Grupo reflexivo de professores da educação superior: Estudo sobre seus movimentos construtivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: F. Pivetta, Hedioneia Maria
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Isaia, Silvia Maria de Aguiar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.4300
Resumo: O foco do estudo centra-se nos movimentos construtivos de um grupo reflexivo na educação superior. Teve por objetivos identificar os movimentos construtivos deste grupo, analisar a dinâmica grupal e a importância da reflexividade na sua constituição. A abordagem metodológica foi de cunho qualitativo narrativo com características de investigação-formação (Maciel, 2006). Desenvolveu-se apartir de quinze encontros com professores de uma instituição confessional do Rio Grande do Sul, Brasil, tendo como estratégia propulsora da reflexão o diáriode aula e vivências planejadas para os encontros. A análise textual discursiva(Moraes & Galiazzi, 2007) constituiu a escolha para a sistematização dos resultados. A dinâmica grupal permitiu identificar três movimentos construtivos:(1) articulação inicial; (2) aproximações e afastamentos; e (3) continuum reflexivo. O grupo constituiu-se em um processo inter e intrapessoal e interrelacional estabelecido como um lugar de compartilhamento, agente da transformação no sentir, no pensar e no agir dos professores. Palavras-chave Grupo reflexivo; Movimentos construtivos; Aprendizagem docente; Educação superior
id RCAP_0999bb1b797524502dab25728df85538
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/4300
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Grupo reflexivo de professores da educação superior: Estudo sobre seus movimentos construtivosMovimientos constructivos de un grupo de profesores reflexivosGrupo reflexivo de professores da educação superior: Estudo sobre seus movimentos construtivosArtigosO foco do estudo centra-se nos movimentos construtivos de um grupo reflexivo na educação superior. Teve por objetivos identificar os movimentos construtivos deste grupo, analisar a dinâmica grupal e a importância da reflexividade na sua constituição. A abordagem metodológica foi de cunho qualitativo narrativo com características de investigação-formação (Maciel, 2006). Desenvolveu-se apartir de quinze encontros com professores de uma instituição confessional do Rio Grande do Sul, Brasil, tendo como estratégia propulsora da reflexão o diáriode aula e vivências planejadas para os encontros. A análise textual discursiva(Moraes & Galiazzi, 2007) constituiu a escolha para a sistematização dos resultados. A dinâmica grupal permitiu identificar três movimentos construtivos:(1) articulação inicial; (2) aproximações e afastamentos; e (3) continuum reflexivo. O grupo constituiu-se em um processo inter e intrapessoal e interrelacional estabelecido como um lugar de compartilhamento, agente da transformação no sentir, no pensar e no agir dos professores. Palavras-chave Grupo reflexivo; Movimentos construtivos; Aprendizagem docente; Educação superiorThe focus of the study was aimed at the constructive movements of the groupof teachers as a reflective learning device in college studies. The objective wasto identify the constructive movements of this group, analyze the group dynamics of teaching and learning from it. The study featured the qualitative narrative methodological approach with research-training and action research characteristics (Maciel, 2006). Fifteen meetings were held with a group of sixteen teachers of a religious institution of Rio Grande do Sul, in Brazil, with the strategy of developing daily reflection over the class diary and the teachers’ experiences in the classroom. The discursive textual analysis(Moraes & Galiazzi, 2007) was the choice for the systematization of results.This strategy allowed us to identify the group dynamics involving three constructive movements: (1) first articulation; (2) approaches and departures;and (3) reflective continuum. The teachers' learning consisted in an interpersonal, intrapersonal and inter-relational process in the group context, established as a motivational place of sharing, an important agent in the transformation of the way teachers feel, think and act. Keywords Reflective group; Teacher's learning; College educationEl foco de ese estudio está concentrado en los movimientos constructivos del grupo de profesores reflexivos como