O registo comercial obrigatório e o príncipio da publicidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/156 |
Resumo: | O direito comercial foi uma das primeiras expressões de autoregulação das relações internacionais. A primeira expressão da lex mercatoria, coligida por um mercador do século XVII continha normas que regulavam as relações entre os comerciantes. A intervenção da realeza na regulação do comércio começou com a criação das velhas companhias mercantis que financiaram os empreendimentos marítimos. A razão de existir um sistema registal público traduziu o movimento positivista codificador do século XIX e teve sempre o fim de publicitar determinados fatos relativos a comerciantes. Na evolução da técnica registal moderna divisámos três grandes etapas. A primeira consistiu na elaboração do primeiro Código Comercial ainda parcialmente em vigor. A segunda etapa consubstanciou a a criação dos Código das Sociedades Comerciais e Código do Registo Comercial para aplicação da 1ª Diretiva do Conselho sobre a publicidade registal. A terceira etapa culmina com a última reforma do direito societário e registal, já amplamente suportada na introdução das tecnologias informáticas. Esta profunda alteração no sistema de registo comercial continuou na senda da aproximação ao direito europeu. Apesar do debate que tem suscitado, sem dúvida que a celeridade e redução de custos dos registos públicos é desde já, uma inegável realidade. A anunciada trilogia: simplificação, desformalização, desmaterialização têm tido os seus frutos na melhoria da eficácia e eficiência do processo registal. |
id |
RCAP_098d5eb169ea923df80b743e71bbd424 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ual.pt:11144/156 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O registo comercial obrigatório e o príncipio da publicidaderegisto comercialsociedades comerciaispublicidadedesformalizaçãoO direito comercial foi uma das primeiras expressões de autoregulação das relações internacionais. A primeira expressão da lex mercatoria, coligida por um mercador do século XVII continha normas que regulavam as relações entre os comerciantes. A intervenção da realeza na regulação do comércio começou com a criação das velhas companhias mercantis que financiaram os empreendimentos marítimos. A razão de existir um sistema registal público traduziu o movimento positivista codificador do século XIX e teve sempre o fim de publicitar determinados fatos relativos a comerciantes. Na evolução da técnica registal moderna divisámos três grandes etapas. A primeira consistiu na elaboração do primeiro Código Comercial ainda parcialmente em vigor. A segunda etapa consubstanciou a a criação dos Código das Sociedades Comerciais e Código do Registo Comercial para aplicação da 1ª Diretiva do Conselho sobre a publicidade registal. A terceira etapa culmina com a última reforma do direito societário e registal, já amplamente suportada na introdução das tecnologias informáticas. Esta profunda alteração no sistema de registo comercial continuou na senda da aproximação ao direito europeu. Apesar do debate que tem suscitado, sem dúvida que a celeridade e redução de custos dos registos públicos é desde já, uma inegável realidade. A anunciada trilogia: simplificação, desformalização, desmaterialização têm tido os seus frutos na melhoria da eficácia e eficiência do processo registal.2013-09-10T15:16:40Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/156porLoureiro, Maria Filomena da Costa Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:17:12Zoai:repositorio.ual.pt:11144/156Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:33:25.056959Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O registo comercial obrigatório e o príncipio da publicidade |
title |
O registo comercial obrigatório e o príncipio da publicidade |
spellingShingle |
O registo comercial obrigatório e o príncipio da publicidade Loureiro, Maria Filomena da Costa Silva registo comercial sociedades comerciais publicidade desformalização |
title_short |
O registo comercial obrigatório e o príncipio da publicidade |
title_full |
O registo comercial obrigatório e o príncipio da publicidade |
title_fullStr |
O registo comercial obrigatório e o príncipio da publicidade |
title_full_unstemmed |
O registo comercial obrigatório e o príncipio da publicidade |
title_sort |
O registo comercial obrigatório e o príncipio da publicidade |
author |
Loureiro, Maria Filomena da Costa Silva |
author_facet |
Loureiro, Maria Filomena da Costa Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loureiro, Maria Filomena da Costa Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
registo comercial sociedades comerciais publicidade desformalização |
topic |
registo comercial sociedades comerciais publicidade desformalização |
description |
O direito comercial foi uma das primeiras expressões de autoregulação das relações internacionais. A primeira expressão da lex mercatoria, coligida por um mercador do século XVII continha normas que regulavam as relações entre os comerciantes. A intervenção da realeza na regulação do comércio começou com a criação das velhas companhias mercantis que financiaram os empreendimentos marítimos. A razão de existir um sistema registal público traduziu o movimento positivista codificador do século XIX e teve sempre o fim de publicitar determinados fatos relativos a comerciantes. Na evolução da técnica registal moderna divisámos três grandes etapas. A primeira consistiu na elaboração do primeiro Código Comercial ainda parcialmente em vigor. A segunda etapa consubstanciou a a criação dos Código das Sociedades Comerciais e Código do Registo Comercial para aplicação da 1ª Diretiva do Conselho sobre a publicidade registal. A terceira etapa culmina com a última reforma do direito societário e registal, já amplamente suportada na introdução das tecnologias informáticas. Esta profunda alteração no sistema de registo comercial continuou na senda da aproximação ao direito europeu. Apesar do debate que tem suscitado, sem dúvida que a celeridade e redução de custos dos registos públicos é desde já, uma inegável realidade. A anunciada trilogia: simplificação, desformalização, desmaterialização têm tido os seus frutos na melhoria da eficácia e eficiência do processo registal. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-09-10T15:16:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11144/156 |
url |
http://hdl.handle.net/11144/156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136812715737088 |