Mobilidade de estudantes ERASMUS na União Europeia: uma aplicação do método fuzzy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rego, Conceição
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dionísio, Andreia, Ramos, Isabel Joaquina, Lucas, Maria Raquel, Baltazar, Maria da Saudade, Freire, Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/21609
Resumo: As Instituições de Ensino Superior (IES) estão entre as mais relevantes instituições da União Europeia, contribuindo, entre outros, para a melhoria do conhecimento e do capital humano, para a criação e disseminação de conhecimento científico bem como para a promoção de inovação e maior desenvolvimento tecnológico. A mobilidade de estudantes e docentes entre instituições e países é um fator que promove a aproximação entre os países, entre sistemas de ensino superior e um maior conhecimento das respetivas características, necessidades e potencialidades. Desde os anos 80 que a proximidade entre os estudantes deste nível de ensino, nos países membros da União Europeia, se tem vindo a reforçar através da mobilidade de estudantes, designadamente por via do programa ERASMUS. Num primeiro momento, este estudo pretende analisar a existência de correlações entre as características dos diferentes países de acolhimento e os fluxos de estudantes ERASMUS que se dirigem a cada país. Os dados usados neste estudo são relativos i) às características do sistema de ensino superior nos países da União Europeia, ii) fluxos de estudantes ERASMUS, iii) características económicas e sociais dos países da União Europeia. Os dados foram analisados com recurso a métodos de estatística descritiva bem como à metodologia fuzzy que visa conhecer as condições necessárias e suficientes relativas à atratividade dos países da União Europeia bem como dos fluxos de estudantes ERASMUS. Os resultados já obtidos permitem verificar a correspondência entre os fluxos de estudantes ERASMUS com as características sócio económicas bem como com as características do sistema de ensino superior. Considerando os resultados obtidos, discutiremos as possibilidades bem como as vantagens/desvantagens da conceção de um programa de mobilidade semelhante ao ERASMUS no espaço da lusofonia. //// Higher education institutions are among the most important institutions of the European Union countries. These institutions contribute, inter alia, to the improvement of the academic training, the creation and dissemination of scientific knowledge and the promotion of innovation and technological development. The mobility of students and teachers promotes a stronger liaison and cooperation between countries and higher education systems as well as a better knowledge of their characteristics, weaknesses and potentialities. Since the 1980s, the proximity between students, at this education level, in these countries has been reinforced through mobility programs, including the ERASMUS program. This research intends to analyse the existence of correlations between the characteristics of the different host countries and the ERASMUS student’s flows that they host. The research question that underlies this study is: The size of the higher education system is related to the characteristics of the country and the attractiveness of both is proportional? Data used in this research are relating to (i) the characteristics of higher education systems in European Union countries, ii) ERASMUS student flows, iii) economic e social characteristics of the European Union countries. The data are analysed using descriptive statistics methods and with the fuzzy methodology that aims to know the necessary and / or sufficient conditions of the attractiveness of the countries in relation to the ERASMUS students flows. Considering the results obtained, we will discuss the possibilities and the advantages / disadvantages of designing a mobility program similar to ERASMUS in the Portuguese- speaking world.
id RCAP_956e2ecf38f5dee305f53569e3cfd155
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/21609
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mobilidade de estudantes ERASMUS na União Europeia: uma aplicação do método fuzzyERASMUS student mobility in the European Union: an application of the fuzzy methodMétodo fuzzyEnsino SuperiorERASMUSMobilidade de EstudantesDesenvolvimento TerritorialAs Instituições de Ensino Superior (IES) estão entre as mais relevantes instituições da União Europeia, contribuindo, entre outros, para a melhoria do conhecimento e do capital humano, para a criação e disseminação de conhecimento científico bem como para a promoção de inovação e maior desenvolvimento tecnológico. A mobilidade de estudantes e docentes entre instituições e países é um fator que promove a aproximação entre os países, entre sistemas de ensino superior e um maior conhecimento das respetivas características, necessidades e potencialidades. Desde os anos 80 que a proximidade entre os estudantes deste nível de ensino, nos países membros da União Europeia, se tem vindo a reforçar através da mobilidade de estudantes, designadamente por via do programa ERASMUS. Num primeiro momento, este estudo pretende analisar a existência de correlações entre as características dos diferentes países de