(Des)regulação emocional na adolescência : estratégias de regulação e problemas emocionais e de comportamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Maria João Silvestre
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/38024
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2018
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spelling (Des)regulação emocional na adolescência : estratégias de regulação e problemas emocionais e de comportamentoRegulação emocionalProblemas de comportamentoProblemas emocionaisAdolescentesTeses de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2018A literatura evidencia a associação entre os défices de regulação emocional e o desenvolvimento e manutenção da psicopatologia em crianças e adolescentes (Keenan, 2000). Em contraste ao estudo da regulação emocional na infância e idade adulta, a investigação é reduzida na adolescência, devido ao menor número de instrumentos validados para esta população. O presente estudo (1) traduziu e adaptou para a língua portuguesa a Escala de Dificuldades de Regulação Emocional (DERS, Gratz & Roemer, 2004) e explorou as suas propriedades psicométricas numa amostra de adolescentes portugueses (11-18 anos, N = 575); e (2) analisou a relação entre as dificuldades de regulação emocional, o uso de três estratégias de regulação emocional e a presença de problemas emocionais e de comportamento nos adolescentes. A análise fatorial exploratória da versão portuguesa da DERS sugere uma estrutura fatorial semelhante à demonstrada originalmente pelos autores numa amostra de adultos. As subescalas apresentam uma consistência interna adequada (α = .73 - .88) e as intercorrelações entre as subescalas variam de pequenas a elevadas (.04 ≤ r ≥ .68). Os resultados evidenciam a utilidade da DERS como uma medida adequada de desregulação emocional em adolescentes. Os resultados demonstram a associação positiva entre as dificuldades de regulação emocional, a utilização frequente da estratégia de supressão emocional e os problemas emocionais e de comportamento. As raparigas reportam maiores dificuldades de regulação emocional e maior sintomatologia emocional. Os resultados indicam ainda que as dificuldades de regulação emocional predizem associações específicas com os vários tipos de problemas emocionais e comportamentais. Os resultados são discutidos relativamente às suas implicações para as intervenções clínicas.Accumulating evidence suggests that emotion regulation is related to the development and maintenance of youth psychopathology. In contrast to the emotion regulation research in child and adulthood, the research is limited in adolescence due to the reduced number of valid age-appropriate instruments. The present sudy (1) translated and adapted to portuguese language the Difficulties in Emotion Regulation Scale (DERS) and explored the factor structure and psychometric properties in a sample of adolescentes (11-18, N = 575); (2) analized the association between emotional regulation difficulties, the use of three strategies of emotion regulation and the presence of emotional and behavioral problems in adolescents. Exploratory factor analysis suggested a similar factor structure in the adolescent sample as demonstrated previously amongst adults. Internal consistencies for the subscales were good to excellent (alphas ranged from .73 to .88) and the intercorrelations between subscales were small to large (.04 ≤ r ≥ .68). The results support the adequability of DERS as a measure of emotion dysregulation in adolescents. Results demonstrated the positive association between emotion regulation difficulties, more suppression use and the presence of emotional and behavioral problems in adolescents. The female adolescents report greater emotional regulation difficulties and higher levels of emotional problems. Moreover, results also indicate that emotional regulation difficulties predict statistically significant and specific associations with the various types of emotional and behavioral problems. The results are discussed in relation to their implications for clinical interventions.Sá, Maria Isabel Real Fernandes de, 1959-Repositório da Universidade de LisboaPinheiro, Maria João Silvestre2019-05-03T13:56:16Z20182018-10-042018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/38024TID:202188140porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:35:30Zoai:repositorio.ul.pt:10451/38024Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:51:57.011024Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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