Os desafios da mobilidade académica na União Europeia : Programa Erasmus + (2014/2020)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Sara Gomes da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/6879
Resumo: Dissertação de mestrado em Relações Internacionais
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spelling Os desafios da mobilidade académica na União Europeia : Programa Erasmus + (2014/2020)Relações InternacionaisUnião Europeia - Mobilidade AcadémicaEnsino Superior - Erasmus + - Mobilidade Residencial - Programa ComunitárioDissertação de mestrado em Relações InternacionaisExame público realizado em 17 de abril 2023, às 13h30Este trabalho tem como objeto de estudo – à luz dos conceitos das Teorias Funcionalista e Neofuncionalista das Relações Internacionais de David Mitrany e Ernest B. Hass – a análise da importância da mobilidade académica, como uma ferramenta da União Europeia na prossecução do seu objetivo máximo: a assunção pelos cidadãos europeus do sentimento de pertença a esta comunidade, em particular através da implementação do Programa Erasmus+, identificado pela Comissão Europeia como a iniciativa de maior sucesso tanto para o aprofundamento da União Europeia como na promoção e consolidação da identidade europeia comum. É neste quadro que procuraremos responder à nossa questão de partida: “Qual a importância do Programa Erasmus+ e da mobilidade académica europeia no reforço da identidade europeia?” É, assim, no contexto do debate sobre a promoção da mobilidade académica como instrumento potenciador da integração europeia, que se situa a problemática desta dissertação, procurando confirmar ou infirmar a hipótese de que o aprofundamento da integração comunitária europeia beneficia da mobilidade académica, nomeadamente através do Programa Erasmus+.This work has as its object of study the analysis of the importance of the academic mobility, has a tool from the European Union to achieve it’s main goal: the assumption by the european citizens of the feeling of belonging to this community community. All this in the light of functionalist and neofunctionalist concepts and theoretical debates of International Relations by David Mitrany and Ernest B. Haas, in particular the implementation of the Erasmus+ Programme, as the European Commission identifies it as the most successful initiative both for the expansion of the European Union and for the promotion and solidification of the common European identity, which helps framing and explaining our problem, as we try to answer our initial question: "How important is the Erasmus+ Program and European academic mobility in the fortification of the European identity? In this context, the problem of this thesis it’s based on the debate about the promotion of academic mobility as an instrument of European integration, trying to confirm or disprove the hypothesis that academic mobility as well as the Erasmus+ Program have gained importance with the deepening community integration.2023-04-24T12:04:08Z2023-04-242022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesistext/plain; charset=utf-8application/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/6879http://hdl.handle.net/11067/6879TID:203276523porHenriques, Sara Gomes da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:48:37Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6879Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:27:14.994684Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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