acolhimento e os fluxos de estudantes ERASMUS que se dirigem a cada país. Os dados usados neste estudo são relativos i) às características do sistema de ensino superior nos países da União Europeia, ii) fluxos de estudantes ERASMUS, iii) características económicas e sociais dos países da União Europeia. Os dados foram analisados com recurso a métodos de estatística descritiva bem como à metodologia fuzzy que visa conhecer as condições necessárias e suficientes relativas à atratividade dos países da União Europeia bem como dos fluxos de estudantes ERASMUS. Os resultados já obtidos permitem verificar a correspondência entre os fluxos de estudantes ERASMUS com as características sócio económicas bem como com as características do sistema de ensino superior. Considerando os resultados obtidos, discutiremos as possibilidades bem como as vantagens/desvantagens da conceção de um programa de mobilidade semelhante ao ERASMUS no espaço da lusofonia. //// Higher education institutions are among the most important institutions of the European Union countries. These institutions contribute, inter alia, to the improvement of the academic training, the creation and dissemination of scientific knowledge and the promotion of innovation and technological development. The mobility of students and teachers promotes a stronger liaison and cooperation between countries and higher education systems as well as a better knowledge of their characteristics, weaknesses and potentialities. Since the 1980s, the proximity between students, at this education level, in these countries has been reinforced through mobility programs, including the ERASMUS program. This research intends to analyse the existence of correlations between the characteristics of the different host countries and the ERASMUS student’s flows that they host. The research question that underlies this study is: The size of the higher education system is related to the characteristics of the country and the attractiveness of both is proportional? Data used in this research are relating to (i) the characteristics of higher education systems in European Union countries, ii) ERASMUS student flows, iii) economic e social characteristics of the European Union countries. The data are analysed using descriptive statistics methods and with the fuzzy methodology that aims to know the necessary and / or sufficient conditions of the attractiveness of the countries in relation to the ERASMUS students flows. Considering the results obtained, we will discuss the possibilities and the advantages / disadvantages of designing a mobility program similar to ERASMUS in the Portuguese- speaking world.FORGES-Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e regiões de Língua Portuguesa2017-12-21T15:03:34Z2017-12-212017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/21609http://hdl.handle.net/10174/21609engRego, C., Dionísio, A., Ramos, I. J., Lucas, M. R., Baltazar, M. S., Freire, M. (2017). Mobilidade de estudantes ERASMUS na União Europeia: uma aplicação do método fuzzy. In Actas 7ª Conferência FORGES – O Papel do Ensino Superior para o Desenvolvimento dos Países de Língua Portuguesa, 29, 30 novembro e 1 dezembro. Maputo: Universidade Eduardo Mondlane978-989-97890-7-4DPAO-Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento; DGES-Departamento de Gestão; DECN-Departamento de Economia; DSOC-Departamento de Sociologia; CHAIA-Centro de História de Arte e Investigação Artística; CEFAGE-Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economiamcpr@uevora.ptandreia@uevora.ptiar@uevora.ptmrlucas@uevora.ptbaltazar@uevora.ptmcmf@uevora.pt230Rego, ConceiçãoDionísio, AndreiaRamos, Isabel JoaquinaLucas, Maria RaquelBaltazar, Maria da SaudadeFreire, Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:12:18Zoai:dspace.uevora.pt:10174/21609Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:49.560977Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mobilidade de estudantes ERASMUS na União Europeia: uma aplicação do método fuzzy
ERASMUS student mobility in the European Union: an application of the fuzzy method
title Mobilidade de estudantes ERASMUS na União Europeia: uma aplicação do método fuzzy
spellingShingle Mobilidade de estudantes ERASMUS na União Europeia: uma aplicação do método fuzzy
Rego, Conceição
Método fuzzy
Ensino Superior
ERASMUS
Mobilidade de Estudantes
Desenvolvimento Territorial
title_short Mobilidade de estudantes ERASMUS na União Europeia: uma aplicação do método fuzzy
title_full Mobilidade de estudantes ERASMUS na União Europeia: uma aplicação do método fuzzy
title_fullStr Mobilidade de estudantes ERASMUS na União Europeia: uma aplicação do método fuzzy
title_full_unstemmed Mobilidade de estudantes ERASMUS na União Europeia: uma aplicação do método fuzzy
title_sort Mobilidade de estudantes ERASMUS na União Europeia: uma aplicação do método fuzzy
author Rego, Conceição
author_facet Rego, Conceição
Dionísio, Andreia
Ramos, Isabel Joaquina
Lucas, Maria Raquel
Baltazar, Maria da Saudade
Freire, Maria
author_role author
author2 Dionísio, Andreia
Ramos, Isabel Joaquina
Lucas, Maria Raquel
Baltazar, Maria da Saudade
Freire, Maria
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rego, Conceição
Dionísio, Andreia
