A aprendizagem do inglês língua estrangeira no 1º ciclo do ensino básico: factores de motivação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Mafalda Maria de Carvalho Sampaio Ferrari de
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23771
Resumo: Este estudo partiu do pressuposto de que a Motivação é fundamental para a aprendizagem de uma Língua Estrangeira. Tem como principais objectivos a identificação das atitudes dos alunos do l0ci clo perante o primeiro contacto com as aulas de Inglês, bem como a identificação de factores determinantes na motivação para essa aprendizagem, uma vez que estes alunos são, geralmente, considerados aprendentes particularmente motivados. Assim, a identificação desses factores pode contribuir para a descoberta de novos caminhos conducentes a uma melhor compreensão da relação afectiva que os alunos do l0 ciclo do Ensino Básico estabelecem com a aprendizagem da Língua Estrangeira. Utilizaram-se dois métodos de recolha de dados: o inquérito por questionário e a observação directa das aulas de Inglês, esta última focalizada nos comportamentos explícitos e aspectos não-verbais, indicadores de emoções e sentimentos. Procedeu-se, então, a uma análise qualitativa dos dados recolhidos, com realce especial para a expressão dos factores de motivação identificados, análise essa que permitiu um melhor entendimento dos processos motivacionais e afectivos dos alunos no que respeita a aprendizagem da Língua Estrangeira.
id RCAP_fd175e18475a4743cd1d37211fadc0a1
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/23771
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem do inglês língua estrangeira no 1º ciclo do ensino básico: factores de motivaçãoLíngua inglesaEnsino de línguas - Ensino básico 1º cicloEnsino de uma segunda línguaEste estudo partiu do pressuposto de que a Motivação é fundamental para a aprendizagem de uma Língua Estrangeira. Tem como principais objectivos a identificação das atitudes dos alunos do l0ci clo perante o primeiro contacto com as aulas de Inglês, bem como a identificação de factores determinantes na motivação para essa aprendizagem, uma vez que estes alunos são, geralmente, considerados aprendentes particularmente motivados. Assim, a identificação desses factores pode contribuir para a descoberta de novos caminhos conducentes a uma melhor compreensão da relação afectiva que os alunos do l0 ciclo do Ensino Básico estabelecem com a aprendizagem da Língua Estrangeira. Utilizaram-se dois métodos de recolha de dados: o inquérito por questionário e a observação directa das aulas de Inglês, esta última focalizada nos comportamentos explícitos e aspectos não-verbais, indicadores de emoções e sentimentos. Procedeu-se, então, a uma análise qualitativa dos dados recolhidos, com realce especial para a expressão dos factores de motivação identificados, análise essa que permitiu um melhor entendimento dos processos motivacionais e afectivos dos alunos no que respeita a aprendizagem da Língua Estrangeira.This study was built upon the premise that Motivation is an essential issue in what concems foreign language learning. Its main objectives were to identify the attitudes lStcycle students bring to their first foreign language classes and to identify some determinant motivational factors, since prímary students are generally considered a particularly enthusiastic group of learners. Hence the identification of such factors can contribute to the discovery of new paths leading to a beiter understanding of the affective relation studentllanguage learning, knowing that each student is motivated differently. To collect the data two methods were used: the application of questionnaires and direct observation of the English lessons, the later focusing on the students' open behaviours and on non-verbal aspects of the emotional communication. The analysis of data collected was qualitatie, enhancing the students' perceptions of the motivational factors identified in order to clarify some aspects of the affective and motivational processes of foreign language learning .Universidade de Aveiro20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23771porAlmeida, Mafalda Maria de Carvalho Sampaio Ferrari deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:46:55Zoai:ria.ua.pt:10773/23771Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:43.107462Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem do inglês língua estrangeira no 1º ciclo do ensino básico: factores de motivação
title A aprendizagem do inglês língua estrangeira no 1º ciclo do ensino básico: factores de motivação
spellingShingle A aprendizagem do inglês língua estrangeira no 1º ciclo do ensino básico: factores de motivação
Almeida, Mafalda Maria de Carvalho Sampaio Ferrari de
Língua inglesa
Ensino de línguas - Ensino básico 1º ciclo
Ensino de uma segunda língua
title_short A aprendizagem do inglês língua estrangeira no 1º ciclo do ensino básico: factores de motivação
title_full A aprendizagem do inglês língua estrangeira no 1º ciclo do ensino básico: factores de motivação
title_fullStr A aprendizagem do inglês língua estrangeira no 1º ciclo do ensino básico: factores de motivação
title_full_unstemmed A aprendizagem do inglês língua estrangeira no 1º ciclo do ensino básico: factores de motivação
title_sort A aprendizagem do inglês língua estrangeira no 1º ciclo do ensino básico: factores de motivação
author Almeida, Mafalda Maria de Carvalho Sampaio Ferrari de
author_facet Almeida, Mafalda Maria de Carvalho Sampaio Ferrari de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Mafalda Maria de Carvalho Sampaio Ferrari de
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Ensino de línguas - Ensino básico 1º ciclo
Ensino de uma segunda língua
topic Língua inglesa
Ensino de línguas - Ensino básico 1º ciclo
Ensino de uma segunda língua
description Este estudo partiu do pressuposto de que a Motivação é fundamental para a aprendizagem de uma Língua Estrangeira. Tem como principais objectivos a identificação das atitudes dos alunos do l0ci clo perante o primeiro contacto com as aulas de Inglês, bem como a identificação de factores determinantes na motivação para essa aprendizagem, uma vez que estes alunos são, geralmente, considerados aprendentes particularmente motivados. Assim, a identificação desses factores pode contribuir para a descoberta de novos caminhos conducentes a uma melhor compreensão da relação afectiva que os alunos do l0 ciclo do Ensino Básico estabelecem com a aprendizagem da Língua Estrangeira. Utilizaram-se dois métodos de recolha de dados: o inquérito por questionário e a observação directa das aulas de Inglês, esta última focalizada nos comportamentos explícitos e aspectos não-verbais, indicadores de emoções e sentimentos. Procedeu-se, então, a uma análise qualitativa dos dados recolhidos, com realce especial para a expressão dos factores de motivação identificados, análise essa que permitiu um melhor entendimento dos processos motivacionais e afectivos dos alunos no que respeita a aprendizagem da Língua Estrangeira.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/23771
url http://hdl.handle.net/10773/23771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137631646253056