A gestão familiar da escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/21139 |
Resumo: | Com o nascimento de um filho vem apenas uma certeza, a vida muda completamente. Desde esse dia, a aprendizagem começa e as mudanças são frequentes. Temos a casa como primeira escola e os pais como primeiros professores (Weston, 1989: 2). Com o passar dos anos, vem a entrada dos filhos na escola, o que altera mais uma vez toda a dinâmica familiar, desde a adaptação dos horários laborais aos escolares, passando pela preocupação dos pais em acompanhar os assuntos escolares, até à forma como as famílias se relacionam com as escolas. A presente investigação procura revelar de que forma as famílias portuguesas gerem a escolaridade dos seus filhos. Procuramos perceber qual é o impacto que a escola causa na vida em família, que estilos de coordenação praticam estas famílias em relação às escolas dos seus filhos, que representações as famílias fazem das escolas e quais são as suas práticas de apoio à escolaridade dos filhos. Além disso, analisamos em que medida a estrutura familiar e/ou a escolaridade das famílias influencia este impacto, as práticas e as representações familiares. Como forma de atingirmos os nossos objetivos foram entrevistadas oito famílias com estruturas biparentais e monoparentais e com níveis de escolaridade diversificados. As principais conclusões que pudemos retirar desta investigação foram que realmente a escola obriga as famílias a uma constante adaptação, assim como se verificou que a escolaridade tem maior influência do que a estrutura familiar na organização da vida em família e nas representações e práticas familiares relativas à educação escolar. |
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