dispositivos de aprendizaje docente de la educación superior. Tubo por objetivos identificar cuales los movimientos constructivos de este grupo, analizar la dinámica grupal y el aprendizaje de la docencia a partir de él. El camino recorrido envolvió el abordaje metodológica de cuño cualitativo narrativo con características de investigación-formación e investigación-acción (Maciel, 2006). Se desarrolló a partir de quince encuentros con un grupo de dieciséis profesores de una institución confesional del Rio Grande do Sul, Brasil, teniendo como estrategia propulsora de la reflexión el diario de clase adoptado por los profesores y vivencias planeadas para los encuentros. La análisis textual discursiva (Moraes & Galiazzi, 2007) constituyó la escoja para la sistematización de los resultados. El trayecto hecho permitió identificar la dinámica grupal envolviendo tres movimientos constructivos: (1) articulación inicial; (2) aproximaciones y alejamientos; y (3) continuum reflexivo. El aprendizaje docente se constituyó en un proceso inter e intrapersonal e inter-relacional e nel contexto grupal, establecido como un lugar motivacional y de compartir,agentes de la transformación en el sentir, en el pensar y en el actuar de los profesores. Mots-clé Grupo de reflexión; Aprendizaje del profesor; Educación superiorInstituto de Educação - Universidade do Minho2014-07-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.4300por2183-04520871-9187F. Pivetta, Hedioneia MariaIsaia, Silvia Maria de Aguiarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:11Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/4300Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:30.562198Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Grupo reflexivo de professores da educação superior: Estudo sobre seus movimentos construtivos
Movimientos constructivos de un grupo de profesores reflexivos
Grupo reflexivo de professores da educação superior: Estudo sobre seus movimentos construtivos
title Grupo reflexivo de professores da educação superior: Estudo sobre seus movimentos construtivos
spellingShingle Grupo reflexivo de professores da educação superior: Estudo sobre seus movimentos construtivos
F. Pivetta, Hedioneia Maria
Artigos
title_short Grupo reflexivo de professores da educação superior: Estudo sobre seus movimentos construtivos
title_full Grupo reflexivo de professores da educação superior: Estudo sobre seus movimentos construtivos
title_fullStr Grupo reflexivo de professores da educação superior: Estudo sobre seus movimentos construtivos
title_full_unstemmed Grupo reflexivo de professores da educação superior: Estudo sobre seus movimentos construtivos
title_sort Grupo reflexivo de professores da educação superior: Estudo sobre seus movimentos construtivos
author F. Pivetta, Hedioneia Maria
author_facet F. Pivetta, Hedioneia Maria
Isaia, Silvia Maria de Aguiar
author_role author
author2 Isaia, Silvia Maria de Aguiar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv F. Pivetta, Hedioneia Maria
Isaia, Silvia Maria de Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O foco do estudo centra-se nos movimentos construtivos de um grupo reflexivo na educação superior. Teve por objetivos identificar os movimentos construtivos deste grupo, analisar a dinâmica grupal e a importância da reflexividade na sua constituição. A abordagem metodológica foi de cunho qualitativo narrativo com características de investigação-formação (Maciel, 2006). Desenvolveu-se apartir de quinze encontros com professores de uma instituição confessional do Rio Grande do Sul, Brasil, tendo como estratégia propulsora da reflexão o diáriode aula e vivências planejadas para os encontros. A análise textual discursiva(Moraes & Galiazzi, 2007) constituiu a escolha para a sistematização dos resultados. A dinâmica grupal permitiu identificar três movimentos construtivos:(1) articulação inicial; (2) aproximações e afastamentos; e (3) continuum reflexivo. O grupo constituiu-se em um processo inter e intrapessoal e interrelacional estabelecido como um lugar de compartilhamento, agente da transformação no sentir, no pensar e no agir dos professores. Palavras-chave Grupo reflexivo; Movimentos construtivos; Aprendizagem docente; Educação superior
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.4300
url https://doi.org/10.21814/rpe.4300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130220665503744