Ramos, Isabel Joaquina
Lucas, Maria Raquel
Baltazar, Maria da Saudade
Freire, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Método fuzzy
Ensino Superior
ERASMUS
Mobilidade de Estudantes
Desenvolvimento Territorial
topic Método fuzzy
Ensino Superior
ERASMUS
Mobilidade de Estudantes
Desenvolvimento Territorial
description As Instituições de Ensino Superior (IES) estão entre as mais relevantes instituições da União Europeia, contribuindo, entre outros, para a melhoria do conhecimento e do capital humano, para a criação e disseminação de conhecimento científico bem como para a promoção de inovação e maior desenvolvimento tecnológico. A mobilidade de estudantes e docentes entre instituições e países é um fator que promove a aproximação entre os países, entre sistemas de ensino superior e um maior conhecimento das respetivas características, necessidades e potencialidades. Desde os anos 80 que a proximidade entre os estudantes deste nível de ensino, nos países membros da União Europeia, se tem vindo a reforçar através da mobilidade de estudantes, designadamente por via do programa ERASMUS. Num primeiro momento, este estudo pretende analisar a existência de correlações entre as características dos diferentes países de acolhimento e os fluxos de estudantes ERASMUS que se dirigem a cada país. Os dados usados neste estudo são relativos i) às características do sistema de ensino superior nos países da União Europeia, ii) fluxos de estudantes ERASMUS, iii) características económicas e sociais dos países da União Europeia. Os dados foram analisados com recurso a métodos de estatística descritiva bem como à metodologia fuzzy que visa conhecer as condições necessárias e suficientes relativas à atratividade dos países da União Europeia bem como dos fluxos de estudantes ERASMUS. Os resultados já obtidos permitem verificar a correspondência entre os fluxos de estudantes ERASMUS com as características sócio económicas bem como com as características do sistema de ensino superior. Considerando os resultados obtidos, discutiremos as possibilidades bem como as vantagens/desvantagens da conceção de um programa de mobilidade semelhante ao ERASMUS no espaço da lusofonia. //// Higher education institutions are among the most important institutions of the European Union countries. These institutions contribute, inter alia, to the improvement of the academic training, the creation and dissemination of scientific knowledge and the promotion of innovation and technological development. The mobility of students and teachers promotes a stronger liaison and cooperation between countries and higher education systems as well as a better knowledge of their characteristics, weaknesses and potentialities. Since the 1980s, the proximity between students, at this education level, in these countries has been reinforced through mobility programs, including the ERASMUS program. This research intends to analyse the existence of correlations between the characteristics of the different host countries and the ERASMUS student’s flows that they host. The research question that underlies this study is: The size of the higher education system is related to the characteristics of the country and the attractiveness of both is proportional? Data used in this research are relating to (i) the characteristics of higher education systems in European Union countries, ii) ERASMUS student flows, iii) economic e social characteristics of the European Union countries. The data are analysed using descriptive statistics methods and with the fuzzy methodology that aims to know the necessary and / or sufficient conditions of the attractiveness of the countries in relation to the ERASMUS students flows. Considering the results obtained, we will discuss the possibilities and the advantages / disadvantages of designing a mobility program similar to ERASMUS in the Portuguese- speaking world.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-21T15:03:34Z
2017-12-21
2017-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/21609
http://hdl.handle.net/10174/21609
url http://hdl.handle.net/10174/21609
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Rego, C., Dionísio, A., Ramos, I. J., Lucas, M. R., Baltazar, M. S., Freire, M. (2017). Mobilidade de estudantes ERASMUS na União Europeia: uma aplicação do método fuzzy. In Actas 7ª Conferência FORGES – O Papel do Ensino Superior para o Desenvolvimento dos Países de Língua Portuguesa, 29, 30 novembro e 1 dezembro. Maputo: Universidade Eduardo Mondlane
978-989-97890-7-4
DPAO-Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento; DGES-Departamento de Gestão; DECN-Departamento de Economia; DSOC-Departamento de Sociologia; CHAIA-Centro de História de Arte e Investigação Artística; CEFAGE-Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia
mcpr@uevora.pt
andreia@uevora.pt
iar@uevora.pt
mrlucas@uevora.pt
baltazar@uevora.pt
mcmf@uevora.pt
230
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FORGES-Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e regiões de Língua Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv FORGES-Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e regiões de Língua Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136609291993088