a descoberta de novos caminhos conducentes a uma melhor compreensão da relação afectiva que os alunos do l0 ciclo do Ensino Básico estabelecem com a aprendizagem da Língua Estrangeira. Utilizaram-se dois métodos de recolha de dados: o inquérito por questionário e a observação directa das aulas de Inglês, esta última focalizada nos comportamentos explícitos e aspectos não-verbais, indicadores de emoções e sentimentos. Procedeu-se, então, a uma análise qualitativa dos dados recolhidos, com realce especial para a expressão dos factores de motivação identificados, análise essa que permitiu um melhor entendimento dos processos motivacionais e afectivos dos alunos no que respeita a aprendizagem da Língua Estrangeira.This study was built upon the premise that Motivation is an essential issue in what concems foreign language learning. Its main objectives were to identify the attitudes lStcycle students bring to their first foreign language classes and to identify some determinant motivational factors, since prímary students are generally considered a particularly enthusiastic group of learners. Hence the identification of such factors can contribute to the discovery of new paths leading to a beiter understanding of the affective relation studentllanguage learning, knowing that each student is motivated differently. To collect the data two methods were used: the application of questionnaires and direct observation of the English lessons, the later focusing on the students' open behaviours and on non-verbal aspects of the emotional communication. The analysis of data collected was qualitatie, enhancing the students' perceptions of the motivational factors identified in order to clarify some aspects of the affective and motivational processes of foreign language learning .Universidade de Aveiro20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23771porAlmeida, Mafalda Maria de Carvalho Sampaio Ferrari deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:46:55Zoai:ria.ua.pt:10773/23771Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:43.107462Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem do inglês língua estrangeira no 1º ciclo do ensino básico: factores de motivação |
title |
A aprendizagem do inglês língua estrangeira no 1º ciclo do ensino básico: factores de motivação |
spellingShingle |
A aprendizagem do inglês língua estrangeira no 1º ciclo do ensino básico: factores de motivação Almeida, Mafalda Maria de Carvalho Sampaio Ferrari de Língua inglesa Ensino de línguas - Ensino básico 1º ciclo Ensino de uma segunda língua |
title_short |
A aprendizagem do inglês língua estrangeira no 1º ciclo do ensino básico: factores de motivação |
title_full |
A aprendizagem do inglês língua estrangeira no 1º ciclo do ensino básico: factores de motivação |
title_fullStr |
A aprendizagem do inglês língua estrangeira no 1º ciclo do ensino básico: factores de motivação |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem do inglês língua estrangeira no 1º ciclo do ensino básico: factores de motivação |
title_sort |
A aprendizagem do inglês língua estrangeira no 1º ciclo do ensino básico: factores de motivação |
author |
Almeida, Mafalda Maria de Carvalho Sampaio Ferrari de |
author_facet |
Almeida, Mafalda Maria de Carvalho Sampaio Ferrari de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Mafalda Maria de Carvalho Sampaio Ferrari de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa Ensino de línguas - Ensino básico 1º ciclo Ensino de uma segunda língua |
topic |
Língua inglesa Ensino de línguas - Ensino básico 1º ciclo Ensino de uma segunda língua |
description |
Este estudo partiu do pressuposto de que a Motivação é fundamental para a aprendizagem de uma Língua Estrangeira. Tem como principais objectivos a identificação das atitudes dos alunos do l0ci clo perante o primeiro contacto com as aulas de Inglês, bem como a identificação de factores determinantes na motivação para essa aprendizagem, uma vez que estes alunos são, geralmente, considerados aprendentes particularmente motivados. Assim, a identificação desses factores pode contribuir para a descoberta de novos caminhos conducentes a uma melhor compreensão da relação afectiva que os alunos do l0 ciclo do Ensino Básico estabelecem com a aprendizagem da Língua Estrangeira. Utilizaram-se dois métodos de recolha de dados: o inquérito por questionário e a observação directa das aulas de Inglês, esta última focalizada nos comportamentos explícitos e aspectos não-verbais, indicadores de emoções e sentimentos. Procedeu-se, então, a uma análise qualitativa dos dados recolhidos, com realce especial para a expressão dos factores de motivação identificados, análise essa que permitiu um melhor entendimento dos processos motivacionais e afectivos dos alunos no que respeita a aprendizagem da Língua Estrangeira. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/23771 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/23771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137631646253056 |