Avaliação das técnicas comportamentalistas pelos docentes do 1.º ciclo do Ensino Básico em crianças com PHDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Cecília Mendes Espinho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/4628
Resumo: A Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção é uma perturbação neurocomportamental que se caracteriza por padrões persistentes e níveis desadequados de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade, sendo o distúrbio mais frequente em idade escolar, pelo que se torna pertinente que o professor saiba intervir adequadamente, recorrendo a estratégias educativas e comportamentais apropriadas, tendo em vista o sucesso académico e a integração social. Ciente desta realidade, desenvolveu-se esta investigação com o objetivo de identificar e avaliar as técnicas comportamentalistas, baseadas no reforço positivo e na punição, mais utilizadas pelos docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico na intervenção com alunos com esta perturbação. Tendo em consideração o objetivo geral do estudo e os objetivos específicos do mesmo definiram-se seis questões de investigação às quais procuramos dar resposta através da aplicação de um questionário a duzentos e cinquenta docentes. Os resultados obtidos evidenciam que quase todos os docentes já utilizaram o Contrato de Contingências, o Custo da Resposta, o Programa de Economia de Fichas e o Time-Out, em contexto de sala de aula, para trabalhar com crianças com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção. Constatamos ainda que as diferentes técnicas comportamentalistas são consideradas pelos docentes como eficazes na maioria das situações, com exceção do Time-Out, no entanto utilizam com maior frequência o Contrato de Contingências e o Custo da Resposta.
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