Prática musical em conjunto: implicações na motivação e na aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/39301 |
Resumo: | O objetivo desta palestra é apresentar três trabalhos desenvolvidos em Portugal - uma tese de doutoramento e dois mestrados - relacionados com a prática musical colaborativa e as suas implicações na motivação e na aprendizagem instrumental. A investigação realizada no contexto da tese de doutoramento permitiu concluir que tocar em orquestra tem normalmente um forte impacto nos alunos, o que se reflete tanto na sua motivação como na aprendizagem do instrumento. Por exemplo, tocar na orquestra leva os alunos a mudar seus objetivos de aprendizagem para objetivos mais altos, leva-os a aumentar o tempo de estudo e ajuda a formar ou fortalecer a identidade musical. Entre os fatores capazes de gerar motivação na aula de orquestra estão o desempenho do grupo, o que aprendem (também com seus pares) e sua própria interação com os pares. Os projetos educativos, realizados no âmbito da dissertação de mestrado, em conjunto evidenciam que a prática musical no seu conjunto – desde duos a grupos de aulas de instrumentos – tem um potencial catalisador das aprendizagens, desenvolvendo as suas competências sociais e artísticas. |
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