Avaliação das técnicas comportamentalistas pelos docentes do 1.º ciclo do Ensino Básico em crianças com PHDA
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/4628 |
Resumo: | A Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção é uma perturbação neurocomportamental que se caracteriza por padrões persistentes e níveis desadequados de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade, sendo o distúrbio mais frequente em idade escolar, pelo que se torna pertinente que o professor saiba intervir adequadamente, recorrendo a estratégias educativas e comportamentais apropriadas, tendo em vista o sucesso académico e a integração social. Ciente desta realidade, desenvolveu-se esta investigação com o objetivo de identificar e avaliar as técnicas comportamentalistas, baseadas no reforço positivo e na punição, mais utilizadas pelos docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico na intervenção com alunos com esta perturbação. Tendo em consideração o objetivo geral do estudo e os objetivos específicos do mesmo definiram-se seis questões de investigação às quais procuramos dar resposta através da aplicação de um questionário a duzentos e cinquenta docentes. Os resultados obtidos evidenciam que quase todos os docentes já utilizaram o Contrato de Contingências, o Custo da Resposta, o Programa de Economia de Fichas e o Time-Out, em contexto de sala de aula, para trabalhar com crianças com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção. Constatamos ainda que as diferentes técnicas comportamentalistas são consideradas pelos docentes como eficazes na maioria das situações, com exceção do Time-Out, no entanto utilizam com maior frequência o Contrato de Contingências e o Custo da Resposta. |
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Avaliação das técnicas comportamentalistas pelos docentes do 1.º ciclo do Ensino Básico em crianças com PHDAEducação especialHiperatividadeDistúrbio de défice de atençãoPrograma de economia de fichasCusto da respostaContrato de contingênciasA Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção é uma perturbação neurocomportamental que se caracteriza por padrões persistentes e níveis desadequados de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade, sendo o distúrbio mais frequente em idade escolar, pelo que se torna pertinente que o professor saiba intervir adequadamente, recorrendo a estratégias educativas e comportamentais apropriadas, tendo em vista o sucesso académico e a integração social. Ciente desta realidade, desenvolveu-se esta investigação com o objetivo de identificar e avaliar as técnicas comportamentalistas, baseadas no reforço positivo e na punição, mais utilizadas pelos docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico na intervenção com alunos com esta perturbação. Tendo em consideração o objetivo geral do estudo e os objetivos específicos do mesmo definiram-se seis questões de investigação às quais procuramos dar resposta através da aplicação de um questionário a duzentos e cinquenta docentes. Os resultados obtidos evidenciam que quase todos os docentes já utilizaram o Contrato de Contingências, o Custo da Resposta, o Programa de Economia de Fichas e o Time-Out, em contexto de sala de aula, para trabalhar com crianças com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção. Constatamos ainda que as diferentes técnicas comportamentalistas são consideradas pelos docentes como eficazes na maioria das situações, com exceção do Time-Out, no entanto utilizam com maior frequência o Contrato de Contingências e o Custo da Resposta.Attention Deficit Hyperactivity Disorder is a neurobehavioral disorder which is characterized by persistent patterns and inadequate levels of inattention and/or hyperactivity-impulsivity, being the most frequent disorder in school age, by that it becomes pertinent that the teacher knows how to intervene appropriately, using appropriate educational and behavioral strategies, considering academic success and social integration. Aware of this reality, it was developed this study with the purpose of identifying and evaluating the behaviorist techniques, based on positive reinforcement and punishment, most used by teachers of the 1st Cycle of Basic Education in intervention with students with this disorder. Considering the overall objective of the study and the specific objectives of the same there were defined six research questions to which we sought to respond thru the application of a questionnaire to two hundred and fifty teachers. The results show that almost all teachers have already used the Contingencies Contract, the Cost of the Response, the Token Economy Program and the Time-out, in classroom context, to work with children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder. We’ve constated yet that the different behaviorist techniques are considered by the teachers as effective in most situations, with the exception of Time-out; however they use most frequently the Contingencies Contract and the Cost of the Response.2015-05-15T10:42:17Z2015-05-15T00:00:00Z2015-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/4628porBrito, Cecília Mendes Espinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:44:47Zoai:repositorio.utad.pt:10348/4628Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:51.329907Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção é uma perturbação neurocomportamental que se caracteriza por padrões persistentes e níveis desadequados de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade, sendo o distúrbio mais frequente em idade escolar, pelo que se torna pertinente que o professor saiba intervir adequadamente, recorrendo a estratégias educativas e comportamentais apropriadas, tendo em vista o sucesso académico e a integração social. Ciente desta realidade, desenvolveu-se esta investigação com o objetivo de identificar e avaliar as técnicas comportamentalistas, baseadas no reforço positivo e na punição, mais utilizadas pelos docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico na intervenção com alunos com esta perturbação. Tendo em consideração o objetivo geral do estudo e os objetivos específicos do mesmo definiram-se seis questões de investigação às quais procuramos dar resposta através da aplicação de um questionário a duzentos e cinquenta docentes. Os resultados obtidos evidenciam que quase todos os docentes já utilizaram o Contrato de Contingências, o Custo da Resposta, o Programa de Economia de Fichas e o Time-Out, em contexto de sala de aula, para trabalhar com crianças com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção. Constatamos ainda que as diferentes técnicas comportamentalistas são consideradas pelos docentes como eficazes na maioria das situações, com exceção do Time-Out, no entanto utilizam com maior frequência o Contrato de Contingências e o Custo da Resposta. |
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